Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 1 de Março de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Conta aqui pra gente: como é o preparo do seu feijão? Você costuma deixá-lo de molho antes de cozinhar ou só tira do pote/saquinho e já coloca dentro da panela na mesma hora? Saiba que deixar de molho é algo importante? Essa edição é dedicada a falar sobre o remolho das leguminosas. Aposto que você vai gostar, vem!

Na nossa culinária, o momento em que antecede a refoga dos alimentos é repleto de rituais. 

Tem quem deixe todos os legumes já picados e organizados, só esperando o momento para colocar na panela. 

Tem quem deixa o feijão de molho da noite para o dia antes de colocá-lo na pressão. 

Hoje é dia de contar porque é recomendado o feijão, o grão-de-bico e outras leguminosas dormirem mergulhados na água antes de serem cozidos no dia seguinte. 

E você sabe o que são leguminosas (grupo dos feijões)? Elas são plantas que desenvolvem vagens que geralmente possuem um formato visual de legume, por isso a origem do nome.

E o melhor: fazem parte do grupo dos alimentos in natura e minimamente processados, que devem ser a base da nossa alimentação, ou seja, podemos comer à vontade. 

Pois então quem já tem esse hábito notou que forma-se uma camada de espuma por cima das leguminosas. O que será isso? 

Ali são liberados os oligossacarídeos

Se não deixarmos de molho, vamos ingerir os grãos com essa substância que é fermentada no intestino grosso e pode causar flatulência e má digestão desses alimentos. 

O molho das leguminosas é só para isso? Não! Grãos que ficam de molho cozinham mais rápido, ficam mais saborosos e seus nutrientes são melhor absorvidos.

O melhor de tudo, é possível fazer uma quantidade maior do que o consumo semanal e congelar o feijão e as demais leguminosas, elas vão bem no freezer e não mudam a textura ou sabor depois de descongelar. 

Mas para isso o ideal é deixar para temperar só na hora do preparo, congele ao natural. 

E a cada novo preparo invista em especiarias como a folha de louro, o cominho e a semente de coentro, estas combinam muito bem com o feijão e os demais alimentos do grupo. 

Você conhece todos os alimentos que integram o grupo das leguminosas? Preparamos um especial com dicas, curiosidades e modo de preparo do remolho que você pode conferir aqui

Então a partir de agora você já sabe, se for cozinhar as suas leguminosas no período da manhã, coloque elas de molho quando for de noite, mas se for cozinhar durante a noite, deixe na água pela manhã. 

 
 

// saindo do forno

DICAS

🥘 Saindo dos preparos triviais

Esse material reforça os métodos de remolho, o tempo de cozimento médio de cada leguminosa, além de trazer opções de preparo destes alimentos com sugestões criativas e saudáveis. Comida Saudável pra Todos

ASSISTA

✋ Quem come feijão com a mão?

Vídeo curto com uma proposta lúdica bem legal para que as leguminosas não sejam esquecidas no prato da família. YouTube

LEIA

🫘 O feijão e o Brasil

Há quanto tempo o feijão está aqui? Leia esse resgate histórico e como cada região tem preferência por uma espécie da leguminosa. CONAFER

 

// põe na mesa

Uma de minhas maiores paixões é cozinhar. Busco brincar com as cores na cozinha para que os pratos se tornem mais atrativos aos nossos olhos.

As cores são também um recurso para que a alimentação saudável da minha família não se torne um bicho de sete cabeças.

Ao invés de darmos margem a uma alimentação que agrada apenas ao paladar, pensamos no quanto ultraprocessados a longo prazo nos trariam diversos malefícios.

Greice Kelly Passaroto, Rio de Janeiro

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Resolver problema difícil

É o sinônimo de descascar abacaxi. Mas a fruta não tem essa dificuldade toda para ser cortada. Sabe a faca de serrinha que corta pão? É o melhor modelo para tirar a casca.

Falando nela, você faz o chá da casca do abacaxi? Ele é tão saboroso, e fica melhor ainda geladinho. Uma das formas mais eficazes para escolher a fruta bem docinha é puxando uma das folhas verdes da coroa. Se ela sair fácil é porque ele está maduro.

Sabor entre mundos

Com sabor entre o alho e a cebolinha, o alho poró é um vegetal muito versátil e saboroso. É um ótimo complemento para sopas, ensopados, pastinhas, recheios, temperos e tantos outros preparos.

Se tem dúvida sobre como escolher, repare no talo, que deve ser branco, brilhante e firme, com folhas bem esverdeadas. Se o bulbo estiver amarelado e amolecido, é sinal de que está velho.

📗 Caderno de receitas

Pastel de abacaxi
A fruta você pode comer in natura, fazer suco, mas as cascas vão virar uma espécie de geleia para rechear os pastéis que ficam divinos.

 

Vinagrete de abobrinha
Aquele acompanhamento trivial com pimentão, cebola e tomate pode ganhar novos ares, sabores e texturas sendo preparado com a abobrinha. Fica tão bom quanto o tradicional.

 

Acelga com laranja e castanha de caju
Um pé de acelga comprado na feira rende tantas receitas e essa pode ser uma variação para o charutinho feito com sua folha. É um mix de texturas e sabores que agrada todo mundo.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA