Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Após censura, peça educativa sobre ultraprocessados é liberada na Colômbia

Campanha da Red PaPaz, que alerta sobre riscos da publicidade de alimentos ultraprocessados a crianças, havia sido recusada por canais de televisão da Colômbia

Compartilhar

separador

Atualizado: 

15/05/2019
Após censura, peça educativa sobre ultraprocessados é liberada na Colômbia

Foto: Red PaPaz/Divulgação

 

A Corte Constitucional da Colômbia confirmou no início de abril a sentença que obriga os canais privados de televisão a transmitir o comercial “No coma más mentiras” (em português, “Não coma mais mentiras”), da ONG Red PaPaz. O Idec atuou como amicus curiae (amigo da corte) no processo.

A campanha, que visa alertar a sociedade sobre os riscos da publicidade de ultraprocessados a crianças, foi vetada pelos canais Caracol TV e Canal RCN. O comercial foi elaborada pela Red PaPaz, uma organização colombiana sem fins lucrativos formada por pais, mães e cuidadores que atuam em prol dos direitos das crianças e adolescentes.

Para a Corte, o controle prévio realizado pelos meios de comunicação não encontra respaldo legal e configura um caso de censura e de violação do direito à liberdade de expressão e do direito do consumidor à informação.

O Idec, que participou do processo em conjunto com a ACT - Promoção da Saúde, considera a decisão um avanço para a sociedade. “A decisão é muito positiva, pois ela garante um ambiente mais democrático para a divulgação de informações importantes para a sociedade, como os riscos à saúde decorrentes do consumo de ultraprocessados”, afirma Mariana Gondo, advogada do Idec.

A batalha judicial

Em seu lançamento, a campanha da Red PaPaz foi recusada pelas emissoras Caracol TV e Canal RCN, empresas concessionárias do serviço nacional público de televisão, que se negaram a transmitir o material por se tratar de "um conteúdo polêmico que poderia gerar desaprovação por parte dos anunciantes".

Em contrapartida, a ONG ofereceu um acordo em que assumiria a responsabilidade pelo conteúdo da peça. Porém a oferta foi ignorada pelos meios de comunicação na época.

Com isso, a Red Papaz entrou com uma ação e venceu em primeira instância, porém as emissoras recorreram e o processo chegou à Corte Constitucional. No final de março, o Idec encaminhou manifestação em apoio à ONG colombiana.

Por fim, a decisão da Corte foi favorável à campanha e o julgado reforçou que a peça se trata de uma campanha de saúde pública baseada em evidências científicas, da OMS (Organização Mundial de Saúde) e OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), e não visa a promoção de nenhum produto.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que é um direito básico do consumidor a informação adequada e clara sobre os produtos, inclusive sobre os riscos que apresentam. Uma das condições para a garantia do direito à alimentação adequada é a informação ao consumidor, permitindo que ele saiba o que come.

 

LEIA TAMBÉM

Indústria do tabaco colaborou para viciar crianças em bebidas adoçadas

Idec contribui com consulta da Anvisa sobre cereais integrais

Idec cria site para apoiar políticas públicas sobre alimentação

Talvez também te interesse: