Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Dicas e Direitos

Orientação para os pais

Crianças e telas, uma relação delicada

Veja nossas recomendações para melhorar o relacionamento de seus filhos com a tecnologia

Hoje, o uso de telas por crianças e adolescentes é uma questão que preocupa praticamente todas as famílias brasileiras. E como não há regulação nem fiscalização por parte do Governo, cabe aos pais ou responsáveis agir para que a tecnologia seja usada da forma mais saudável possível. Veja, a seguir, algumas dicas.

1) Limite o tempo de uso de tela

Financiamento imobiliário

O que você precisa saber antes de iniciar o parcelamento da casa própria.

Para realizar o sonho da casa própria, muitos brasileiros recorrem ao financiamento imobiliário, que nada mais é do que um empréstimo feito por instituições financeiras exclusivamente para a compra, construção ou reforma de um imóvel novo ou usado. Mas é preciso ter alguns cuidados na hora de contratá-lo. Veja, a seguir, algumas dicas:

Como escolher um ar-condicionado?

Dicas para entender as diferentes classificações e fazer o melhor investimento.

Neste ano, o verão começa em 22 de dezembro, mas as temperaturas já estavam altas desde o inverno em muitas cidades brasileiras. Assim, é de se esperar que a procura por aparelhos de ar-condicionado aumente. Mas você sabe ao que deve se atentar na hora da compra?

Caí num golpe, o que eu faço?

O que fazer após ser vítima de um golpista

Fraudes financeiras aplicadas em meios digitais estão ficando cada vez mais sofisticadas e frequentes, principalmente contra pessoas idosas. Os golpes mais comuns são o do consignado, do INSS, do WhatsApp, do falso sequestro, do delivery, do falso atendente de banco, do PIX, sem contar os vários que envolvem cartão de crédito.

Os idosos e idosas estão protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC); pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); pela Lei de Crimes Cibernéticos e pelo Estatuto do Idoso, atualizado pela Lei nº 14.423/2022.

O "futuro" chegou

Inteligência artificial e os impactos em nossa vida

O assunto Inteligência Artificial (IA) está na boca do povo e tem dado o que falar. Primeiro foi o Chat GPT, um programa composto de uma enorme base de dados dos usuários de internet do mundo todo que ficou famoso depois que a BuzzFeed anunciou que substituiria 12% de sua equipe de conteúdo pela ferramenta, capaz de criar conteúdos completos sobre os mais diversos assuntos.

Dicas úteis

Como declarar indenizações de ações judiciais no IR

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda este ano é 31 de maio. Se você recebeu, em 2022, algum valor por conta de ações judiciais, precisa declará-lo. Veja a seguir como fazer. Caso ainda não tenha recebido, mas esteja para receber, guarde esta página, pois ela pode ajudá-lo em 2024.

Energia

O que fazer quando um apagão queima um aparelho eletrônico em casa?

Ninguém gosta de ficar sem luz em casa. Mas as quedas bruscas e constantes de energia podem causar muito mais do que chateação, elas podem danificar ou queimar equipamentos eletroeletrônicos. O que nem todo mundo sabe é que é possível pedir ressarcimento à distribuidora de energia. De acordo com a Resolução nº 1.000/2021, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o pedido deve ser feito em até cinco anos da data em que o dano provavelmente ocorreu e deve conter:

Contas em ordem

Que tal aproveitar o início do ano para colocar a vida financeira em dia?

Que tal aproveitar o início do ano para colocar a vida financeira em dia? Você pode usar a planilha gratuita idealizada pelo Idec para planejar seus gastos em 2023 e, assim, manter o orçamento equilibrado ao longo do ano. Nela, você pode acompanhar a origem e o destino do seu dinheiro, contabilizando com mais clareza as compras parceladas e prevendo os rendimentos futuros.

Segurança ao viajar

Empresas de viagens têm cancelado pacotes e deixado os consumidores na mão. Saiba o que fazer se acontecer com você.

Empresas de viagens têm cancelado pacotes e deixado os consumidores na mão. Saiba o que fazer se acontecer com você

As férias de fim de ano estão chegando e o que mais queremos é ficar de papo pro ar. Se você comprou um pacote de viagens durante a pandemia, é bom ficar atento, pois nos últimos meses muitos consumidores têm reclamado que algumas empresas cancelaram seus bilhetes aéreos dias antes do embarque, fazendo com que perdessem compromissos agendados ou vissem suas tão sonhadas férias irem por água abaixo.

Telemarketing abusivo

Veja como se proteger para exigir seus direitos.

De acordo com pesquisa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), de 2019, 90% dos brasileiros já receberam ligações indesejadas de empresas de telemarketing oferecendo produtos e serviços. Se fosse uma ligação, vá lá, mas essas empresas têm passado dos limites, com telefonemas insistentes em qualquer horário, inclusive de madrugada!

Páginas

Subscrever RSS - Dicas e Direitos