Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 22 de Fevereiro de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Saúde embalada. É o que parece quando você atravessa o “corredor saudável” dos supermercados e se depara com prateleiras cheias de produtos com embalagens “clean”, que prometem ser fit e diet. Tudo é organizado para dar a ilusão de produtos saudáveis. Mas quando você olha o rótulo…

Pode reparar: na maioria dos supermercados nas cidades brasileiras existe um setor com uma identidade visual diferente e ali estão reunidos produtos com uma embalagem com aspecto de saúde, que prometem ajudar na alimentação saudável. 

Edulcorantes (os famosos adoçantes), achocolatados light, sucos de caixinha, biscoitos com imagens de grãos ou frutas, barrinha de cereais, chips com sabor de peito de peru, gelatinas de pózinho e uma infinidade de outros produtos prometem redução de açúcares, gorduras e sódio na composição e ganham um espaço dedicado à eles, que juntos parecem inofensivos.

A grande questão sobre esses produtos disponíveis no “corredor saudável” é que eles, segundo a Classificação NOVA, se enquadram na categoria de ultraprocessados.

É confuso circular nesta seção, afinal, você encontra semente de girassol, castanhas e macarrão integral ao lado de biscoitos fit, shakes e outros similares.

Um lugar que não tem só ultraprocessados, mas na maioria dos rótulos nas gôndolas o saudável passou longe!

Se olharmos os rótulos entenderemos na prática o que a NOVA determina. Quer um exemplo? 

Existe uma marca de margarina que lançou recente a sua versão chamada “plant butter”, que no português significa manteiga de plantas. E planta é algo saudável, né? 

Mas se a margarina é uma gordura vegetal, o que há de diferente entre a versão tradicional da margarina e essa com nome em inglês que se refere a plantas? 

No site oficial da marca é possível encontrar as duas versões e suas composições

A diferença básica é que a versão “vegana” não possui corantes de origem animal nem os traços de leite que a versão tradicional contém. 

Dá só uma olhada na quantidade de ingredientes dessa tal margarina vegana: 

Óleos vegetais líquidos e interesterificados (contém óleo de soja), água, sal, emulsificantes: monoglicerídeos de ácidos graxos e lecitina de soja, aromatizantes, conservador sorbato de potássio, acidulante ácido cítrico, corante natural de urucum e cúrcuma, antioxidantes: BHT e EDTA cálcio dissódico.

Nessa categoria de ultraprocessados também entram: os biscoitos fit que prometem ter mel e não têm. 

Os cereais matinais que são uma bomba de açúcar

E as bebidas que destacam ter zero açúcares, mas não informam que estão cheias de edulcorantes para ficar com um sabor adocicado. 

Ah, já reparou no quanto investem numa embalagem bonita para os shakes? Tem o desenho da flor da baunilha e um leite super cremoso no fundo. Mas vem ler a composição de um deles: 

maltodextrina, proteína isolada de soja, proteína concentrada do soro do leite, polidextrose, cloreto de potássio anidro, carbonato de magnésio , ácido ascórbico, niacinamida, pirofosfato férrico, DL-alfa-acetato de tocoferol, sulfato de zinco monohidratado, pantotenato de cálcio, cloridrato de piridoxina, sulfato de cobre anidro , sulfato de manganês monohidratado, riboflavina, mononitrato de tiamina, palmitato de retinol, ácido pteroilmonoglutâmico, iodeto de potássio, levedura de selênio, biotina, colecalciferol, cianocobalamina, aromas idênticos aos naturais, espessantes goma xantana e carboximetilcelulose e edulcorante sucralose. 

Ufa! Você acha que esse monte de ingrediente industrial pode ser chamado de “opção saudável”? 

A dica da semana é desconfiar mais desses corredores. Não acredite 100% em um produto só porque ele está ali, leia os rótulos! 

Privilegie levar para casa alimentos in natura e minimamente processados, que devem ser a base da alimentação e são ótimas opções para a produção de várias preparações culinárias. 

 
 

// saindo do forno

REFLEXÃO

🏭 Criam produtos para todos os públicos

O professor Valter Palmieri nos conta a lógica de mercado e os diferentes produtos que a indústria de ultraprocessados cria para adentrar todas as camadas sociais. Instagram

ESPECIAL

🧓 Nos tempos dos avós…

Muita gente olha pro passado e questiona a saúde e a alimentação dos antepassados, mas não leva em conta o contexto histórico. A reportagem fala sobre o processo de fabricação de embutidos e a linha do tempo dos alertas sobre os malefícios para a saúde. Joio e o Trigo

APRENDA

🌱 O verdadeiro corredor saudável

É aquele feito com vasos enfileirados ou no canteiro de casa repleto de legumes e hortaliças. Comece com cultivos simples, compreenda o posicionamento do sol na sua residência e os cuidados necessários com a terra. YouTube

 

// cultura alimentar

Fulvio Iermano

Cientista político e geógrafo de formação mas educador e eterno aprendiz no dia-a-dia – @fulvioiermano

Já ouviram falar no ditado que vale mais um abraço que mil palavras?

Quando você está no meio de uma agrofloresta que pulsa vidas, cores, cheiros, quando as centenas de nuances de verdes te deixam embriagado de felicidade, quando seus frutos suculentos te caem literalmente na mão..bom, este é o abraço agroecológico que não precisa de palavras!

Se permitam! Se deixem abraçar por esta força da natureza! Vamos regenerar o planeta e garantir comida de verdade agroecológica para todes!

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Símbolo de prosperidade e alegria

A uva é uma das frutas mais antigas que se tem registro. Para os gregos, representava abundância, alegria e prosperidade. Pode ser consumida ao natural como fruta de mesa, desidratada para a produção de passas, ou esmagada para a fabricação de suco ou vinho. 

Na feira, escolha as que estejam firmes no cacho. Se estiverem com o caule amarronzado e se desprenderem com facilidade quando puxadas, geralmente, estão maduras demais e podem estragar bem rápido.

Descendente da couve

Nativo da região da Ásia, o repolho se espalhou para o resto do mundo e é um parente da couve, ambos pertencem à família das crucíferas.

Se você consome o repolho verde e roxo, saiba que o vegetal possui outras variedades: branco, amarelo e com folhas crespas e lisas. Ah, e quando for pedir na feira, peça ele inteiro com as folhas verdes que o envolvem. Refogadas ficam realmente muito parecidas com a couve.

📗 Caderno de receitas

Biscoito de laranja
Bolo e biscoito caseiros são memórias afetivas de muita gente. Essa versão deixa um cheiro de laranja pela casa enquanto assa e preserva o sabor da fruta depois de pronto. É um mimo também para presentear pessoas que você gosta.

 

Paçoca com semente de abóbora
Está enraizado para muitos que paçoca é só de amendoim, mas o ato de pilar e unir oleaginosas pode ser considerado paçoca. Você cozinha a abóbora e faz um aproveitamento integral do alimento preparando essa receita.

 

Salada de pepino com iogurte e hortelã
Hortelã não é só para o suco com abacaxi, nem só para o chá, vai muito bem também com outro alimento do mês, o pepino. É um tipo de salada que acompanha muitos preparos, por exemplo, um bom quibe assado.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA