Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Como aproveitar os talos e as folhas dos legumes?

Sabia que a folha de beterraba rende, pelo menos, cinco preparos diferentes? O aproveitamento integral dos alimentos rende receitas legais, sustentáveis, além de gerar economia doméstica

separador

Atualizado: 

04/07/2024
Como aproveitar os talos e as folhas dos legumes?
Foto: iStock

Quando você pensa em comprar verduras e legumes na feira, costuma pedir para cortar a rama, os talos e folhas que envolvem os alimentos? Ou elas já vêm cortadas? 

Sabia que trazer o alimento in natura inteiro para casa pode render receitas bem legais e ainda nutritivas? Uma beterraba comprada com a folha, por exemplo, rende, pelo menos, cinco receitas. Olha quanta variedade num alimento só. 

Confira as dicas que reservamos nesse material, e aprenda como  fazer um aproveitamento integral dos alimentos utilizando legumes, hortaliças, talos, folhas e ramas nas preparações culinárias. 

Aproveitamento integral x desperdício de alimentos 

Em 2020, o IBGE informou que foram comercializadas no país cerca de 5,4 milhões de toneladas de hortaliças. Parece um consumo alto, mas quando colocamos ao lado o volume de alimentos jogados no lixo, a balança fica desproporcional. Cerca de 26 milhões de toneladas de alimentos são jogados no lixo anualmente, o que poderia alimentar 35 milhões de pessoas, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). 

“Na produção rural, a gente tem desperdício de alimentos em relação a pragas, as chuvas, tempestades que acabam estragando a colheita e você tem um desperdício significativo. No transporte até a comercialização também, dentro dos supermercados é elevado. Na casa dos consumidores ou por não aproveitar os alimentos integralmente ou por esquecer na geladeira”, disse Camila Moraes, pesquisadora da UFScar (Universidade Federal de São Carlos). 

Ampliar a produção de alimentos para suprir as necessidades do aumento populacional também tem impacto ambiental e o desperdício de alimentos vai se expandir proporcionalmente.

Por isso, é importante adotarmos a redução do desperdício de alimentos para combater as mudanças climáticas, reduzir as pressões sobre a terra, a água, a biodiversidade e os sistemas de gestão de resíduos, além de melhorar a segurança alimentar de todos os habitantes do planeta. 

Talos e folhas: como aproveitá-los na comida? 

Diante de tantos índices alarmantes ficou claro que da raiz às folhas, não dá pra desperdiçar, né? A industrialização dos alimentos trouxe um padrão de consumo, no mercado estão disponíveis as mesmas variedades de hortaliças e os preparos são convencionais. 

A comida brasileira é feita de cultura, de tradição. Resgatar esses hábitos é fundamental para trazermos segurança alimentar e economia para as famílias. 

Voltando no exemplo do começo do texto, ao comprar a beterraba com folha, você pode:

  • Fazer uma sopa de beterraba (quente ou fria de acordo com a estação do ano)
  • Comê-la cozida em fatias junto com o arroz e feijão no almoço e jantar
  • Fazer uma massa de nhoque usando a beterraba cozida para a massa
  • A beterraba crua e suas folhas se juntam a outros legumes ralados, como cenoura e repolho, numa salada refrescante para acompanhar as refeições 
  • As folhas da beterraba servem de recheio para tortas, omelete e até massa de panqueca
  •  A casca da cebola, da cenoura, o bulbo da cebolinha e outros talos podem virar um aromático caldo de legumes. Cozinhe tudo com água em fogo baixo por alguns minutos, coe, e congele em forminhas de gelo para usar em preparações culinárias, como risotos, ensopados, etc. 
  • Os talos das hortaliças, as ramas e folhas podem virar recheios de vários tipos de massas. Omelete, lasanha, pastéis, bolinhos e tortas, como essa versão de torta salgada que traz uma deliciosa solução para esses alimentos.
  • As cascas que você coar do caldo de legumes podem ir para uma composteira. É super simples ter uma em casa e não dá cheiro e nem inseto. 

Viu só como um único alimento forneceu 5 opções variadas e saborosas para o planejamento alimentar da casa. E você não precisa maratonar a beterraba a semana toda, você pode congelar alguns dos preparos para consumir ao longo do mês. 

Receitas com aproveitamento dos alimentos

Será que a partir desse conteúdo você vai pedir pro feirante manter as folhas verdes do repolho, a rama da cenoura e as folhas do rabanete? 

Destacamos algumas receitas para você criar repertório de preparo e com criatividade adaptar as receitas aos talos e folhas do momento na sua casa. 

Se você gosta de bolinho de arroz, pode juntar o arroz adormecido com talos, fritar em óleo quente ou fazê-lo assado. Fica lindo o bolinho bem dourado e cheio de verdinho dentro. 

Farofa com a presença de talos é um clássico! A combinação de texturas é incrível e todo mundo aprova. Compartilhamos uma proposta agridoce de farofa com casca de abacaxi e talos. 

Não deixe os verdinhos murcharem na geladeira. Nos dias mais frios, uma sopinha sempre vai bem. A sopa de fubá com talos e folhas enche a barriga e aquece o coração. 

Você pode conferir outras receitas no site do Mapa de Feiras Orgânicas. Clique em receitas e digite “talos” no campo de pesquisa. 

Acompanhe sempre o Dicas e Direitos para mais informações sobre alimentação saudável e sustentável.