Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Mudanças e cortes de linhas: orientações aos passageiros de ônibus

Órgão de transporte precisa comunicar reduções e alterações de linhas; usuários têm o direito de participar do processo

separador

Atualizado: 

10/12/2018
Mudanças e cortes de linhas: orientações aos passageiros de ônibus

Com o crescimento e mudança da dinâmica das cidades é esperado que as linhas de ônibus sejam alteradas com certa frequência. Mudanças no sistema, como criação, modificação, divisão ou exclusão das linhas, podem ser realizadas, porém o órgão de transporte e a prefeitura ou governo responsável devem tomar determinadas precauções neste processo para não prejudicar nenhum usuário.

Guia do Usuário de Transporte Público: baixe o e-Book grátis

O novo modelo proposto deve sempre buscar a melhora da qualidade do serviço. É dever do órgão de transporte comunicar com clareza essas mudanças para todos os impactados e é direito do usuário participar e debater esse processo.
 
Por isso, quando a alteração, redução ou corte de linhas do transporte impactar diretamente o seu dia-a-dia, você pode e deve cobrar os órgãos responsáveis e participar ativamente do processo. Veja como:
  
Mudanças justificadas e comunicadas
As alterações nas linhas devem ser justificadas pelo órgão responsável pelos ônibus da cidade ou região, e os impactos resultantes das mudanças, e os motivos da mudança têm que ser analisados e apresentados à população. Preferencialmente, o poder público responsável deve ter um processo pré-estabelecido para isso, com canais de comunicação e registro das mudanças, audiências, oficinas ou outras reuniões. O conselho ou fórum de participação social local também deve ser consultado.
 
Serviço pode ser avaliado pelos usuários

Os órgãos responsáveis devem ficar atentos aos reflexos gerado pelas mudanças e indagar ativamente seus usuários. A política Nacional de Mobilidade Urbana garante o direito dos usuários no planejamento, fiscalização e avaliação das políticas de mobilidade.  Como usuário, suas avaliações e comentários devem ser sempre bem-vindos, sejam eles positivos ou negativos.
 
Faltou comunicado, e agora?

É comum que as mudanças ou cortes de linhas aconteçam sem o devido diálogo com os usuários, que são pegos de surpresa com a mudança. Nesses casos, você deve reclamar no órgão de transporte e caso o poder público, ainda assim, não criar maneiras de apresentar o planejamento dos cortes de linhas à sociedade, o Idec sugere que você busque o auxílio da defensoria pública. Considere também se juntar a outros usuários através de abaixo-assinados ou grupos de reivindicação: a ação coletiva gera maior impacto, tem mais chance de sucesso na reclamação e facilita o acionamento de outros órgãos como o Ministério Público.
 
Use a Lei de Acesso à Informação

É importante solicitar da Secretaria ou órgão de transporte os dados necessários para melhorar a discussão sobre os cortes de linhas. Você pode usar a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11) para solicitar dados como: o volume de passageiros transportado pela linha nos últimos meses, horários programados para as linhas, custos das modificações propostas, entre outros pontos que possam qualificar a discussão. Com os dados, você também pode avançar e propor soluções para o poder público ou cobrar alternativas ou outras soluções além da mudança imposta.

Veja também outras dicas de como reclamar os seus direitos do consumidor do transporte público.

 

LEIA TAMBÉM

Transporte público: veja como exigir os seus direitos como consumidor

Tarifa zero no transporte público: quem tem direito a gratuidade?

Bilhetes no transporte público: entenda seus direitos sobre a passagem

Talvez também te interesse: