Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa de eventos sobre ambientes alimentares saudáveis

Idec marcou presença em eventos realizados durante o Mês da Alimentação, em Campinas (SP) e Piracicaba (SP); encontros marcaram divulgação da Coleção Escolas Saudáveis

Compartilhar

separador

Atualizado: 

03/12/2018
Idec participa de eventos sobre ambientes alimentares saudáveis

Para encerrar o Mês da Alimentação, que aconteceu em outubro, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) marcou presença em dois eventos sobre a promoção de ambientes alimentares saudáveis, realizados em Campinas (SP) e Piracicaba (SP). 

Os eventos reuniram acadêmicos, conselhos, prefeituras e gestores com o objetivo de avançar as discussões sobre políticas que garantam ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis, tanto no nível local, quanto federal, além de estimularem o compromisso político dos gestores públicos e o interesse da sociedade.

A convite do Instituto de Economia da Unicamp, o Idec participou do painel "Políticas públicas de alimentação e nutrição no âmbito local", realizado em 16 de outubro. Na ocasião, o nutricionista do Idec,  Rafael Arantes,  apresentou os resultados de experiências realizadas em escolas de diferentes partes do Brasil, induzidas a partir de propostas legislativas, que priorizam a alimentação saudável. As experiências foram compiladas pelo Idec no Guia Alimentos Orgânicos nas Escolas, lançado recentemente.

Em Piracicaba, o evento "Interfaces entre Segurança Alimentar e Nutricional e Alimentação Escolar: um diálogo necessário" também discutiu medidas como a restrição da oferta e publicidade de alimentos ultraprocessados nas escolas e a aquisição de alimentos orgânicos e agroecológicos. O encontro aconteceu no auditório de Ciências Humanas da ESALQ e foi organizado pelo COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), em parceria com o CAE (Conselho de Alimentação Escolar). 

Alimentos Orgânicos nas Escolas

O Idec tem participado ativamente do debate sobre medidas legais que transformem as escolas e os serviços de alimentação escolar em fornecedores de alimentos e refeições saudáveis.

Pensando nisso, o Instituto lançou o livro Alimentos Orgânicos nas Escolas – Guia Para Gestores, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar por meio de práticas sustentáveis e da inserção de alimentos orgânicos e agroecológicos nas instituições de ensino.

Essa é a segunda publicação da Coleção Escolas Saudáveis, que visa proteger este ambiente e estimular a adoção de hábitos igualmente saudáveis também fora da escola. Saiba mais sobre a coleção aqui.

Mais publicações

Com a discussão sobre o uso de agrotóxicos em alta, o Idec também lançou o ebook “10 Mitos e Verdades sobre Agrotóxicos”. O objetivo do material é ampliar o debate sobre o assunto e mostrar que algumas afirmações, já bem conhecidas, nem sempre são verdadeiras.

O tema ganhou grande destaque no cenário nacional a partir de maio deste ano, após uma das comissões especiais da Câmara dos Deputados colocar em pauta e aprovar o PL nº 6299/02, conhecido como Pacote do Veneno. De autoria do Ministro da Agricultura Blairo Maggi, o projeto facilita o uso da substância no Brasil.

 

LEIA TAMBÉM

Idec apoia Lei Estadual da Bahia sobre publicidade infantil

Campanha alerta sobre necessidade de rótulos mais fáceis em ultraprocessados

Dia Mundial da Alimentação: Idec lança e-book sobre agrotóxicos

Talvez também te interesse: