Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Como a agroecologia pode preservar o meio ambiente?

Ela ajuda na regeneração do solo, estimula a biodiversidade, produz comida limpa e justa, além de manter a natureza, animais e pessoas saudáveis.

separador

Atualizado: 

01/06/2022
Agricultura familiar ecológica
Agricultura familiar ecológica

Como será o nosso futuro diante das alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana? O debate sobre o cuidado com o meio ambiente não é novo, mas tem ficado mais frequente e te convidamos a pensar a preservação dos recursos naturais e apoiar iniciativas, como a agroecologia. 

 

O que é o meio ambiente? 

Muitas vezes a palavra meio ambiente surge como sinônimo de natureza. Segundo a Wikipedia, o termo "natureza" faz referência aos fenômenos do mundo físico, e também à vida em geral, enquanto “meio ambiente”, segundo o pesquisador e promotor de justiça Arthur Migliari, refere-se a integração e a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais, culturais e do trabalho que propiciem o desenvolvimento equilibrado de todas as formas, sem exceções. 


Se meio ambiente envolve os processos industriais que criamos para facilitar a transformação da mandioca em farinha, o tratamento de água, a energia elétrica, por exemplo, precisamos então desenvolver o meio ambiente de maneira sustentável para haver equilíbrio da natureza.
 

Por que é importante preservá-lo?

  • Vários eventos degradantes foram ocorrendo ao longo da história da humanidade, vejam alguns deles: 
  • Queima de combustíveis fósseis
  • Descarte inadequado de lixo e esgoto em rios e mares
  • Crescimento desordenado das cidades com assoreamento de rios e aterros de manguezais
  • Plantio de alimentos com agrotóxicos e consequente esgotamento do solo
  • Queima e destruição de matas e florestas, entre outros
  • Extração de minério das rochas

Existe um ciclo natural de regeneração dos recursos naturais, mas estamos em déficit, ou seja, consumindo mais do que a Terra pode reconstruir. Isso pode representar num futuro não tão distante um esgotamento total de recursos, mas que já é sentido nos dias atuais. 

É preciso adotarmos medidas ecológicas e renováveis para evitarmos o avanço do aquecimento global; das alterações do ciclo natural de animais e plantas; escassez de água; poluição do ar e água; entre outros. 

 

O que é a agroecologia?

Segundo a definição do professor e pesquisador da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, Stephen Gliessman, é uma ciência que estuda e aplica os conceitos da ecologia no manejo dos agroecossistemas. 

Entende-se por agroecossistema não só o sistema agrícola, mas também suas relações com os aspectos ambientais e sociais que dele dependem e dos quais ele próprio depende, ou seja, consideram-se as relações do sistema de produção com todo o seu entorno físico: ambiente (solo, clima, água, plantas, etc) e seres humanos (produtores, consumidores, mercados, comunidades, etc).

 

Como entra a agroecologia nesse contexto?

A agricultura tradicional produz alimentos em larga escala visando lucro. Utiliza agrotóxicos para controle de insetos e pragas e também para amadurecer mais rápido frutas, legumes e verduras. Contaminam a terra, os animais e as pessoas.

Nos grandes latifúndios, geralmente, são hectares a perder de vista de plantações de uma única espécie, ou seja, monoculturas de soja, milho, cana-de-açúcar, exterminando nossa diversidade de espécies ancestrais de alimentos, como as diversas variedades de milho, feijão, legumes, hortaliças, árvores nativas, etc. 

A agroecologia promove desenvolvimento rural sustentável, agregando conhecimento científico e saber tradicional para proteger e desenvolver as plantações, além de proporcionar melhores condições sociais e econômicas aos produtores rurais.

"Um solo sadio gera uma planta sadia, e esta não será atacada por pragas, pois na natureza, "praga" é um grande indicador de que falta algo, e portanto, a planta não está bem nutrida". Ana Primavesi. 

 

Quais os benefícios da agroecologia?

A qualidade do alimento vindo de uma fonte segura, do cultivo até o consumo é capaz de promover um ciclo de benefícios, desde o produtor rural até o consumidor final. A agroecologia beneficia a sociedade, a saúde, o meio ambiente e promove segurança alimentar.

  1.  Aumenta a nutrição e a saúde das pessoas
  2. Integra diferentes tipos de conhecimento sobre plantio e manejo do solo
  3. Preserva os recursos naturais e a biodiversidade 
  4. Produz mais alimentos com menos recursos 
  5. Melhora a resiliência das pessoas rurais 
  6. Resgata e conserva os conhecimentos e a cultura local

 

Fonte: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura


Como a agroecologia pode contribuir para a preservação do meio ambiente?

A agroecologia preserva o meio ambiente porque não utiliza agrotóxicos que matam os organismos vivos do solo, contaminam a água e que prejudicam também os seres vivos que compõem este ecossistema. 

Ela favorece a reciclagem de nutrientes importantes para a formação dos solos, ou seja, tem a capacidade de recuperar e manter a fertilidade dos solos. 

A recuperação do solo acontece num trabalho conjunto de formação de conscientização dos produtores rurais sobre a importância de preservar e reflorestar as áreas com mudas de árvores frutíferas, espécies nativas, entre outros recursos. 

 

Quais atitudes agroecológicas posso adotar na minha rotina?

  • Cada atitude tem grande importância para promover mudanças efetivas no caminho da sustentabilidade. Listamos algumas recomendações para você aplicar na sua rotina:
  • Procure na sua região compras coletivas, compre de famílias que promovam cultivo agroecológicos de alimentos 
  • A emblemática frase: “descasque mais, desembale menos” é uma grande verdade. A água é utilizada na fabricação das embalagens dos produtos ultraprocessados. Além de esgotar um recurso natural, essa embalagem, quando descartada no aterro, demora até 450 anos para se decompor, além de contaminar o solo. 
  • Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. Preparamos um conteúdo com dicas de aproveitamento integral de alimentos, como talos e folhas de legumes. 
  • Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo em folhas após varrer a calçada. Tome cuidado com substâncias inflamáveis próximo a áreas de mata.  
  • Participe de hortas comunitárias. Se ainda não existe uma na sua região, que tal dar o pontapé para um projeto incrível e repleto de benefícios para os moradores? 
  • Respeite os períodos de proibição da pesca e andada do caranguejo.

Talvez também te interesse: