separador
Atualizado:
Em meio à pandemia do coronavírus, em que diversas lojas estão fechadas e a recomendação é evitar sair de casa, celebrar datas importantes como a Páscoa se tornou um desafio. Contudo, apesar da preocupação com a saúde e a economia, ainda é possível comemorar e manter os rituais, mesmo que de forma adaptada. O momento, aliás, é de usar a criatividade. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para te ajudar:
Dê preferência para produtos artesanais e pequenos produtores
Procure saber quem está produzindo ovos de Páscoa ou chocolate perto de você. Peça indicação para amigos, vizinhos e familiares (virtualmente, é claro) e procure em grupos nas redes sociais.
Neste momento, tem muita gente oferecendo produtos de Páscoa para driblar a crise financeira provocada pela pandemia. Além de valorizar o trabalho e a economia locais, você ajuda quem produz e ainda pode conferir a procedência dos ingredientes utilizados e as condições em que estão sendo produzidos.
E lembre-se: ovo de Páscoa e chocolates artesanais são produzidos em pequena escala, então as chances de terem aditivos alimentares em sua composição são menores. Dessa maneira, você pode consumir um produto de maior qualidade nutricional, fortalecer a economia local e contribuir com o orçamento do pequeno produtor.
Coloque a mão na massa (ou no chocolate) e faça receitas em casa
Se você está com crianças em casa, use a data para envolvê-las no preparo de chocolates ou outras refeições. Este momento pode representar diversão para elas, mas não precisa comprometer o orçamento. Busque livros de receitas da família e relembre pratos que não fazia há algum tempo, ou procure novas opções na internet.
Cozinhar em grupo é um ótimo exercício para estimular o vínculo entre todos e fazer com que as crianças conheçam os alimentos. As receitas podem ser preparadas na noite anterior ao almoço de Páscoa e não precisam ser necessariamente de chocolate.
Conecte-se com a pessoas que você gosta
Por conta da pandemia, muita gente não vai se reunir com sua família ou com amigos para celebrar a Páscoa. Contudo, é possível aproveitar os recursos que as tecnologias nos proporcionam e realizar chamadas de vídeo, caso você tenha acesso à internet.
Se você estiver passando a quarentena em grupo, atente-se somente para que o uso do celular ou outros aparelhos eletrônicos não atrapalhem as refeições e a interação de vocês. É importante que este momento seja realizado com todas as pessoas da casa sentadas à mesa.
Não esqueça de higienizar tudo o que vier da rua!
Todos os produtos trazidos do supermercado devem ser higienizados com atenção. As embalagens podem ser limpas com uma solução de água sanitária, sabão ou álcool em gel. Os alimentos in natura devem ser lavados e mergulhados em solução com água e água sanitária - para cada um litro de água uma colher de sopa de água sanitária, ou hipoclorito - neste caso, é importante verificar a quantidade a ser utilizada no rótulo do produto.
Confira outras dicas sobre cuidados no site do Ministério da Saúde.
Lembre-se: publicidade infantil é ilegal
Ovos de Páscoa com personagens e brindes caracterizam publicidade direcionada à criança, que é considerada uma violação à legislação. Em uma pesquisa que realizamos em 2019, constatamos que 57 ovos destinados ao público infantil apresentaram algum tipo de publicidade abusiva.
Usar linguagem apelativa para o universo infantil e aproveitar da falta de julgamento e experiência das crianças para incentivar o consumo é uma prática considerada abusiva, uma vez que elas não conseguem discernir qual produto é melhor para a saúde.
Caso você veja nos mercados, em comerciais de tv, na internet, ou em outros meio de comunicação, algum produto que utilize personagens infantis, brindes, dentre outras estratégias publicitárias direcionadas às crianças, denuncie ao site do OPA - Observatório de Publicidade de Alimentos.
Desenvolva práticas solidárias
Além de aproveitar a data em casa, tente apoiar seus vizinhos, principalmente os idosos, fazendo compras para esses grupos ou ajudando no preparo das refeições. Verifique também se na sua região existe algum tipo de campanha ou de apoio à população que está mais vulnerável durante a pandemia. Ter acesso à alimentação adequada e saudável é um direito de todos e deve ser uma garantia diária.