separador
Atualizado:
Ela pode ser mais do que um eletrodoméstico no cotidiano. Que tal pensar na geladeira como um recurso inteligente e otimizado para suprir a família com alimentos saudáveis? A invenção desse aparelho influenciou nosso cotidiano, a forma como trabalhamos, a nossa saúde e, claro, a forma como armazenamos nossos alimentos.
Por isso, confira esse material e veja o que adaptar na sua rotina para fazer desse aparelho um grande aliado na gestão da alimentação caseira.
Geladeira: não é armário, mas deve ser organizada
O primeiro argumento para mantê-la organizada é financeiro, pois sem organização, ao abri-la você fica muito tempo à procura das coisas e consequentemente gasta mais energia.
E assim como em um armário que geralmente é setorizado em cada prateleira e gaveta, por aqui vale essa premissa.
Por isso, começando de cima, nas prateleiras mais altas, que são as mais frias, devem ser armazenados os alimentos mais perecíveis, como: leite, queijo, ovos, entre outros.
Já na prateleira do meio, armazene alimentos prontos e semiprontos, como arroz, feijão, um brócolis cozido, bolo, torta e demais preparos.
E as gavetas, que ficam na base e são menos frias, são ótimas para acomodar legumes, frutas e verduras.
Destine para a porta do refrigerador a garrafa de água, vinagre, pote de azeitona, geleias caseiras, preparos que são pouco sensíveis à variação de temperatura.
O armazenamento correto garante alimentos frios e seguros para consumo por dias, até semanas, reduzindo o crescimento de bactérias. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a temperatura recomendada do refrigerador é abaixo de 5° C.
O que é recomendável ter na geladeira?
Para compor refeições saudáveis desde o café da manhã até o jantar existem alguns alimentos in natura que são curinga para ter na geladeira a postos para aquele preparo culinário incrível.
- Ovos: alguns modelos trazem um dispenser na porta da geladeira, desconsidere deixá-los ali. Utilize vasilhas próprias para armazenar ovos, são bem resistentes.
- Frutas: podem ser guardadas inteiras, cortadas dentro de saquinhos de plástico ou potes para consumo rápido ou congeladas para preparo de sucos e vitaminas (por exemplo, banana, abacaxi, morango).
- Legumes: após higienizar guarde inteiros e utilize em refogados, massas, recheios, sopas, e onde mais preferir. Ao perceber que estão perto de estragar faça caldo caseiro de legumes – para deixar um risoto ou outro preparo caseiro mais gostoso, por exemplo – e sopas.
- Verduras: o melhor a fazer é lavar e secar muito bem. Armazenar em potes bem fechados para continuarem crocantes por mais tempo.
- Oleaginosas: não ficam murchas e nem perdem o sabor. Prefira mantê-las em potes hermeticamente fechados.
- Leite: não troque de embalagem, mantenha na caixa original e armazenado na primeira prateleira.
Mas claro, tenha atenção ao aspecto, cor e odor dos alimentos pois mesmo refrigerados eles são perecíveis.
Como organizar os alimentos na geladeira?
- Não misture alimentos crus e cozidos na mesma prateleira, pois os crus podem contaminar os que já estão preparados.
- Os ovos não devem ser dispostos na porta, porque há uma grande troca de energia e oscilação de temperatura. Recomenda-se que os ovos sejam armazenados na primeira prateleira e que sua higienização ocorra apenas na hora de sua utilização, a fim de evitar contaminação.
- Se for congelar marmitas, utilize etiquetas com datas de preparo para um melhor controle de validade.
- Congele em quantidades menores, pois uma vez descongelado, o alimento não deverá ser congelado novamente.
- Não descongele os alimentos à temperatura ambiente. Deixe o alimento na geladeira o tempo suficiente para que descongele.
- Nunca forre as prateleiras com plásticos ou toalhas, pois isso dificulta a circulação do ar frio, prejudicando o bom funcionamento do aparelho.
- Coloque os alimentos em recipientes bem fechados.
- Alimentos destampados estragam, ressecam e trazem mau odor para a geladeira. Guarde-os somente em vasilhas com tampa.
- Lugar de panela é no fogão com comida dentro, ou guardadinha no armário. Revire a comida em outro recipiente antes de resfriá-la.
- Observe o prazo de validade, sempre.
- O refrigerador deve ser mantido limpo.
Como utilizar a geladeira da melhor forma na rotina?
Supondo que você conheça o Guia Alimentar Para a População Brasileira (se ainda não conhece, vai ver e fazer o download gratuito) e sabe que, entre tantos ensinamentos, ele nos orienta a como fazer a escolha de alimentos para compor uma alimentação adequada, saborosa e sustentável, aqui vão algumas dicas:
- O primeiro passo para ter o eletrodoméstico como melhor amigo é checar se a temperatura está ajustada conforme citamos lá em cima e manter em dia a limpeza interna e externa do refrigerador.
- Feito isso, ter o cronograma de compras de frutas, legumes e verduras não só agiliza os cardápios da semana como garante economia.
- Pesquise sempre qual alimento está na época, eles são mais baratos e garantem equilíbrio para o meio ambiente. Fizemos um especial aqui, você pode imprimir, tirar foto ou anotar qual é a safra dos alimentos. Comprando menos porções mas com maior frequência, toda vez que você tirar o alface da geladeira ele estará crocante e fresquinho como recém-comprado.
Recursos práticos da geladeira na alimentação saudável
Definida as porções a serem compradas de frutas, legumes e verduras da semana ou do mês, caso você tenha dúvidas sobre a durabilidade do alimento e forma de armazenamento, faça uma pesquisa.
Reservar um dia da semana para adiantar alguns preparos e mantê-los refrigerados é sinônimo de versatilidade e engajamento na alimentação saudável.
Quer ver alguns exemplos? Uma ligada de forno pode assar bolo, tomates assados para uma pastinha, biscoitos caseiros, pães e parte das refeições do almoço e jantar.
E aí todos esses alimentos terão a vida útil ampliada se conservador na geladeira.
Até mesmo o pão caseiro, do exemplo acima, deve ser mantido sob refrigeração. Ele não possui aditivo químico e com poucos dias em temperatura ambiente pode apresentar bolor.
A receita pode ser a que você quiser, para comê-lo com uma casca bem crocante na hora de consumir é só esquentar por alguns segundos no micro-ondas.
De uma rápida abertura na porta da geladeira é possível sacar aquele iogurte caseiro bem fresquinho para usá-lo nas mais diferentes receitas. Algumas frutas podem ser picadas e guardadas em potes para seguir na lancheira das crianças e dos adultos.
Viu como é possível aplicar os ensinamentos do Guia Alimentar e ter uma geladeira trabalhando em prol da nossa saúde?