Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 3 de Janeiro de 2024

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Bem-vindo, 2024! Que venha mais um ciclo de conteúdos sobre alimentação saudável e sustentável para o nosso dia a dia e para o Brasil. E para fazer ainda melhor, queremos saber: o que você deseja ler por aqui este ano?

A alimentação saudável pode ser pauta de conversas em qualquer ambiente, não é mesmo?

E ela é um tema que está diretamente ligado com outras questões sociais importantes, como: saúde pública, meio ambiente, educação e muitos outros assuntos.

E o nosso compromisso é tornar acessível, rotineiro e comum falar sobre alimentação.

Por isso, ficamos felizes em ser essa newsletter semanal que compartilha assuntos atuais, necessários e práticos e, claro, sempre referenciando e defendendo o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Em 2023, falamos sobre diversos assuntos, mas tiveram aqueles que vocês curtiram mais. Quer saber quais foram?

A edição mais acessada do ano foi sobre leguminosas, pois é!

Falamos dos benefícios dos grãos que ficam de molho. Eles cozinham mais rápido, ficam mais saborosos e seus nutrientes são melhor absorvidos, entre outras informações, como quais alimentos são considerados leguminosas.

É molho caseiro ou molho pronto?

Esse foi o tema de outra edição adoradinha. Será possível diferenciá-los apenas pelo paladar? Falamos sobre sabor artificial, contamos como a indústria tenta imitar o aroma de alimentos in natura, como por exemplo, no macarrão instantâneo sabor tomate e tantos outros produtos ultraprocessados.

Semente crioula, quem sabe o que é?

Se você já conhece, saiba que para muitas pessoas aqui foi o primeiro contato com esse termo. Essa edição foi a terceira mais acessada e contou como essas sementes representam uma riqueza natural das comunidades e são uma importante fonte genética em harmonia com a natureza e que tem tolerância às condições ambientais onde são cultivadas, com grande resistência a pragas e doenças.

Pratos típicos da culinária brasileira, gostoso demais!

Em abril, fizemos uma edição incrível com a proposta de aproximação e preservação de pratos regionais da nossa cultura alimentar que foi um sucesso. E foi nessa ocasião que lançamos nosso e-book Cozinhas Regionais Brasileiras, uma publicação que faz referência ao estudo de vários pesquisadores brasileiros e contou também com o diálogo e a memória viva de cozinheiras e cozinheiros que defendem a alimentação saudável, afetiva e ancestral.

Edulcorantes: ainda falaremos bastante sobre isso.

Fechando o ranking dos cinco assuntos mais curtidos, em maio, teve a edição sobre edulcorantes que polemizou. Esse é o nome técnico dos populares adoçantes que passam como inofensivos mas, de acordo com estudos, o consumo desses aditivos para a saúde humana tem relação com ganho de peso, eventos cardiovasculares, diabetes e parto prematuro.


Quanto assunto legal! E para esse ano vai ter muito mais!

Nossa equipe técnica que compõe o Programa de Alimentação Saudável e Sustentável aqui do Idec está envolvida em estudos, congressos e pesquisas e compartilha informações para melhorar o cotidiano da população.

Mas você também é parte integrante deste material que chega toda semana no seu e-mail e por isso queremos saber:

O que você gostaria de ver no Tá Na Mesa em 2024?

CLIQUE AQUI E RESPONDA  ➔
 
 

// põe na mesa

Alimentação saudável, para mim, é comer com gosto, saúde, alegria e consciência.

De preferência, o mais natural possível: legumes, vegetais, raizes, integrais e orgânicos.

Se puder plantar o próprio alimento num vasinho ou um pequeno canteiro de terra, melhor ainda!

Sônia Fontes, Rio de Janeiro

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Fonte de vários alimentos

A macaúba é uma fruta linda com uma polpa melosa e macia e um sabor bem doce e por esse atrativo, ela é fonte de alimento para diversos animais, como araras, cotias, capivaras e antas. É uma delícia colher os frutos caídos no chão e prová-los in natura, mas, da fruta é possível fazer vários preparos culinários.

A polpa vira farinha e dessas duas é possível fazer suco, sorvete, bolos, pães e doces. E das sementes da fruta é extraído um óleo que pode ser usado no preparo de sabonetes e demais cosméticos naturais. Já as folhas da palmeira da macaúba servem para a confecção de redes e linhas de pescaria.

É uma planta de verão

Por conta do tempo quente, geralmente aquele volume e variedade de hortaliças que vemos em outros meses não se desenvolvem bem no verão. Mas tem uma espécie que gosta justamente dessa época, é a bertalha. Apesar dela também ser conhecida por couve-de-cerca, sua folha lembra a do espinafre.

Da bertalha, consomem-se as folhas e talos cozidos ou crus. Pode ser usada em ensopados, sopas, recheios de tortas ou mesmo para enriquecer massas. Os talos mais grossos podem ser picados e utilizados em recheios de tortas. Ela é uma planta de origem asiática cultivada principalmente nos estados do Pará, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

📗 Caderno de receitas

Bolo de carambola
As estrelinhas que surgem do corte da fruta dão destaque à parte visual desse bolo, mas o sabor é algo que merece todos os elogios. É um bolo cremoso, com um ligeiro azedinho mesclado com doce, fica ótimo!

 

Lasanha de berinjela
É uma maneira muito deliciosa de se consumir o legume, e essa não tem nada de sem graça. É impressionante como o tomate combina com berinjela, juntou umas especiarias no molho, nossa, fica um espetáculo!

 

Pesto de salsinha
Esse é um molho típico da culinária italiana que ganhou o mundo e tem essa versão bem brasileira feita com salsinha. Vale lembrar que é possível adaptar o pesto para muitas hortaliças. É bom ter esse molhinho na geladeira para presentear alguém e para regar por cima de várias receitas.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA