Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Dia Mundial da Alimentação: Idec lança e-book sobre agrotóxicos

Material gratuito tem o objetivo de ampliar o debate sobre o tema e informar a população sobre como se alimentar de forma mais saudável

Compartilhar

separador

Atualizado: 

04/12/2018
Dia Mundial da Alimentação: Idec lança e-book sobre agrotóxicos

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, o Idec lança nesta terça-feira (16) o e-book gratuito 10 Mitos e Verdades sobre Agrotóxicos - Guia prático para uma alimentação mais consciente e saudável. O objetivo do material é ampliar o debate sobre o assunto e mostrar que algumas afirmações, já bem conhecidas, nem sempre são verdadeiras.

A discussão a respeito do uso de agrotóxicos no País ganhou grande destaque no cenário nacional a partir de maio deste ano, após uma das comissões especiais da Câmara dos Deputados colocar em pauta e aprovar o PL nº 6299/02, conhecido como Pacote do Veneno. De autoria do Ministro da Agricultura Blairo Maggi, o projeto facilita o uso da substância no Brasil.

“O pacote confunde a população a respeito dos prejuízos a saúde humana e ao meio ambiente causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, além de colocar em risco a alimentação adequada e saudável de todos. Fizemos esse material para combater a desinformação, esclarecer termos e mostrar evidências para incentivar os leitores a terem uma alimentação saudável e consciente”, afirma Rafael Arantes, nutricionista do Idec.

Além de informações gerais sobre o uso do veneno no País, o e-book traz os principais mitos e verdades sobre o tema. Os leitores podem achar informações sobre se lavar bem os alimentos elimina os agrotóxicos, se hidropônicos não têm o veneno ou até se agrotóxico é a mesma coisa que pesticida e defensivo agrícola. O material pode ser baixado no site do Idec, clicando aqui.

Atuação de longa data

O Instituto atua no combate ao uso de agrotóxicos no Brasil desde o início dos anos 2000. Devido às iminentes ameaças de retrocessos ao longo dos anos, o Idec e outras organizações da sociedade civil lançaram em 2017 a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos, a fim de barrar o Pacote do Veneno, oferecendo como alternativa a aprovação da Pnara (Política Nacional de Redução de Agrotóxicos).

Eventos em outubro

Ainda para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, os membros da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, coalizão que o Instituto é membro, estão realizando uma série de eventos no mês de outubro. Confira.

16 de outubro

Que alimentação queremos para o futuro?. Promovido pelo curso de Nutrição da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o evento tem em sua programação oficinas culinárias de aproveitamento integral de alimentos, palestras e discussões sobre o tema. O evento é gratuito e haverá certificado de participação.

Políticas públicas e alimentação. Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar da Prefeitura de Campinas, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) realiza uma programação especial voltada à discussão do papel das políticas públicas de alimentação e nutrição nos níveis local e federal na garantia do direito humano à alimentação adequada. O Idec participa do evento.

Arte, cultura e saúde. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) realiza, em seu campus Macaé, uma feira de promoção de saúde que incluirá vídeo-discussão, rodas de conversa, apresentação teatral, gincana e música. No Cine-Alimentação, por exemplo, os visitantes poderão assistir ao vídeo “Agite-se antes de beber”, produzido pelo Idec.

Acesso à alimentação saudável. O Greenpeace lança dois blogs esta semana. Um para trazer experiências pessoais sobre mudança de hábito alimentar e outro para discutir a democratização e do acesso à alimentação saudável.

16, 17 e 18 de outubro

Tenda da rotulagem. A ação tem como objetivo apresentar à população uma nova proposta de rotulagem nutricional que traz mais informação sobre os alimentos. O evento acontece na UFF (Universidade Federal Fluminense).

19 de outubro

Tenda da rotulagem. A ação tem como objetivo apresentar à população uma nova proposta de rotulagem nutricional que traz mais informação sobre os alimentos. O evento acontece no Sesc Florêncio de Abreu, em São Paulo, das 11h às 14h.

20 de outubro

Feira sustentável. Participando da Green Action Week, campanha global de promoção do consumo sustentável, o Idec promove em frente a sua sede em São Paulo uma feira com diversas atividades para estimular a comunidade a vivenciar experiências únicas. O evento terá uma roda de samba, atividades para as crianças, feira de troca de brinquedos e livros e muito mais.

30 e 31 de outubro

VIII Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional. O GPSSAN (Grupo de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar) do Centro Universitário Uninovap promove o eventoque contará com uma série de palestras e tendas. Para mais informações, acesse aqui.

Talvez também te interesse: