Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Cidadania

Voluntariado

Lei completa 25 anos e damos dicas inspiradoras sobre como ajudar aqueles que precisam

Em 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado faz 25 anos, e nunca foi tão importante ajudar o próximo. Reunimos algumas dicas inspiradoras para quem não tem ideia de como começar

Você faz ou já fez algum trabalho voluntário? Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2019 – realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –, 6,9 milhões de pessoas com 14 anos ou mais fizeram voluntariado no Brasil na semana da pesquisa.

De onde veio o meu pet?

IMAGEM DE DESTAQUE Buscar informações sobre a "origem" do filhote antes de comprá-lo é uma medida importante para saber se o bem-estar do animal foi respeitado. Veja dicas

responsabilidade social

Investimento (um pouco) mais responsável

O Brasil é um país com uma das maiores biodiversidades do mundo. O que é biodiversidade e qual a sua importância são questões que estão longe de poder ser respondidas pela população em geral, aqui e no mundo. Este será apenas um dos temas tratados na CDB (Convenção sobre Diversidade Biológica) realizada no Brasil.

Consumidores dizem não aos transgênicos

Plano de saúde indenizará consumidora

A Unimed Paulistana foi condenada em 1ª instância a pagar indenização por danos morais a uma consumidora que teve negada a autorização para a realização de um exame de mamografia. A seguradora de saúde insistia que o prazo de carência contratual era de 180 dias, ainda não cumprido.  

Noite de festa

Idec homenageia colaboradores

Lançamento da revista mensal do Idec e mudanças no site marcam o início de uma nova fase no Instituto. 

Legislação

PEC 29 restringe ação coletiva

A aprovação da PEC (Proposta de Emenda Institucional) n° 29 pode limitar para âmbito local as ações coletivas que poderiam beneficiar toda a população do País. Atualmente, quando uma entidade move uma ação coletiva em defesa dos direitos que dizem respeito a toda uma coletividade, como o meio ambiente e o direito do consumidor, beneficiam todos os cidadãos.

Meio Ambiente

Pelo direito à água

O seminário “Água e os Consumidores”, realizado em 2004 pelo Idec em parceria com o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), teve o objetivo de aumentar a participação das entidades civis na luta pelo direito do consumidor à água, além de promover a busca por soluções para os problemas enfrentados pela sociedade. 

Serviços públicos

A água como mercadoria

Órgãos de defesa do consumidor se preocupam com o sistema pré-pago.

Reunião com associados

Idec apresenta plano de auto-sustentação

Mais serviços e mudanças na nova fase do Instituto foram discutidas com os associados, num encontro produtivo em São Paulo.

 

Internacional

China discute consumo

Para o secretário geral da China, Mu Jianhua, educar as pessoas sobre como consumir é a melhor forma de frear o consumo sem limites. Mais que isso, a educação da população deve ser adaptada a cada tipo de local. Segundo o secretário, a linha direta com o consumidor recebeu mais de 2,24 milhões de queixas, o que ajudou a economizar mais de US$ 483,7 milhões de dólares dos consumidores, graças ao sistema de mediação de conflitos.  

Páginas

Subscrever RSS - Cidadania