Pular para o conteúdo principal
O Idec
Nossa Missão
Conheça nossa História
Quem Somos
O Que Fazemos
Apoios e Parcerias
Histórico e Conquistas
Sala de Imprensa
Trabalhe Conosco
Informe-se
Leia nossa revista
O Que Estamos Fazendo
Idec na Imprensa
Últimas Notícias
Revista do Idec
Artigos
Publicações
Assine a Newsletter
Podcast
Seus Direitos
Tire suas Dúvidas
Veja Nossos Vídeos
Código de Defesa do Consumidor
Cursos
Dicas e Direitos
Idec Orienta
Pesquisas do Idec
Ações Judiciais
Casos de Sucesso
Participe / Lute
Assine Nossas Campanhas
Associe-se agora ao Idec
Associe-se
Faça uma Doação
Lute nas Campanhas
Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Credibilidade, Independência e Cidadania
Fale conosco
Entrar
Associe-se
Formulário de busca
O Idec
Nossa Missão
Conheça nossa História
Quem Somos
O Que Fazemos
Apoios e Parcerias
Histórico e Conquistas
Sala de Imprensa
Trabalhe Conosco
Informe-se
Leia nossa revista
O Que Estamos Fazendo
Idec na Imprensa
Últimas Notícias
Revista do Idec
Artigos
Publicações
Assine a Newsletter
Podcast
Seus Direitos
Tire suas Dúvidas
Veja Nossos Vídeos
Código de Defesa do Consumidor
Cursos
Dicas e Direitos
Idec Orienta
Pesquisas do Idec
Ações Judiciais
Casos de Sucesso
Participe / Lute
Assine Nossas Campanhas
Associe-se agora ao Idec
Associe-se
Faça uma Doação
Lute nas Campanhas
echo '';
deslogado
Alimentação
Alimentação
Consumo Sustentável
Consumo Sustentável
Energia
Energia
Financeiro
Financeiro
Internet, Telefonia e TV
Internet, Telefonia e TV
Mobilidade
Mobilidade
Saúde
Saúde
Outros Temas
Outros Temas
Bloco Associe-se
180
Setembro
2013
Capa
Transporte público, insatisfação coletiva
Teste com o metrô e os ônibus de São Paulo e de Belo Horizonte identifica infrações aos direitos dos usuários.
Ver todas as Revistas
Idec em Ação
Confira as atividades e eventos do Idec no mês de setembro de 2013
Editorial
Serviços públicos de qualidade são direitos do consumidor
Eu Apoio o Idec
Por João Bigatão Neto, aposentado em Mirassol (SP)
Painel
Desrespeito aos clientes rende multa a bancos, Ex-consorciados podem recuperar
Dúvida Legal
O conserto é sempre gratuito na garantia?
Quando um produto está dentro da garantia, não há por que se preocupar em caso de defeito, certo? Nem sempre. Tudo depende do tipo de garantia, se é a “legal” ou a “contratual”
Caso Real
Multa justa
Depois de tentar cancelar sua matrícula em um curso de especialização e receber uma cobrança abusiva, Hélio Aoki conseguiu evitar o pagamento de mais de três mil reais de multa prevista em contrato.
Cultura Consumerista
Ruas em disputa
O documentário Contested Streets (ou “Ruas Disputadas”, em tradução livre) discute sobre a evolução da mobilidade humana na cidade de Nova York, do final do século 19 até os dias de hoje.
Entrevista
Em defesa da saúde pública
Entrevista com a pesquisadora e professora UFRJ, Ligia Bahia, que explica sobre as intrincadas relações entre o público e o privado no sistema de saúde brasileiro.
Pesquisa
- TV por assinatura
Reféns das operadoras
Pesquisa do Idec mostra que é ineficaz regra da Anatel para que o consumidor possa comprar seu próprio decodificador de TV por assinatura e ficar livre da cobrança de ponto extra.
Serviço
- Compras
Enxoval made in USA
Em busca de preços mais baixos, brasileiros estão aderindo à onda de comprar produtos para bebê no exterior. Mas será que vale mesmo a pena ir tão longe só para isso?
Fazendo Justiça
Estacionamento inseguro
Em abril deste ano,o TJ-SP obrigou o Carrefour a pagar R$ 15 mil à consumidora, cujo carro foi furtado no estacionamento de uma de suas unidades em São Paulo, em 2011.
Serviço
- Seguros
Seguro morreu de velho
Saber exatamente o que está ou não coberto no seguro contratado pode fazer a diferença entre ter as expectativas atendidas ou ficar na mão quando mais precisa.
Pesquisa
- Bancos
Reclamações em alta
Cresce a quantidade de reclamações registradas contra as seis maiores instituições financeiras nos Procons e no Banco Central.
Receba nossa newsletter
Campo obrigatório!
Formato de e-mail inválido!