O que fazer quando um apagão queima um aparelho eletrônico em casa?
Imprimir
Ninguém gosta de ficar sem luz em casa. Mas as quedas bruscas e constantes de energia podem causar muito mais do que chateação, elas podem danificar ou queimar equipamentos eletroeletrônicos. O que nem todo mundo sabe é que é possível pedir ressarcimento à distribuidora de energia. De acordo com a Resolução nº 1.000/2021, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o pedido deve ser feito em até cinco anos da data em que o dano provavelmente ocorreu e deve conter:
Que tal aproveitar o início do ano para colocar a vida financeira em dia?
Imprimir
Que tal aproveitar o início do ano para colocar a vida financeira em dia? Você pode usar a planilha gratuita idealizada pelo Idec para planejar seus gastos em 2023 e, assim, manter o orçamento equilibrado ao longo do ano. Nela, você pode acompanhar a origem e o destino do seu dinheiro, contabilizando com mais clareza as compras parceladas e prevendo os rendimentos futuros.
Empresas de viagens têm cancelado pacotes e deixado os consumidores na mão. Saiba o que fazer se acontecer com você.
Imprimir
Empresas de viagens têm cancelado pacotes e deixado os consumidores na mão. Saiba o que fazer se acontecer com você
As férias de fim de ano estão chegando e o que mais queremos é ficar de papo pro ar. Se você comprou um pacote de viagens durante a pandemia, é bom ficar atento, pois nos últimos meses muitos consumidores têm reclamado que algumas empresas cancelaram seus bilhetes aéreos dias antes do embarque, fazendo com que perdessem compromissos agendados ou vissem suas tão sonhadas férias irem por água abaixo.
De acordo com pesquisa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), de 2019, 90% dos brasileiros já receberam ligações indesejadas de empresas de telemarketing oferecendo produtos e serviços. Se fosse uma ligação, vá lá, mas essas empresas têm passado dos limites, com telefonemas insistentes em qualquer horário, inclusive de madrugada!
Agir rápido ajuda a evitar vários problemas. Veja como proceder para exigir seus direitos
Imprimir
Agir rápido ajuda a evitar vários problemas. Veja como exigir seus direitos
Se você mora numa cidade grande, como São Paulo, deve estar com medo de usar o celular nas ruas. De acordo com levantamento da Globonews, a cada hora 42 aparelhos são furtados ou roubados no estado de São Paulo.
Saiba como consultar e se proteger de golpe em sistema de valores a receber.
Imprimir
DINHEIRO "ESQUECIDO"
Em janeiro, a notícia de que os brasileiros poderiam resgatar valores "esquecidos" em bancos dos quais foram clientes causou alvoroço. Afinal, diante da crise financeira que assola o País, qualquer centavo ajuda. Esses valores podem ser saldos que ficaram em contas encerradas; recursos de grupos de consórcio finalizados; tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em termos de compromisso assinados entre bancos e o Banco Central etc.
Entenda as regras para viajar com animal de estimação no transporte aéreo e rodoviário
Imprimir
TRANSPORTE
VIAJE COM SEU PET EM SEGURANÇA
Se você é mãe ou pai de um bichinho de estimação tem todo o direito de levá-lo com você em viagens de avião ou ônibus, desde que algumas regras sejam respeitadas, a fim de garantir a segurança dos demais viajantes e do próprio animal.
Orientações para pedir o benefício e dicas para quem fará matrícula na faculdade
Imprimir
ENERGIA
QUEM TEM DIREITO AO VALE-GÁS?
O custo elevado do gás de cozinha (GLP) – essencial para o preparo de alimentos – combinado ao crescimento do número de famílias em situação de vulnerabilidade econômica levou o Governo Federal a criar o Vale-Gás dos Brasileiros, programa que prevê o pagamento, a cada bimestre, de metade do valor médio de um botijão de 13 kg.
Inmetro publica novas regras para eficiência energética. Elas começam a valer em julho de 2022.
Imprimir
No início de agosto, o Inmetro publicou a Portaria nº 332/2021, que estabelece novas regras para a classificação da eficiência energética de geladeiras e freezeres comercializados no Brasil. O cronograma de implementação é dividido em três fases. Na primeira, que começa em julho de 2022, os refrigeradores mais eficientes (ou seja, que consomem menos energia elétrica) não receberão apenas a "nota" A. Elas poderão ser classificadas como A+++ (economia de até 30% em relação aos aparelhos classificados como A atualmente), A++ (economia de 20%) e A+ (economia de 10%).