Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Luzes de Natal: decore a casa com economia e segurança

Veja dicas para entrar no clima dessa festa, evitando que os pisca-piscas pesem no bolso e garantindo uma decoração segura

separador

Atualizado: 

09/12/2021
Foto: iStock
Foto: iStock

Mal começa novembro e a paisagem das cidades começa a mudar: os enfeites natalinos não só decoram saguões dos shoppings, como ganham a fachada de inúmeros edifícios comerciais e residenciais em toda parte. Confira algumas dicas para entrar no clima dessa festa, evitando que os pisca-piscas pesem no bolso e garantindo uma decoração segura. Depois, basta caprichar na escolha e aproveitar a magia do Natal!

Como economizar energia na decoração natalina? 

Quanto maior a potência do conjunto de lâmpadas usados na decoração, maior será o consumo de energia. A informação, dada em watts (W), geralmente é apresentada na parte externa da embalagem. Para garantir que seja a mais baixa, na hora de escolher os enfeites luminosos vale dar prioridade para os produtos com a tecnologia LED, que são mais econômicos e mais seguros do que os feitos com lâmpadas incandescentes.

Posso deixar as luzes acesas a noite toda?

Luz acesa é luz gastando energia. Para evitar desperdícios e riscos de acidentes, recomenda-se que seja estabelecido um horário para ligar e desligar os enfeites. Afinal, mesmo que individualmente cada lâmpada use pouca energia, o conjunto ligado por muitas horas pode provocar surpresas desagradáveis quando chegar a conta de luz. 

Como calcular o impacto das lâmpadas na conta de luz?

Para estimar o impacto da iluminação na conta de luz, é necessário calcular o consumo mensal de energia das luzes decorativas com base nas informações da potência do produto e da quantidade de dias e horas que as luzes ficarão ligadas durante o mês. De posse dessas informações, o consumo pode ser calculado da seguinte maneira: 

 

Potência do produto (W) x Número de horas utilizadas x Número de dias de uso ao mês

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1000

Por exemplo, um pisca-pisca de LED de 100 lâmpadas com potência de 5 W que ficará ligado por 8 horas durante 30 dias, terá um gasto mensal de aproximadamente 1,2 kWh/mês. Já o pisca-pisca incandescente com essa mesma quantidade de lâmpadas, com potência de 25 W, irá consumir 5 vezes mais energia (6 kWh/mês). Para calcular o consumo do valor unitário do kWh, basta dividir o valor total da conta de luz pela quantidade de kWh usada no mês. Por fim, basta multiplicar esse valor pelo consumo mensal de energia dos enfeites luminosos estimado anteriormente.

O valor do kWh pode mudar a depender da área de concessão de distribuição de energia em que o consumidor se encontre. Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, se esse único pisca-pisca permanecer ligado por 12 horas durante 30 dias, o aumento na conta de luz ao final do mês será de aproximadamente R$ 1,70, enquanto na cidade de Brasília o impacto será de R$ 1,62.

Como fazer a melhor escolha na hora da compra? 

Confira se o produto possui selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pois as luminárias natalinas sem essa etiqueta podem provocar superaquecimento ou curtos-circuitos, com risco de causar incêndios.

Para as instalações ao ar livre, vale observar se o produto é adequado para áreas externas, a fim de evitar acidentes. 

É importante verificar também se a tensão elétrica do produto é compatível com a rede elétrica do imóvel. 

Garanta uma instalação segura!

  • Ao reaproveitar decorações de anos anteriores, verifique o estado dos materiais e, se houver algum dano - como fios desencapados ou ressecados, soquetes quebrados -, substitua o produto por um novo para evitar acidentes.
  • Não ligue os sistemas com outros equipamentos na mesma tomada, pois isso pode desencadear sobrecarga energética e causar curto-circuito.
  • Não deixe a fiação elétrica ao alcance de crianças e animais domésticos.
  • Não instale as lâmpadas decorativas em estruturas metálicas.
  • Em instalações em áreas externas, não deixe as conexões elétricas, como plugues e tomadas, expostos à umidade ou ao calor. 
  • Para reduzir o risco de incêndio, não instale a decoração perto de objetos que possam pegar fogo com facilidade e nem utilize fita crepe ou fita adesiva para prender o fio das lâmpadas, e sim fita isolante. 
  • Não utilize benjamins, adaptadores ou muitos aparelhos elétricos numa mesma tomada, pois isso pode superaquecer os fios e causar a queima dos equipamentos ou até mesmo iniciar um incêndio. Caso necessário, use um filtro de linha. 
  • Não feche portas e janelas sobre a fiação.

LEIA TAMBÉM:

Talvez também te interesse: