Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Na Marcha dos Prefeitos, Idec mostra soluções para gestores municipais

Instituto foi ao evento para divulgar seu trabalho aos gestores públicos, principalmente na área de mobilidade urbana e alimentação saudável; veja como foi

Compartilhar

separador

Atualizado: 

15/05/2019
Na Marcha dos Prefeitos, Idec mostra soluções para gestores municipais

O vereador Junior Veleriote (São José de Ubá-RJ), Ana Paula Bortoletto, líder do programa de Alimentação Saudável e Rafael Calabria, líder de Mobilidade Urbana no estande do Idec

 

Entre 8 e 11 de abril, o Idec participou da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento deste ano aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e teve, em média, 8 mil participantes, segundo a Confederação Nacional de Municípios.

Cerca de 100 prefeitos e 115 vereadores estiveram no estande do Instituto para conversar sobre alimentação adequada e saudável. Os especialistas do Idec receberam cerca de 300 pessoas e centenas de gestores tiveram acesso aos materiais disponibilizados pela ONG.

Durante a Marcha, o Idec lançou o site Alimentando Políticas, que tem como intuito apresentar para os gestores pesquisas científicas sobre alimentação que podem embasar políticas públicas efetivas relacionadas ao tema.

"Os gestores que conversamos ficaram super empolgados com o site, tanto porque vão poder encontrar informações confiáveis sobre diversos assuntos ligados à alimentação quanto porque a plataforma tem como princípio facilitar o trabalho do vereador, prefeito e sua equipe na hora de produzir leis para melhorar a alimentação de seu município", afirma Laís Amaral.

Além de lançar o site Alimentando Políticas, o Idec apresentou aos gestores a coleção Escolas Saudáveis, que tem como objetivo dar informações e promover a melhoria da alimentação dentro da escola e a proteção da infância.

Transporte de qualidade nos municípios

O pesquisador em Mobilidade Urbana do Idec, Rafael Calabria, também marcou presença na Marcha divulgando as ações relacionadas à qualidade do transporte nas cidades brasileiras.

Durante o evento, o Idec disponibilizou materiais como o manual “Direito dos Usuários de Transporte Coletivo”, e o “Guia de Boa Prática para Gestão dos Ônibus na Cidade” para os prefeitos interessados em investir em infraestrutura para pedestres e ciclistas nas cidades. Os materiais contam, inclusive, com recomendações de políticas públicas para serem incluídas no plano de mobilidade.

Na ocasião, Rafael Calabria e o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo, discutiram pessoalmente sobre a criação de um fundo de mobilidade para baratear tarifas e financiar os projetos nos municípios.

Para o Idec, a ausência de fontes de financiamentos mais estáveis e organizadas impactam diretamente na qualidade dos serviços, assim como a falta de assessoria técnica para os municípios optarem por políticas públicas e regras mais eficientes.

 

LEIA TAMBÉM

Idec cria site para apoiar políticas públicas sobre alimentação

Idec lança site sobre Publicidade de Alimentos

Ônibus gratuito é possível: conheça o transporte municipal de Agudos (SP)

Talvez também te interesse: