Regulamento de Direitos do Consumidor de Telecomunicações tem avanços, mas também pode ser um problema.
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Idec acompanha de perto a implementação das novas regras do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações e se mostra receoso com alguns pontos.
Saiba o que tem sido feito para acabar com esse problema no Brasil e o que ainda está faltando.
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Com regras cada vez mais eficazes, Brasil busca barrar o telemarketing abusivo
O dia nem amanheceu quando o publicitário Lucas Malfa recebe a primeira ligação. Sem olhar o número, ele ignora. Um pouco mais tarde, outro número aparece na tela de seu celular, e ele também não atende. As chamadas continuam ao longo de todo o dia, acumulando-se na lista de não atendidas. "É o dia inteiro assim, ligam sem parar, e quando atendo, logo desligam ou oferecem um produto de que nunca ouvi falar", comenta Malfa.
Pesquisa do Idec revela que brasileiros das classes C, D e E não acessam diversos serviços públicos
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Pesquisa encomendada pelo Idec revela que brasileiros das classes C, D e E têm acesso precário à internet, pois são reféns de planos de dados com franquias que esgotam rápido e limitam o uso a poucos aplicativos
Idec defende fim do zero rating e cancelamento do acesso depois de esgotada a franquia de dados.
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Usuários de telefonia móvel têm direito a navegar pela rede mundial de computadores mesmo depois de esgotada a franquia de dados. Mas as operadoras bloqueiam o acesso e praticam o zero rating, disponibilizando apenas alguns apps. O Idec é contra esse modelo.
Cobranças indevidas de serviços e de aplicações no celular, como jogos e notícias, estão expandindo no Brasil. Em 2016, foram registrados mais de 190 mil reclamações.
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Operadoras estão incluindo nas linhas de celular serviços e aplicações pagos – como jogos, horóscopo e notícias – sem solicitação dos consumidores. Só em 2016, foram pelo menos 195 mil reclamações contra os chamados Serviços de Valor Adicionado