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Caso Real

Cobrança inesperada

Associada faz acordo com rede de hotéis que ameaçou negativá-la se não pagasse dívida indevida

Com suporte do Idec, associada consegue chegar a um acordo com rede de hotéis que ameaçou colocá-la no cadastro negativo se não pagasse uma dívida (indevida) referente a um título remido

Taxa surpresa

Associada do Idec consegue dinheiro de volta após cobrança de taxa alfandegária não informada pela AliExpress

Associada do Idec comprou um multiprocessador na AliExpress, mas para liberá-lo no aeroporto precisava pagar uma taxa alfandegária e mais o frete interno. O problema é que isso não tinha sido informado previamente

Plano impagável

Associada segue orientação do Idec e consegue que Bradesco Seguros cancele reajuste abusivo.

Associada utilizou plataforma Consumidor.gov.br, recomendada pelo Idec, e conseguiu que Bradesco Seguros cancelasse reajuste por mudança de faixa etária abusivo


A servidora pública federal e associada do Idec Ednalva Maria Andrade de Souza Alvarez é cliente antiga da Bradesco Seguros: seu plano de saúde foi contratado no ano 2000. Nunca teve grandes problemas com a empresa, até ser surpreendida, em julho de 2022, por um reajuste de 89,46% na mensalidade por conta da mudança de faixa etária (ela fez 60 anos).

Devolução de cobrança

Associada conseguiu estorno de multa abusiva da academia após ter cancelado seu plano.

Orientada pelo Idec, associada conseguiu estorno de parte da multa abusiva cobrada pela academia Bodytech por ter cancelado seu plano antes do prazo

Cobrança esquisita

Idec faz estudo detalhado sobre “sanfonamento” em conta de água e ajuda associado.

Idec faz estudo detalhado sobre "sanfonamento" em conta de água e ajuda associado a receber o que pagou a mais

Negociação bem-sucedida

Com ajuda do Idec, IPT contrata plano de saúde com ótimos benefícios para seus usuários.

Com respaldo do Idec, entidades de representação dos empregados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) conseguiram contratar um plano de saúde com ótimos benefícios para os usuários

Teste de paciência

Associado teve de esperar três meses para receber reembolso da Amil.

Consumidor de 84 anos teve de esperar três meses para receber reembolso da Amil. Somente após orientação do Idec e registro de reclamação no Consumidor.gov.br, a operadora parou de enrrolá-lo


Em 4 de maio deste ano, o aposentado e associado do Idec Henrique Júlio Schiftan, 84 anos, de São Paulo, precisou fazer uma cirurgia oftalmológica para curar uma catarata. Na mesma semana, a equipe de seu médico encaminhou um pedido de reembolso à sua operadora de plano de saúde, a Amil, no valor de R$ 5.561,37.

Prometeu e não cumpriu

Associada recebeu valor pago por máscaras que não foram entregues após enviar carta mencionando o Idec

Filha de associada do Idec encomendou seis máscaras no site da empresa Knit, mas nunca as recebeu. Como não conseguiu falar com a empresa, recorreu ao Idec e conseguiu receber o dinheiro de volta

Resgate dificultado

Caixa Econômica Federal dificultou o resgate de título de capitalização.

Tia de associada foi várias vezes a uma agência da Caixa Econômica Federal para tentar resgatar um título de capitalização. O problema só foi resolvido após contato com a Ouvidoria, conforme recomendou o Idec

Férias frustradas

Orientada pelo Idec, associada recorre à Justiça e ganha ação contra a Submarino Viagens

Após recorrer à Justiça, orientada pelo Idec, associada ganha ação contra a Submarino Viagens, que terá de reembolsá-la

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