Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Câmara dos Deputados realiza seminário sobre redução de agrotóxicos

Evento teve a apresentação de relatório favorável ao Pnara, que agora aguarda votação na Câmara

Compartilhar

separador

Atualizado: 

05/12/2018
Câmara dos Deputados realiza seminário sobre redução de agrotóxicos

No início deste mês, aconteceu em Brasília o seminário "A importância de uma Política Nacional de Redução de Agrotóxicos para o Brasil", organizado pela Comissão Especial presidida pelo deputado Alessandro Molon, que analisa a Pnara (Política Nacional de Redução de Agrotóxicos). 

O evento teve como objetivo apresentar aos parlamentares a relevância desse PL (Projeto de Lei) para a garantia da segurança alimentar, além de discutir o relatório elaborado pelo deputado Nilto Tato, que aborda o conteúdo da Pnara e suas motivações.

Com parecer favorável ao projeto, o documento deverá ser votado na Comissão Especial na última semana de novembro. 

“Aprovar a Pnara é um passo determinante para que o congresso brasileiro indique se optará pelo caminho da produção e consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis”, explica Rafael Arantes, nutricionista do Idec.

Participaram do evento representantes da sociedade civil nacional e internacional, pesquisadores, chefs, movimentos sociais, e representantes da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).* 

#ChegaDeAgrotóxicos

O Idec atua no tema da redução de agrotóxicos desde o início dos anos 2000, contribuindo ativamente para as discussões e participando como palestrante em audiências públicas  e em diversas iniciativas. Em outubro passado, lançou o e-book “10 mitos e verdades sobre agrotóxicos” para ampliar o debate sobre o assunto e mostrar que algumas afirmações, já bem conhecidas, nem sempre são verdadeiras.

Além disso, o instituto e outras organizações da sociedade civil lançaram no ano passado a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos, com o objetivo de barrar o PL (Projeto de Lei) que pretende facilitar o uso de agrotóxicos no Brasil, oferecendo como alternativa a aprovação da Pnara. 

 

*Ao contrário do informado no boletim do dia 30/11/2018, o Idec não esteve presente no seminário realizado em Brasília, no início de novembro. Porém, o Instituto atua ativamente no tema, contribuindo para as discussões em audiências públicas e em diversas iniciativas. 

 

LEIA TAMBÉM

Dia Mundial da Alimentação: Idec lança e-book sobre agrotóxicos

Em vídeos, consumidores falam sobre dificuldade em entender rótulos

Idec participa de eventos sobre ambientes alimentares saudáveis