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Aumento, NÃO!

Aumento, não!

AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS, NÃO!

Mais uma vez diversas prefeituras estão anunciando o reajuste da passagem de ônibus. A justificativa é sempre a mesma: o aumento dos custos para operar o serviço. É preciso ficar claro: aumentar a tarifa não é a única alternativa para resolver o problema. Existem outros caminhos para garantir o funcionamento e o acesso de todos ao transporte público, que é um direito constitucional e deve ser assegurado pelo poder público.

Hoje os passageiros são os únicos responsáveis por bancar o serviço, por meio do pagamento da tarifa. Isso é muito injusto, pois o transporte público beneficia toda a cidade. Sendo assim, o conjunto da sociedade precisa ajudar a pagar essa conta.

Em um país com 9,5 milhões de desempregados* e mais de 33 milhões de pessoas passando fome**, aumentar o valor da tarifa significa aprofundar a crise e a desigualdade social.

Em 2021 e 2022, as prefeituras e o governo federal repassaram pelo menos R$5 bilhões às empresas de ônibus, por meio de subsídios locais e da PEC Kamikaze (saiba mais abaixo). Esse dinheiro já cobriu o aumento de gastos que as empresas alegam ter para a manutenção do serviço. Se o recurso foi insuficiente, então, antes de permitir aumentos de tarifa, as prefeituras devem exigir que as empresas mostrem suas contas e expliquem esse prejuízo.

* IBGE
** Oxfam

POR QUE NÃO É PRECISO AUMENTAR A TARIFA

Essas são algumas razões para a prefeitura não aumentar a tarifa e alternativas para bancar o aumento do custo de operação do transporte

SUBSÍDIO EMERGENCIAL - Muitas prefeituras deram subsídio às empresas de ônibus durante a pandemia. Esse fato já deveria evitar o aumento da tarifa. Mas, além disso, faltou transparência sobre o uso dos recursos. Entenda melhor aqui e veja se a sua cidade está entre as que deram subsídio à empresa de ônibus. 

 

SUBSÍDIO DA PEC KAMIKAZE - A Proposta de Emenda à Constituição - PEC nº 15/2021, aprovada agora em 2022, repassou mais R$ 2,5 bilhões para as empresas de ônibus. Novamente sem garantir mecanismos de transparência para que as companhias mostrem como estão usando o dinheiro público. Entenda melhor aqui

 

FINANCIAMENTO - A prefeitura precisa discutir novas fontes de recursos para custear o serviço de transporte. Entre elas estão, por exemplo, a cobrança por publicidade no interior dos ônibus, em estações e terminais, além de taxas de estacionamento em vias públicas nas áreas centrais da cidade. 

 

COMPRAS PÚBLICAS - Para reduzir o custo da operação, as prefeituras podem comprar alguns insumos ou atividades e conceder aos operadores. Por exemplo: o Governo do Espírito Santo fez compras de combustíveis e a prefeitura do Rio de Janeiro está contratando a frota do BRT. 

 

REVISÃO DOS CUSTOS - Além de buscar outras formas de financiamento, é preciso fiscalizar as contas, avaliar se não há gastos abusivos e melhorar a forma de gestão dos ônibus. 

 

CORREDORES DE ÔNIBUS E FAIXAS EXCLUSIVAS - Infraestruturas que aumentam a velocidade dos ônibus e, no médio prazo, reduzem o custo do serviço. 

 

VALE-TRANSPORTE SOCIAL - Está em discussão na Câmara dos Deputados um projeto de lei que cria o VT Social (PL 4489/21). Ele propõe usar o orçamento do governo federal para bancar a gratuidade do transporte a pessoas de baixa renda. Se for aprovado, as pessoas que estão excluídas pelo alto valor das tarifas poderão voltar a usar o serviço, se deslocando para trabalhar, passear, consumir etc., gerando um ótimo impacto social e econômico. 

 
Aumento, não!

 SUBSIDIÔMETRO

O subsídio deve servir para reduzir a tarifa e melhorar a qualidade, não para pagar a ineficiência dos empresários!

Entenda aqui o que é o subsídio e por que a tarifa não deve aumentar onde ele foi concedido.

122

cidades já pagaram subsídio a empresas de ônibus.
Veja a lista completa aqui

539

cidades já receberam do governo federal subsídio para as empresas de ônibus.
Veja a lista de cidades aqui

19 

estados e o DF receberam subsídio federal para os ônibus, trens e metrôs.
Veja a lista aqui.

A TARIFA VAI AUMENTAR NA SUA CIDADE?

Quanto mais informação, mais o Idec pode planejar ações locais.

RECLAME PARA SUA PREFEITURA

Mande uma carta por e-mail. É só copiar o texto aqui e colar.

Prezado (a) prefeito (a) [nome da pessoa],

Aumentar a tarifa de ônibus não é a única alternativa para resolver a crise do transporte público. Existem outros caminhos. O usuário do sistema de transporte público não pode ser o único responsável a pagar pelo prejuízo da má gestão e contratos de concessão mal elaborados. O [senhor ou senhora], como governante, tem a obrigação de procurar outras saídas, pois elas existem. Vivemos uma grave crise social. Aumentar a tarifa é um ato desumano e irresponsável.

Entre as alternativas ao aumento estão: subsídio do serviço; a busca por novas fontes de financiamento do serviço, como publicidade e taxação de estacionamento; compras de insumos ou atividades para conceder às empresas operadoras, como foi feito no Rio de Janeiro e Espírito Santo; fiscalização das contas e revisão dos custos de operação; investimento em corredores de ônibus e faixas exclusivas, que tornam as viagens mais rápidas e, portanto, mais baratas.

Para conhecer e entender melhor essas e outras possibilidades, veja: https://idec.org.br/ferramenta/guia-boas-praticas-de-gestao-dos-onibus-na-visao-do-usuario

Atenciosamente,
[sua assinatura]

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#aumentonão

O QUE O IDEC JÁ ESTÁ FAZENDO CONTRA O AUMENTO DA TARIFA NAS CIDADES

Cobrando que o governo federal, a Câmara dos Deputados e o Senado aprovem o projeto do VT Social o mais rápido possível. 

 

Discutindo, junto com outras organizações da sociedade civil e com o governo federal a criação do SUM - Sistema Único de Mobilidade. A proposta é que as três esferas de governo (municípios, estados e governo federal) ajudem a financiar e organizar o transporte público nas cidades, combatendo as desigualdades, a crise climática e garantindo o direito à cidade. Saiba mais

 

Ajudando diversas cidades, entre elas o Rio de Janeiro (RJ), a pensar novas formas de gerir os recursos públicos com o objetivo de reduzir a tarifa. Saiba mais

 

Atuando para aperfeiçoar contratos de concessão de ônibus nas cidades, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Teresina (PI) e Belém (PA). 

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