Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Descubra quais são os alimentos de cada estação

Aprenda a safra de cada alimento, consuma na época e garanta mais saúde, economia e equilíbrio para o meio ambiente

separador

Atualizado: 

23/05/2023
Foto: iStock
Foto: iStock

Já imaginou o quanto a manga pode ficar ainda mais saborosa e suculenta consumida entre os meses de setembro a dezembro? Ou ainda ter tomates para molho ou salada bem tenros, vermelhos e doces entre os meses de janeiro a abril? 

Podemos consumir esses e outros alimentos o ano todo, mas quando eles estão na época de colheita, no período em que a natureza produz esses alimentos sem intervenção tecnológica, eles ficam com um sabor e aparência únicos! 

A cada mês e nova estação temos frutas, verduras e legumes típicos da época. Tudo o que é colhido no momento da safra está mais fresco e também mais barato, o que garante economia no bolso e melhora na qualidade da alimentação.

A estação da colheita dos alimentos pode ser dividida em três pontos: 

  • Período da safra: preços baixos e melhor qualidade dos produtos;   
  • Período de início ou de final de safra: preços intermediários; 
  • Período de entressafra: preços mais elevados.   

Portanto, voltando ao exemplo anterior da manga, quando setembro inicia a safra da fruta está no começo, em novembro e início de dezembro está no ponto alto e no começo de janeiro é o fim da safra da manga. A entressafra são os meses de março a agosto. 

Por que respeitar a safra dos alimentos é importante? Vamos contextualizar voltando na história. A monocultura foi implantada no Brasil durante a colonização,a agricultura que era diversa e plural, deu espaço para o monocultivo da cana-de-açúcar, cacau e o café para fabricação e exportação em larga escala. E logo surgiram os primeiros problemas ambientais, como a doença do cacau e a erosão e esgotamento dos solos, no caso do café.

O cultivo de uma única espécie de alimento o ano inteiro fomenta o uso de agrotóxicos e fertilizantes empregados para controlar pragas e acelerar o amadurecimento dos alimentos e corrigir o esgotamento do solo. Essas substâncias  podem provocar a contaminação do solo e, consequentemente, dos lençóis freáticos, o que significa veneno na água que bebemos. A nossa saúde fica exposta com tanto agrotóxico: no ar, na água e no alimento. Portanto, quando você respeita a safra está fortalecendo:

  • A prática da rotação de culturas que reduz o desenvolvimento de pragas;
  • Conservação e proteção do solo;
  • Apoia a promoção da diversidade de espécies e sustentabilidade na produção agrícola;
  • A comida no prato sem veneno

E sabem porque a natureza oferta os alimentos em determinadas épocas? Porque existe uma sincronicidade entre o meio ambiente, suas estações e o corpo humano. 

Os nutrientes de cada fruta, verdura ou legume estão ligados ao bom funcionamento do nosso organismo. Se no inverno brasileiro estamos mais fragilizados e sujeitos a doenças respiratórias, a flora nos contempla entre os meses de junho a setembro com frutas cítricas e folhas de cor verde bem escuro.

Confira os benefícios dos alimentos da safra para o seu organismo

INVERNO - O inverno é marcado por um ar seco e, por isso, nosso organismo está suscetível a doenças respiratórias. Os cítricos são importantes para fortalecer nossa imunidade. É a época também de muitos tubérculos, como o inhame, mandioca que são fontes de energia importantes já que o nosso corpo gasta mais energia para nos manter aquecidos.

No inverno brasileiro é época de abóbora, abobrinha, batata doce, berinjela, brócolis, cará, cenoura, couve-flor, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, acelga, alface, chicória (escarola), couve, espinafre, mostarda, repolho, banana, laranja, limão, mamão, melão, morango, pêra, pinhão e tangerina.

PRIMAVERA - É na primavera que ocorre a floração de diversas espécies e os animais polinizadores transferem grãos de pólen entre as plantas para a  formação de frutos e sementes que irão originar novas plantas. Que tal aproveitar o clima fresco para investir em flores e folhas para colorir e agregar benefícios à sua refeição?

É hora de consumir mais flores e folhas. Abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha, mandioquinha, nabo, vagem, alface, almeirão, catalonia, chicória (escarola), repolho, banana, caju, laranja, melão, morango e pêssego. Aliás, em qualquer estação, a irritabilidade pode ser superada com mais verduras da primavera e diminuindo os alimentos aquecedores do inverno.

VERÃO - Verão é momento de frescor, hidratação e tudo de fácil digestão, ou seja, caprichar nas frutas, saladas e alimentos leves: abóbora, abobrinha, agrião, alcachofra, alho, batata-doce, berinjela, cenoura, chicória (escarola), chuchu, jiló, mandioca, milho verde, moyashi (broto de feijão), nabo, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pêra e uva.

OUTONO -A estação do outono vai de março a junho e oferece temperaturas mais amenas que combinam com comidas mais aconchegantes, como os cozidos e ensopados. É o momento de aproveitar a safra do tomate para fazer um bom molho caseiro e preparar pratos com a nossa querida abóbora que agrada brasileiros de Norte a Sul

É momento de colher: abóbora, abobrinha, acelga, alface, batata-doce, berinjela, brócolis, chuchu, mandioca, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem, repolho, abacate, banana, caqui, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, linhaça, maçã, maracujá, melancia, pêra e tangerina.

Anotou as dicas? Aplicar essas mudanças na rotina favorecem a sua saúde, o meio ambiente e o seu bolso. Alimentos colhidos dentro da safra recebem menos incidência de agrotóxicos, que são produtos químicos sintéticos usados nas lavouras para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores. Esses agrotóxicos  podem  contaminar  reservatórios  de  água,  rios, solo e animais, alimentos e nós, por consequência. 

Você pode conferir esse estudo que avaliou 27 produtos populares no dia a dia dos brasileiros, como bisnaguinha e bolacha, com forte apelo infantil aqui.

Leia também: Confira os 10 mitos e verdades sobre os agrotóxicos 

Talvez também te interesse: