Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Como legumes e especiarias rendem ótimos molhos caseiros

Faça você mesmo: o universo dos molhos caseiros garante frescor, sabor e são mais saudáveis do que as versões de molhos ultraprocessados.

separador

Atualizado: 

08/06/2022
Molho de tomate caseiro
Molho de tomate caseiro

Quem se aventura na cozinha já preparou algum dia um molho caseiro. Mas o desafio desse conteúdo é te apresentar o tamanho do universo dos molhos, o que são e como você pode preparar com poucos alimentos e de maneira super rápida acompanhamentos saudáveis para lanches, como um barbecue caseiro ou um ketchup de goiabada.
 

O que é molho? 

Molho é a junção de algum líquido - água e/ou vinagre - com especiarias, legumes e ingredientes culinários, como açúcar, sal e óleo. 

Por definição, o molho é aquilo que cobre um preparo culinário, como por exemplo, uma porção de macarrão, mas funciona também como imersão, no cao das salmouras, e como acompanhamento, no caso do ketchup. 

 

Para que servem os molhos?

Eles dão cor, textura, sabor e aparência para diversos pratos. Um prato de macarrão com molho de tomate é mais vistoso do que o macarrão “sem cor”. 

Os molhos podem ser pastosos ou mais líquidos mas cumprem a função de harmonizar e reunir os sabores de um preparo, além de trazer umidade.

 

Onde podemos usar molhos?

A aplicação prática do molho nos preparos culinários é bem ampla. Quando você quer temperar uma carne ou um legume com antecedência para que o sabor penetre no alimento, você pode fazer uma salmoura com louro, noz moscada, pouco sal e açúcar, e mergulhar o alimento na mistura. 

Ah, e esse molho pode ser usado no preparo, também. Serve para temperar o arroz durante o refogado e para manter as receitas que vão ao forno molhadas e suculentas.

 

Por que o molho caseiro é melhor do que o molho ultraprocessado?

Os produtos ultraprocessados possuem uma lista extensa de ingredientes na composição. São corantes, estabilizantes, conservantes e claro, muito sódio (sal). 

Quando você prepara um requeijão em casa, vai experimentando a cada mistura se está ficando do seu agrado. Você pode seguir à risca uma receita, ou pode dar um toque exclusivo com os temperos que você tem em casa. 

É muito mais saudável montar um sanduíche caseiro para a lancheira das crianças e dos adultos usando um requeijão feito em casa. 

Falando na criançada, esse é um bom momento, como recomenda o Guia Alimentar, para incluir os pequenos das tarefas da casa. Eles adoram alquimias, imagina supervisionar o preparo de um barbecue para a festinha de aniversário com os amigos?

É uma alternativa econômica, integra a família, além de ser uma opção mais saudável. 

 

Como preparar molho caseiro? 

  • Existem várias receitas de molho de tomates caseiros, sejam batidos no liquidificador com casca e semente para depois reduzi-los no fogo, ou assados no forno para depois amassá-los com um garfo. Fato é que tomate com azeite e ervas aromáticas perfumam qualquer ambiente. E o sabor do molho fresco é incomparável. 
  • Não existe um registro da autoria do ketchup de goiabada, mas é fato que ele caiu no gosto popular e se tornou tão querido quanto sua versão tradicional. A versão adocicada leva goiabada cascão, cominho, açúcar mascavo, tomate pelado, vinagre e fica pronto em 10 minutos. 
  • Já o barbecue caseiro reúne mais especiarias no seu preparo. Vai canela, anis estrelado, cravo, cominho, páprica e variedades de pimentas. Pesquise qual das versões caseiras combina mais com o seu paladar e já pra cozinha!
  • A semente da mostarda rende uma infinidade de receitas. Ela serve para as salmouras, conservas caseiras, e misturada com vinagre, água, sal açúcar e cúrcuma vira aquele molho amarelo de mostarda com sabor ácido, ligeiramente picante e salgadinho para servir por cima de carnes, legumes ou até mesmo direto no pão.
  • O molho vinagrete é um clássico e pode acompanhar pratos além do óbvio. Acompanha pastel, feijoada, arroz e feijão e tantas outras receitas. Com tomate, cebola, pimentão, salsinha, vinagre, azeite e sal, tá pronto! Mas atenção com a conservação. A durabilidade é em média de 2 dias refrigerado.
  • O limão e o óleo são base para duas versões de maionese caseira diferentes: a de abacate e a de ovo. Ficam super cremosas e a dica é produzir só a quantidade que vai comer pois não duram mais do que 2 dias sob refrigeração. 
  • O tradicional molho branco leva leite, farinha de trigo e manteiga. Super rápido de fazer, pode ser usado no recheio de panquecas, lasanhas ou em um prato de macarrão com molho branco e brócolis. 
  • Pesto significa “macerar” e por isso não é regra fazer apenas com o manjericão. Experimente fazer com abacate, com espinafre, azeitona, rúcula, tomate seco e o que mais a sua imaginação permitir.
  • O requeijão caseiro pode ser feito com legumes! O inhame deixa uma textura super cremosa e um sabor neutro. Você pode acrescentar ervas para deixar seu requeijão caseiro colorido e perfumado com salsinha e cebolinha.

Talvez também te interesse: