Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Entrevista

Eficiência energética

Rodolfo D. M. Gomes, do IEI Brasil, explica a importância dos novos índices para refrigeradores.

Em dezembro de 2023, a mídia foi inundada com notícias que destacavam que a Resolução nº 2 do Ministério de Minas e Energia – que estabelecia novos índices de eficiência energética para refrigeradores e congeladores de uso doméstico – faria com que o preço das geladeiras mais baratas chegasse a R$ 5 mil. Tal afirmação, feita pela associação que representa os fabricantes de refrigeradores, assustou e preocupou os consumidores brasileiros.

Alimentação saudável e sustentável

Conversamos com o economista Arnoldo de Campos sobre o estudo “O custo da soja para o Brasil”.

Diante do cenário mundial atual, com crise climática, insegurança alimentar e pandemia de obesidade e desnutrição, é urgente repensar as políticas públicas que favoreceram esse contexto, como a política tributária, capaz de incentivar ou desincentivar a produção e o consumo de bens e serviços, com consequências negativas ou positivas para a saúde e o meio ambiente.

Dia da consciência negra

Marcio Black, do Instituto de Referência Negra Peregum, comenta a pesquisa “Percepções sobre o racismo no Brasil”.

"Eu tenho algumas atitudes ou práticas consideradas racistas?". Essa é uma das muitas perguntas que compõem a pesquisa "Percepções sobre o racismo no Brasil", encomendada pelo Instituto de Referência Negra Peregum e pelo Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) e realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec). Duas mil pessoas, com mais de 16 anos, de todas as regiões do país, foram entrevistadas em abril deste ano.

Alimentação saudável

Luciana Sardinha, coordenadora do Covitel 2023, comenta os resultados e alerta para o aumento da obesidade entre os jovens

O Brasil pós-pandemia é um país com muitos ansiosos, deprimidos, sedentários, obesos, consumidores de álcool e tabaco em excesso e viciados em telas, especialmente os mais jovens, que já estão sendo diagnosticados com diabetes, hipertensão, colesterol entre outras Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs). Isso porque os hábitos dos brasileiros – especialmente na faixa etária de 18 a 24 anos – piorou muito durante a pandemia.

Sem motivos para celebrar

Ione Amorim, economista do Idec, e Luiz Fernando Baby Miranda, Defensor Público, fazem balanço da Lei do Superendividamento, que completa 2 anos

Há dois anos, em 1 de julho de 2021, a Lei nº 14.181, mais conhecida como Lei do Superendividamento, entrou em vigor no Brasil. Criada para disciplinar a concessão de crédito ao consumidor e estabelecer regras para a prevenção e o tratamento do superendividamento, a lei ainda está distante de atingir esse objetivo. Segundo a Confederação Nacional de Comércios, Bens, Serviços e Turismo (CNC), 78,3% das famílias brasileiras estão endividadas.

Regulação das plataformas

Camila Leite, do Idec, e Maria Mello, do Alana, falam sobre a necessidade de regras para o mundo digital

Não há como negar que as plataformas digitais fazem parte do nosso dia a dia: pedimos comida, compramos produtos, contratamos serviços, fazemos cursos, pesquisamos informações, nos distraímos nas redes sociais. E é justamente pela sua onipresença que o estabelecimento de regras claras se torna imprescindível para que os direitos humanos e outros, como liberdade de expressão, acesso à informação e transparência, sejam garantidos.

Cuidado com os golpes

Alessandra Monteiros Martins faz alertas sobre golpes financeiros na internet e dá dicas de como se proteger
ALESSANDRA MONTEIRO MARTINS é formada em Licenciatura em Informática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e é especialista em Governança de TI pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e em Direito Digital pela Escola Paulista de Direito (EPD). É vice-presidente do Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados, e atua no mercado de Tecnologia da Informação desde 2004.

 

Idec na COP27

Com Janine Coutinho, Rafael Arantes e Rafael Calabria, que representaram o Idec no Egito.

De 6 a 18 de novembro de 2022, as atenções do mundo todo estavam voltadas para a COP27, a 27a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que foi realizada em Sharm El Sheikh, no Egito. E o Idec estava lá, representado por Janine Coutinho, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável; Rafael Arantes, coordenador do Programa de Consumo Sustentável; e Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade Urbana. E é essa experiência que eles contam nas páginas a seguir.

Vacinas salvam vidas

A pediatra norte-americana Lynn Silver fala sobre os desafios da vacinação no Brasil e nos Estados Unidos

Dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a taxa de vacinação infantil contra tétano, coqueluche e difteria sofreu uma queda brusca no Brasil, de 96% em 2016 para 68% em 2021. Mas esse não é um problema exclusivamente brasileiro. Muitos outros países estão enfrentando essa situação, que é bastante preocupante, já que recentemente casos de poliomielite – doença erradicada no Brasil desde 1994 – foram registrados nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Deu match!

Um papo com Eneida Souza, supervisora da área de relacionamento com o associado do Idec.

A entrevistada desta edição é uma pessoa muito especial para o Idec. Talvez você conheça a sorridente e bem-humorada Eneida Souza da época em que ela atendia aos associados e associadas, ajudando-os a solucionar seus problemas de consumo. Hoje, ela é supervisora da Área de Relacionamento com o Associado, e sua parceria com o Idec acaba de completar 20 anos. Como diriam os jovens, "deu match"!

Páginas

Subscrever RSS - Entrevista