separador
Atualizado:
Com o objetivo de promover a saúde pública nos municípios brasileiros, o Idec, apoiado por diversos parceiros, lança hoje (08) o site Alimentando Políticas para oferecer fundamentação científica e apoiar gestores públicos preocupados em realizar projetos efetivos sobre alimentação e nutrição no País.
Na plataforma, o gestor poderá encontrar estudos de pesquisadores renomados sobre rotulagem, preço e publicidade de alimentos, acesso e informação da população sobre alimentação adequada e saudável, dentre outros assuntos. Além disso, serão divulgadas informações e pesquisas sobre como interesses privados influenciam na gestão pública.
A alimentação dos brasileiros
Ana Paula Bortoletto, nutricionista e líder do programa de alimentação saudável do Idec, explica que promover políticas públicas que influenciam hábitos alimentares saudáveis é de enorme importância para os municípios.
“As consequências das mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros são visíveis e refletem no aumento expressivo de doenças crônicas como diabetes, doenças do coração, pressão alta e obesidade em todas as faixas etárias e de renda”, explica.
De 2008 a 2010, o SUS (Sistema Único de Saúde) gastou cerca de R$ 3,6 bilhões anuais com excesso de peso e obesidade no Brasil. Se políticas públicas efetivas não forem implementadas, os custos diretos com obesidade entre os anos de 2010 e 2050 serão de mais de US$ 330 bilhões.
Projeto Independente
O Alimentando Políticas é um projeto independente, livre de conflito de interesses, feito em parceria com a organização ACT Promoção da Saúde, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Nupens/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo) e a Universidade de Edimburgo, na Escócia.
LEIA TAMBÉM
Idec lança site sobre Publicidade de Alimentos
Indústria do tabaco colaborou para viciar crianças em bebidas adoçadas