ECONOMIZE EM CASA!
Mudanças simples nos hábitos de consumo podem resultar em economia significativa nas contas de luz. Confira algumas dicas para reduzir desperdícios e economizar!
Ar-condicionado
- Escolha o aparelho adequado para o espaço que pretende resfriar.
- Verifique se tem a tecnologia inverter e a nota A do Inmetro. Para te ajudar nessa escolha, preparamos uma lista com os equipamentos mais eficientes disponíveis no mercado brasileiro
- Durante o uso, mantenha portas e janelas fechadas. A temperatura a 23 ou 24 graus é confortável para a maioria das pessoas.
- Mantenha o filtro do aparelho sempre limpo (além de ser mais saudável, evita esforço extra do equipamento) e proteja a parte externa da incidência do sol.
Lâmpadas
- Instale janelas e clarabóias que favoreçam a entrada de luz natural no imóvel.
- Pinte os ambientes com cores claras, para que possam ser iluminados com lâmpadas de baixa potência.
- Durante o dia, sempre que possível, aproveite a luz natural e evite acender lâmpadas.
- Use lâmpadas de LED, que é a tecnologia mais econômica para iluminação disponível.
- Sempre apague as luzes ao sair de um cômodo.
Geladeiras
- Na hora de instalar, consulte o manual do aparelho e respeite as distâncias indicadas das paredes ou móveis. Nunca coloque a geladeira perto do fogão ou de outras fontes de calor, como fornos elétricos.
- Evite abrir as portas desnecessariamente e nunca guarde alimentos quentes, pois isso exigirá que o motor trabalhe muito mais, aumentando os gastos de energia.
- Ajuste o termostato (sistema que regula a temperatura da geladeira) para não deixar a temperatura interna a mais baixa possível, garantindo a refrigeração adequada dos alimentos com segurança e menor gasto de energia.
- Se a sua geladeira não for frost free, limpe-a com frequência para evitar a formação de gelo.
- Fique atento à vedação das portas: se as borrachas estiverem ressecadas ou com algum outro problema, devem ser substituídas.
Aparelhos em stand-by
- Sabe aquela luzinha que fica na TV enquanto ela está desligada? É o modo stand-by, que também gasta energia. Por isso, tire sempre da tomada os equipamentos eletrônicos, como TV, microondas ou carregadores de celulares. Essa medida pode gerar uma boa economia nas contas de energia elétrica.
Chuveiro
- Tome banhos curtos.
- Sempre que possível, use o chuveiro na opção “verão”.
- Feche a torneira quando estiver se ensaboando e economize energia e água.
- Não tente aproveitar uma resistência queimada: é muito perigoso e aumenta o consumo de energia.
Ferro de passar
- Junte a maior quantidade de roupas possível para passá-las de uma só vez.
- Antes de ligar o ferro, organize as peças, separando aquelas que podem apenas ser dobradas e ajustando as demais na superfície em que for passá-las, para acelerar o processo.
- Separe as peças por tipo de tecido – mais delicados e mais pesados – e ajuste a temperatura do ferro conforme as instruções de cada roupa. Comece pelas peças mais leves.
- Mas guarde algumas peças leves para o final: quando já tiver desligado o ferro, aproveite o momento em que ele estiver esfriando para passá-las.
TARIFA BRANCA
Dependendo do horário em que você mais usa energia, sua conta de luz pode ficar mais barata. Confira o quiz que preparamos na Plataforma Clima e Consumo ou então baixe a nossa calculadora ao ladoabaixo e veja se a Tarifa Branca vale a pena para você!
Se ainda tiver dúvidas sobre o tema, consulte nosso Dicas & Direitos!
BANDEIRA TARIFÁRIA
As bandeiras tarifárias indicam se está mais ou menos caro produzir energia. Fique de olho: se a bandeira estiver vermelha (1 ou 2) ou amarela, é hora de se esforçar ainda mais para economizar e evitar o custo extra na conta de luz. Confira aqui mais informações e evite surpresas desagradáveis!