Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Natal sem ultraprocessados: veja como organizar uma ceia mais saudável

Aproveite as comemorações de fim de ano para escolher alimentos mais saudáveis para seu corpo e também para o seu bolso

separador

Atualizado: 

14/12/2021
Foto: iStock
Foto: iStock

As comemorações de fim de ano são situações ideais para aproveitar a oportunidade de partilhar o momento com familiares e amigos, seja durante as refeições ou fora delas. Para o momento da refeição, é importante comer em ambientes apropriados e em companhia, para uma maior oportunidade de convivência entre as pessoas, o que promove interação social e prazer com a alimentação. Pensando na confraternização,  evite comer em frente às telas e aprecie a companhia.

Além disso, também é importante ficar atento aos alimentos disponíveis e como realizar melhores combinações. A escolha dos alimentos pode tornar sua ceia mais saudável tanto para o corpo quanto para o bolso. Veja algumas dicas: 

Alimentos e preparações típicas

Panetone: Essa preparação é um símbolo das festas de fim de ano e a cada ano apresenta novas composições, traz alterações nos recheios e coberturas, nas versões doce com os mais variados tipos de chocolates (também conhecido como chocotone), doce de leite, leite em pó, trufado, com frutas cristalizadas, e até versões salgadas. A sugestão para a compra do panetone é preferir sua versão artesanal, que não apresente aditivos alimentares como aromatizantes, conservadores, corantes e emulsificantes em sua composição. Além disso, devemos nos atentar ao recheio do panetone, que pode ter como base um alimento ultraprocessado como determinados tipos de chocolate, por exemplo.    

 

Carnes típicas (pernil, chester, peru, tender, lombo etc.): Algumas carnes se tornaram tradicionais para o período das festas de fim de ano e muitas delas apresentam versões ultraprocessadas disponíveis nos supermercados. Diferente das carnes minimamente processadas, que passaram apenas por processos como de limpeza, armazenamento, fracionamento, refrigeração e congelamento, essas opções  podem conter, além de sal e açúcares (como glicose e dextrose), aditivos alimentares como acidulantes, antioxidantes, aromatizantes, conservantes, corantes, estabilizantes e realçadores de sabor. Além de apresentarem uma composição nutricional desfavorável, devido à presença destes aditivos, também apresentam um preço elevado. Uma sugestão é preferir a carne in natura ou minimamente processada para ser preparada em casa,  o que possibilita a variação do modo de preparo para a ceia. 

 

Frutas típicas: Existem diversas frutas típicas para as comemorações de final de ano, entre elas temos o abacaxi, a ameixa, a cereja, o damasco, o figo, a lichia, o pêssego, a romã, a tâmara e a uva. Optar pelas frutas sazonais, faz com que se consuma alimentos mais saborosos, já que foram cultivados sob condições favoráveis para o seu desenvolvimento, e com um preço mais barato, quando se compara esses mesmos alimentos em outros meses do ano. As frutas frescas são alimentos in natura, e fazem parte do grupo de alimentos que deve ser a base da nossa alimentação, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, podendo ser consumidas como parte das refeições principais ou das pequenas refeições. Elas também se apresentam na forma de frutas secas (minimamente processadas), cristalizadas e em caldas (processadas) nas preparações feitas neste período do ano.

 

Castanhas e nozes: Alimentos como castanhas, nozes, amêndoas e amendoim contemplam o grupo das oleaginosas e podem ser utilizados como ingredientes de saladas, molhos e diversas preparações culinárias, sejam elas doces ou salgadas. Prefira comprar esses alimentos nas versões sem sal e sem açúcar. Apesar de eles poderem apresentar um preço elevado, podemos optar por aquela oleaginosa que estiver com o valor mais barato (normalmente castanhas e amendoim) e escolher as que estiverem quebradas ao invés das inteiras, por exemplo, que sai mais em conta. 

 

Farofa: A farofa é um acompanhamento comum para refeições típicas de fim de ano. Ela costuma aparecer tanto na forma de um acompanhamento, quanto como recheio para aves. Apesar de ser uma preparação que não exige muita técnica de preparo, é comum as pessoas optarem pela farofa já pronta, que pode ser um produto ultraprocessado, contendo excesso de sal e aditivos alimentares como aromatizantes, corantes e realçadores de sabor. Não caia nessa! Prefira preparar a farofa da sua ceia do zero e assim adicionar os alimentos de sua preferência a ela.

 

Salpicão: Outro acompanhamento que costuma estar presente nas mesas de fim de ano é o salpicão, uma receita simples para variar as saladas da rotina. Prefira utilizar uma maionese caseira e batata palha que tenha apenas batata, óleo e sal na lista de ingredientes. Como complementos podem ser adicionados no salpicão, cenoura, salsão, repolho, maçã e uva-passa. Uma salada de folhas pode ser um bom acompanhamento.  

 

Arroz natalino: Essa preparação é uma alternativa para inovar o arroz do dia a dia, mas atenção, evite incluir produtos ultraprocessados na sua receita. É uma boa oportunidade para adicionar frutas secas, como a uva-passa e também as castanhas, além de verduras e legumes.  

 

Sobremesas

Quando escolher a receita de uma sobremesa para fazer do zero, evite aquelas que apresentam entre os seus ingredientes produtos ultraprocessados, como alguns tipos de gelatinas, chocolates, creme de avelã e entre outros. Apesar de algumas preparações apresentarem açúcar e gordura, são consideradas comida de verdade, mas devem ser consumidas com moderação. 

  • Receita de leite condensado caseiro(preparadas para você pela nossa nutricionista e consultora, Giorgia Russo): 

Ingredientes: 

2 copos de leite em pó

2 copos de açúcar

1 copo de água

1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador por 10 minutos. Levar para geladeira por pelo menos 2 horas antes de usar. Conservar na geladeira.

 

LEIA TAMBÉM:

Ceia de Natal: economize nas compras com estas dicas

Talvez também te interesse: