Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

LinkedIn está usando os seus dados para treinar IA! Saiba como desativar essa opção

separador

Atualizado: 

19/09/2024
LinkedIn está usando os seus dados para treinar IA! Saiba como desativar essa opção

Depois da Meta e do X (Twitter), agora é a vez do LinkedIn usar os seus dados sem a sua permissão para treinar a inteligência artificial da plataforma. Mais uma big tech que não respeita as leis e a soberania do Brasil, pois na Europa essa prática não ocorrerá, mesmo com nossa legislação sendo semelhante à deles.

Como você já sabe, nós atuamos diretamente para que essas grandes empresas de tecnologia ajam de acordo com o que manda o nosso Código de Defesa do Consumidor e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Enfrentamos a Meta no caso da IA e também entramos com a maior ação judicial da história do Brasil em defesa dos dados pessoais de consumidores contra o WhatsApp.

O que aconteceu? 

Recentemente, o LinkedIn começou a utilizar os dados de usuários brasileiros para treinar seus produtos de inteligência artificial, e o pior: fez isso sem notificar ninguém! A plataforma atualizou sua política de privacidade apenas após a repercussão da falta de transparência sobre o uso de dados para IA, que não era mencionada no texto.

Até o dia 18 de setembro de 2024, a política não citava a utilização de dados para treinar IA generativa. A mudança ocorreu discretamente, sem qualquer notificação por e-mail ou alerta na própria rede. A partir de agora, os consumidores precisam ficar atentos, pois a opção "Usar meus dados para treinar modelos de IA para criar conteúdos" está ativada por padrão.

 Mas, Idec, como proíbo o LinkedIn de usar meus dados para treinar IA?

O certo seria que essa opção viesse já desativada e você só ativasse caso concordasse em ceder os seus dados. Porém, é exatamente o contrário que acontece.

O LinkedIn colocou a opção já ativada, ou seja, você é obrigado a entrar na plataforma e desmarcar a tal caixinha, como mostra a imagem abaixo:

Para garantir que seus dados não sejam utilizados para treinar IA, siga estes passos simples:

  1. Acesse sua conta do LinkedIn e clique no seu perfil.
  2. Vá até a aba "Configurações e Privacidade".
  3. Você será redirecionado para a página "Preferências da Conta". Clique em "Privacidade dos Dados".
  4. Procure a seção "Como o LinkedIn utiliza seus dados". Nela, você encontrará a opção "Dados para aprimoramento de IA generativa", que estará ativada por padrão.
  5. Desmarque a opção "Usar meus dados para treinar modelos de IA para criar conteúdos".

Também é possível clicar neste link direto e desmarcar a opção.

Agora que você já sabe como retirar a permissão para treinar a IA da Meta, do Twitter  e do LinkedIn com os seus dados, que tal nos apoiar na luta contra os desrespeitos dessas grandes empresas com o nosso país? Acesse a nossa campanha contra o WhatsApp e assine!