Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Eficiência

Eficiência energética - É da sua Conta

Eficiência energética - O que você precisa saber!

Observar a eficiência energética dos eletrodomésticos, é bom para o seu bolso e para todo mundo. Saiba porquê e como fazer as melhores escolhas.

Os eletrodomésticos

Olhando por fora, os eletrodomésticos são todos muito parecidos, mas não se engane, eles podem variar muito em termos de eficiência energética e, portanto, quanto vão pesar na sua conta de luz. Quanto mais eficiente em termos energéticos for um equipamento, menor será o custo de funcionamento.

Afinal, o que é eficiência energética?

A eficiência energética é o uso de menos energia para realizar a mesma tarefa ou produzir o mesmo resultado. Em nossas casas, equipamentos eficientes usam menos energia para iluminar e resfriar um ambiente, aquecer e cozinhar – e as indústrias com eficiência energética usam menos energia para produzir bens de consumo.

Quais são os benefícios dos equipamentos com eficiência energética?

São muitos os benefícios, esse você vai gostar! Equipamentos eficientes podem reduzir a sua conta de luz e, além disso, existem também benefícios para a saúde do Planeta. Equipamentos com alta eficiência energética emitem menos gases que contribuem para as mudanças climáticas e economizam água. Toda a vida na Terra depende da água.

As tarifas de eletricidade estão aumentando a cada ano e há uma crescente e excessiva demanda por energia, portanto, é importante usar aparelhos com eficiência energética, como ventiladores, lavadoras de roupa, geladeiras, freezers, televisores, etc.

Conservar a água e reduzir a poluição deve ser uma responsabilidade compartilhada por todos nós. Sendo assim, uma das melhores escolhas que você pode fazer é usar eletrodomésticos que consumirão menos água e energia para ajudar a reduzir sua conta de água e luz nos próximos meses e anos, com o bônus de estar fazendo a coisa certa, pois todos serão beneficiados pela sua atitude. Equipamentos com eficiência energética são seus aliados, se puder, vale a pena investir.

Como saber o quão eficiente é um eletrodoméstico?

Assim como a rotulagem dos alimentos orienta você a fazer escolhas mais saudáveis e nutritivas, os equipamentos eletrodomésticos tem uma etiqueta que ajuda o consumidor a comparar os equipamentos que consomem menos eletricidade para funcionar e, dessa forma, diminuir o valor da conta de luz.

Essa etiqueta é chamada Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia é um selo colado em alguns tipos de eletrodomésticos, como ar-condicionado, geladeira, máquina de lavar, entre outros, que apresenta informações sobre a eficiência energética do produto.

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia é um selo colado em alguns tipos de eletrodomésticos, como ar-condicionado, geladeira, máquina de lavar, entre outros, que apresenta informações sobre a eficiência energética do produto.

Eletrodomésticos que possuem etiqueta de eficiência energética

  • Ar-condicionado
  • Fornos de micro-ondas
  • Lavadoras de roupa
  • Refrigeradores, frigobares, combinados, combinados frost-free
  • Televisores
  • Ventiladores

Refrigeradores - Desvendando a etiqueta dos refrigeradores

Quais são as informações apresentadas na etiqueta de eficiência energética?

Hoje, os modelos de etiqueta que podem ser encontrados nos equipamentos da linha de refrigeradores são dois:

Faixa da classificação
Padrão 2015

Portaria Inmetro nº 577/2015
Faixa da classificação
Padrão 2022

Portaria Inmetro n° 332/2021
  1. Identificação geral:
    • Indicação se o equipamento deve ser ligado na tomada de 110 V ou 220 V
    • Tipo de equipamento: congelador, refrigerador congelador ou refrigerador
    • Nome do fabricante
    • Marca
    • Modelo
    • Tipo de degelo: degelo manual (cycle defrost), automático (frost-free) ou semiautomático
  2. Escala de eficiência energética
  3. Classificação de eficiência energética do eletrodoméstico
  4. Consumo de energia, em kWh/mês
  5. Informações sobre os volumes dos compartimentos, em litros
  6. Indicação da temperatura mais baixa alcançada no congelador
  7. Número do registro do equipamento no Inmetro

Esses dois modelos podem ser encontrados nos produtos disponíveis no mercado porque a etiquetagem de refrigeradores está passando por uma transição. Em 2021, foi aprovado um processo de melhoria da eficiência energética de refrigeradores e congeladores, que deve acontecer em fases.

Em um primeiro ciclo, que teve início em julho de 2022, foi implementado um novo modelo de etiqueta de eficiência energética, que incorpora as subclasses A+, A++ e A+++, além de incluir as classes A, B e C, como apresentado acima. A partir de julho de 2023, os refrigeradores e congeladores serão etiquetados apenas com base nesse modelo.

Essas três novas subclasses derivadas da classificação A – ou seja, A+, A++ e A+++ – buscam diferenciar os produtos que consomem, respectivamente, 10%, 20% e 30% menos energia elétrica para funcionar em relação aos modelos atualmente classificados como A.

Todos os refrigeradores e congeladores comercializados a partir de 30 de junho de 2023 deverão ser etiquetados de acordo com esse novo modelo, vigente até 31 de dezembro de 2026. Existe a previsão de uma nova atualização da ENCE em 2027.

Como comparar a eficiência energética de equipamentos com base nas etiquetas?

O ideal é comparar equipamentos que tenham as mesmas características ou características semelhantes, como o número de portas, se é apenas congelador, o tipo de degelo, a capacidade (volume, em litros) e que atinjam a mesma temperatura mínima no congelador. Todas essas informações são apresentadas na etiqueta.

Como atualmente estão em vigor os dois modelos de etiqueta, comparar os equipamentos que tenham escalas diferentes e observar apenas a letra que indica a eficiência energética pode levar o consumidor a comprar um eletrodoméstico que vai custar mais para funcionar.

Nesse momento em que existem no mercado dois tipos de etiqueta, uma antiga e a nova, a recomendação é comparar o consumo mensal de energia (em kWh/mês). Lembrando que quanto mais baixo, menos eletricidade o equipamento consome para funcionar, pois a eficiência energética é maior.

Além disso, o preço do produto também é um fator relevante para a decisão de compra do consumidor, e os equipamentos com melhor classificação, em geral, são mais caros. Mas, a médio prazo, o consumo mais baixo de energia pode compensar essa diferença, pois irá diminuir o seu consumo de energia, resultando em uma diminuição no valor final da sua conta de luz.

Exemplo de comparação:

Preparamos aqui um exemplo prático para ajudar você a entender melhor. Nesses dois exemplos de etiquetas de refrigeradores, ambos com a mesma capacidade total de 400 litros, é possível identificar que os refrigeradores-congeladores A e B possuem classificação energética A no modelo de etiqueta antigo - o Padrão 2015. No entanto, o refrigerador A apresenta menor consumo mensal de energia, de 48,4 kWh/mês, enquanto que o refrigerador-congelador B consome 57,0 kWh/mês. Ou seja, embora tenham a mesma classificação, o refrigerador-congelador A é mais econômico.

Fonte: Inmetro (2022).

No novo modelo de etiquetagem, o refrigerador-congelador A seria classificado como A++, e o refrigerador-congelador B, como A.

Como escolher o melhor modelo de ar-condicionado?

Além do preço do aparelho, é importante analisar seus gastos com energia elétrica, tamanho do local e as vantagens e desvantagens de cada modelo. Veja aqui ótimas dicas para fazer isso. Saiba mais!

Condicionadores de ar mais eficientes não estão disponíveis para venda

Apesar de estar na lista do Inmetro e nos sites dos fabricantes, grande parte dos equipamentos mais eficientes não estão à venda no mercado brasileiro, revela pesquisa do Idec. Leia esse conteúdo exclusivo!

Entenda como funciona o processo de resfriamento

Com o tema “Como congelar o inferno”, o canal Nerdologia lançou um vídeo muito divertido e didático, que explica o funcionamento do ar-condicionado e como isso impacta o meio ambiente e a sua conta de luz.

AJUDE-NOS A CONTINUAR COM ESSE TRABALHO

Defendemos causas e publicamos conteúdo gratuito para dar mais poder aos consumidores. Para seguir fazendo isso com independência, precisamos do apoio da sociedade nessa missão. Faça uma doação: