Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec envia carta para contribuir com CPI dos Transportes de Teresina

O Instituto possui experiência em processos de licitação de serviços de ônibus de outras cidades e vê oportunidade para melhorar o contrato na capital piauiense, que tem problemas.

Compartilhar

separador

Atualizado: 

12/11/2021

O Idec enviou, no dia 16/7, uma carta à Câmara Municipal de Teresina (PI) se colocando à disposição para contribuir com a CPI dos Transportes Públicos que foi instalada em maio. A Comissão tem como objetivo investigar irregularidades no transporte público da cidade e apontar as causas da crise que o serviço vive, incluindo greves e problemas no atendimento à população. A ideia é abrir diálogo com os vereadores e compartilhar a vasta experiência do Idec no que diz respeito a boas práticas e melhorias em processos de licitação.

“O contrato que a prefeitura fez com as empresas em 2014 traz uma série de erros, comuns em outros contratos de ônibus no Brasil. A CPI abre uma grande oportunidade para corrigi-los, tornando o serviço melhor e mais barato. Queremos, assim, partilhar a expertise que adquirimos em outros processos de licitação, como São Paulo, Campinas e Brasília”, afirma Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec.

Entre os problemas pontuados pelo instituto estão a remuneração da empresa por passageiro (o que estimula a lotação dos veículos), a falta de incentivo à competitividade no processo de licitação e a divisão da cidade em poucas áreas de concessão, apenas quatro, enquanto que São Paulo, por exemplo, possui 32, e Manaus dez. “Além disso, o contrato deixou todas as atividades ligadas ao setor na mão dos mesmos empresários, desde a bilhetagem até o sistema de reclamações, com isso a prefeitura fica com menos capacidade de controle do serviço", ressalta Calabria.

Histórico

Desde 2018 o Idec vem acompanhando processos de licitação de serviços de ônibus e realizando pesquisas sobre o tema com o objetivo de garantir o direito dos usuários a um transporte de qualidade com preço módico. Entre essas iniciativas vale destacar:

Talvez também te interesse: