Energia e Meio Ambiente
Todas as formas de geração de eletricidade causam impactos ambientais, variando em intensidade e efeitos na natureza. Dessa forma, é imprescindível pensar na relação entre energia e meio ambiente.
As usinas a carvão mineral, por exemplo, emitem gases de efeito estufa e poluentes prejudiciais à saúde. Já a mineração do carvão pode contaminar a água das regiões onde é realizada. Até mesmo as usinas solares causam impacto ambiental, pois ocupam grandes áreas e podem resultar na remoção de vegetação.
Impactos ambientais potenciais mais significativos das fontes de energia elétrica
Para ajudar você a ter uma visão geral do cenário atual, resumimos os principais impactos ambientais da produção de energia elétrica no país. Acompanhe a seguir.
* Incluem óxidos de enxofre e de nitrogênio, prejudiciais à saúde humana e aos ecossistemas em geral.
** Incluem as seguintes possibilidades: solar: durante a produção das placas de silício; nuclear: em caso de acidentes; diesel: em caso de vazamentos; biomassa: resíduos das atividades agroindustriais.
*** Impactos ambientais da biomassa estão ligados principalmente à monocultura.
A legislação brasileira exige que parte dos impactos ambientais seja evitada ou compensada durante a instalação e a operação dos projetos de fontes de energia elétrica. Isso inclui medidas como eliminação de reservatórios nas hidrelétricas, exigências ambientais para viabilizar as obras e protocolos rigorosos de operação em usinas nucleares.
Ainda assim, muitos impactos ambientais permanecem. Por isso, o Idec atua em diversas frentes para promover o uso de fontes com menor potencial de danos. Além disso, buscamos conscientizar os consumidores sobre a importância da energia e meio ambiente, evitando o desperdício.
Como reduzir esse impacto ambiental?
Reduzir o impacto ambiental causado pela produção de energia no Brasil é uma meta de todos, incluindo o governo, as empresas e os consumidores. Na verdade, esse é um objetivo de longo prazo, que pode ser alcançado por meio de diversas estratégias, como as listadas a seguir.
Economia de energia elétrica
Todas as atividades envolvidas na geração e no transporte de eletricidade causam impactos sociais e ambientais, como a emissão de gases de efeito estufa (GEE), o deslocamento de comunidades tradicionais, entre outros.
Por isso, economizar energia pode postergar a necessidade de construir novas usinas e a infraestrutura associada, contribuindo para a redução desses impactos socioambientais negativos. Para economizar, é essencial adotar novos hábitos, como:
- Utilizar aparelhos de ar-condicionado adequados ao tamanho do espaço;
- Usar lâmpadas de LED;
- Aproveitar a iluminação natural;
- Optar por aparelhos elétricos eficientes, que tenham a classificação “A” na etiqueta de eficiência energética do Inmetro.
Energia limpa e renovável
A geração de energia limpa e sustentável tem potencial para substituir fontes convencionais, como o petróleo e o carvão, por outras menos poluentes. Entre elas, podemos destacar a eólica, a solar, a hídrica e a biomassa.
Nesse contexto, é essencial haver uma transição energética justa, com a adoção de novas regulamentações, incentivos fiscais e uso de tecnologias inovadoras. Tudo com a participação do consumidor, que pode ajudar a acelerar a mudança.
Mineração menos poluente
Para tornar possível a transição energética sem causar mudanças no modelo econômico atual, é necessário intensificar a mineração para a extração de minerais raros, essenciais na fabricação de turbinas eólicas e painéis solares. No entanto, é amplamente conhecido que a mineração é uma atividade muito poluente.
Descarte correto de equipamentos eletrônicos
O descarte de equipamentos eletrônicos também exerce um papel fundamental na relação entre energia e meio ambiente. Eletrodomésticos, pilhas, baterias e outros itens são compostos por inúmeros materiais, como plástico e metais, que não devem ser descartados em qualquer lugar.
O descarte na natureza, em lixões ou em aterros sanitários, não só provoca problemas ambientais como impossibilita a recuperação e o reaproveitamento dos materiais. Ao final de sua vida útil, esses equipamentos devem ir para lixeiras apropriadas e encaminhados para a reciclagem, feita de maneira sustentável.
Continue acompanhando as últimas notícias e novidades aqui, no blog do Idec!
Ao pensar na relação que existe entre energia e meio ambiente, você contribui para um futuro melhor. Continue acompanhando as últimas novidades sobre esse e outros temas aqui, no site do Idec!