Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

De olho nos rótulos

ALTO EM ATENÇÃO

Ficar de olho no rótulo é receita de saúde.

Você deve ter notado que os rótulos dos alimentos e bebidas estão mudando.

Desde outubro de 2022, alguns produtos passaram a receber o selo “Alto Em”, que avisa sobre o excesso de gordura saturada, sódio ou açúcar adicionado – nutrientes que fazem mal à saúde e estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e sobrepeso.

Nesta página, você descobrirá tudo o que precisa saber para usar essa e outras informações dos rótulos a seu favor.

Toda quarta-feira no seu email

Tá na Mesa: receba grátis a newsletter que te faz bem

Dicas, notícias e receitas para uma alimentação saudável e sustentável.

Rótulo confuso? Veja no que prestar atenção

Uma pesquisa realizada por nós do Idec aponta que cerca de 40% dos entrevistados têm dificuldade de compreender as informações dos rótulos. Para ajudar a resolver esse problema, reunimos algumas dicas para os consumidores.

Análise de produtos

Analisamos 24 categorias de produtos para te ajudar a entender todas as informações que aparecem nas embalagens. Com o Raio X dos Rótulos, você pode comparar marcas e buscar substitutos mais saudáveis para os alimentos e bebidas que consome.

Os prazos da lei

As novas regras de rotulagem vêm sendo aplicadas de forma gradual desde outubro de 2022. Os últimos produtos a se adequarem serão as bebidas com embalagens retornáveis, que terão até outubro de 2025 para incorporar as mudanças.

Risco de doenças

Uma pesquisa realizada pela Fiocruz, Unifesp e Universidad de Santiago de Chile constatou que cerca de 57 mil óbitos por ano estão relacionados ao consumo de alimentos ultraprocessados.

Veja os vídeos da campanha

Entenda a Lupa

Após oito anos de debates, com participação do Idec e parceiros, em outubro de 2020, a Anvisa aprovou o novo modelo de rótulos frontais de alimentos: o selo “Alto Em” em formato de lupa.

Ele aparece em alimentos e bebidas com quantidades excessivas de açúcar adicionado, sódio e gorduras saturadas.

Veja como foi a luta por rótulos menos confusos

O Idec defende o seu direito de saber o que come dentro do Grupo de Trabalho coordenado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), desde 2014, mas essa luta começou muito antes.

Tá na mesa: receba grátis a newsletter que te faz bem

Dicas, notícias e receitas para uma alimentação saudável e sustentável.

Para continuar com esse trabalho, precisamos do seu apoio!