Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Entenda o que é e como fazer leite vegetal

Na teoria não são leites, mas na prática se parecem e rendem ótimos preparos. Conheça o universo das bebidas vegetais e como fazê-las.

separador

Atualizado: 

06/09/2022

O leite é um ingrediente chave presente na nossa alimentação. Mas você já experimentou as versões vegetais? Na sua casa, o leite de coco entra como ingrediente em algum preparo culinário ou você já provou tomá-lo de manhã misturado com o café? 

Se você ainda não degustou um leite vegetal certamente já ouviu falar dessa modalidade de bebida que tem ganhado muitos adeptos no país. Entenda a definição e aplicação dos leites vegetais na sua rotina. 


O que é o leite vegetal? 

É uma bebida produzida a partir de grãos, cereais, tubérculos ou oleaginosas, que batidos com um pouco de água, originam um líquido muitas vezes com cor e texturas parecidas com o leite de vaca.

Popularmente essas bebidas são chamadas de leite por essa semelhança visual, contudo, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), leite é um produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta de vacas sadias ou de outros mamíferos. 

Portanto, só podemos chamar de leite a secreção nutritiva de cor esbranquiçada que é produzida pelas glândulas mamárias de mamíferos (como a vaca, cabra, búfala, ovelha). 


Quais tipos de leites vegetais existem?

Imagine só que a maioria das sementes e castanhas podem gerar essa bebida vegetal. Abaixo listamos algumas, mas você pode criar misturas com alguns desses grãos ou experimentar novos tipos de extrações. É um convite para os experimentos na cozinha.

Conheça os tipos mais comuns de leites vegetais:

  • Leite de soja
  • Leite de arroz
  • Leite de amêndoas 
  • Leite de avelãs
  • Leite de amendoim 
  • Leite de quinoa
  • Leite de painço 
  • Leite de castanha de caju
  • Leite de aveia 
  • Leite de gergelim
  • Leite de banana 
  • Leite de coco
  • Leite de inhame
  • Leite de castanha-do-pará
  • Leite de grão de bico


O leite vegetal substitui o leite de vaca integral? 

O leite de origem animal foi introduzido na rotina de adultos por conta da domesticação do gado e o desenvolvimento de tecnologias de refrigeração, de pasteurização. Ele integra a alimentação humana há muitos séculos e proporciona nutrientes importantes para o organismo. 

Mas existem algumas pessoas que não podem consumir leite de origem animal em razão de reações indesejáveis no organismo, como por exemplo alergias alimentares e alguns níveis de intolerância à lactose. Há também os que optam por não consumir esse alimento.

E sobre isso, o Guia Alimentar recomenda que para termos sistemas alimentares sustentáveis e termos qualidade de vida, é de suma importância privilegiarmos a agroecologia e a criação de animais livres, sem antibióticos e rações com agrotóxicos. 

 

Qual o leite vegetal mais parecido com o da vaca? 

São alimentos bem distintos, não sendo possível compará-los justamente pela explicação técnica sobre o que caracteriza o leite.

De acordo com o Guia Alimentar, a exclusão do leite de vaca na alimentação não é prejudicial para aqueles que mantêm uma alimentação balanceada. 

Ao optar por extrair dos alimentos a fonte de bebida vegetal, leve sempre em conta que são uma outra categoria de líquido. Pesquise previamente receitas que tenham testado o preparo com os leites vegetais para acertar na consistência e sabor do prato.

Se optar por versões industrializadas de bebidas vegetais, leia sempre o rótulo e observe a composição. Fuja de leites vegetais ultraprocessados que têm excesso de gorduras saturadas, conservantes, espessantes e saborizantes.

 

Como preparar um leite vegetal?

O preparo da maioria dos leites vegetais é relativamente simples e você vai precisar de três itens básicos para todas as fabricações: 

  1. Liquidificador
  2. Voal para coar ou pano de prato limpo 
  3. Garrafa ou outro recipiente com tampa para armazenar a bebida na geladeira

 

Para o leite de aveia, utilize 3 partes de água gelada para 1 parte de aveia, bata do liquidificador e coe em um voal ou pano de prato. O resíduo da aveia pode virar uma panqueca, bolo ou mingau utilizando inclusive o leite de aveia nas receitas. 


O leite de inhame é uma versão de sabor bem neutro mas bem versátil em preparos culinários. Cozinhe os legumes com a casca, descasque quando esfriar e bata na proporção de 3 xícaras de água para cada 1 xícara de inhame cozido, pois, assim, ele fica encorpado, mas ainda líquido. 


Para fazer o leite de arroz é preciso deixar o grão de molho por 2h em água quente, escorrer passado o período e bater com água filtrada nova, em temperatura ambiente. Coe em um voal, aproveite os resíduos do grão para outras receitas. 


O leite de castanha de caju também precisa de um molho prévio, de 4h. Após esse período escorra, bata 1 xícara de castanhas de caju cruas demolhadas com 3 a 4 xícaras de água filtrada, não é necessário coar.

 

Talvez também te interesse: