Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Anvisa avança na revisão da rotulagem nutricional de alimentos

Agência apresenta resultados da tomada pública de subsídios e marca a consulta pública para setembro

Compartilhar

separador

Atualizado: 

16/04/2019
Anvisa avança na revisão da rotulagem nutricional de alimentos

Em reunião na última terça-feira (02),a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deu mais um passo para o aprimoramento da rotulagem nutricional no Brasil: divulgou o relatório com os resultados da TPS (tomada pública de subsídios), encerrada em julho de 2018, e apresentou um cronograma com as próximas etapas.

Até agosto deste ano, a agência irá aperfeiçoar o que foi apresentado no relatório e decidir sobre questões técnicas da norma de rotulagem nutricional para que em setembro o texto final seja consolidado com as principais contribuições, juntamente com a abertura da consulta pública.

No relatório, uma das principais mudanças em discussão é a rotulagem frontal, que indica os nutrientes que podem ser prejudiciais à saúde na parte da frente da embalagem dos alimentos.

De maneira geral, as contribuições feitas na TPS evidenciaram que o consumidor brasileiro possui dificuldade de compreender a  rotulagem nutricional e as outras informações presentes nas embalagens.

“Em relação à rotulagem nutricional, as contribuições mostraram que existem vários fatores que explicam a dificuldade de identificação do valor nutricional do alimento. Os problemas na legibilidade foram citados com maior frequência, incluindo as letras e formatos pequenos e de difícil visualização e leitura, o contraste inapropriado, a ausência de destaque, a falta de padronização e a dificuldade de localização”, diz um trecho do relatório.

A TPS recebeu mais de 33 mil contribuições e envolveu consumidores, profissionais de saúde, setor produtivo, instituições de ensino, sociedade civil, instituições internacionais, dentre outros. O objetivo dessa etapa foi  receber contribuições, como dados, informações e evidências para ajudar na decisão final da Anvisa sobre qual o modelo de rotulagem nutricional será adotado no Brasil.

Revisão da rotulagem nutricional

Ana Paula Bortoletto, nutricionista e líder do programa de alimentação saudável do Idec, destaca que os avanços no processo de rotulagem aconteceram devido à pressão da sociedade civil, incluindo o Idec, as organizações que fazem parte da coalizão Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável, o Ministério Público e pesquisadores internacionais, que nos últimos meses cobraram que a agência mantivesse e priorizasse o processo, devido à sua importância e urgência.

“O Idec vai contribuir para esses prazos sejam cumpridos e que a decisão final seja tomada com base nas evidências científicas, com o modelo de rotulagem frontal de advertências”, afirma Bortoletto.

Desde 2014, o Idec faz parte do grupo criado pela Anvisa para revisar as atuais normas de rotulagem de alimentos no Brasil. O grupo reúne pesquisadores de instituições de ensino, organizações da sociedade civil e representantes do setor produtivo.  

Nos últimos anos, o Instituto tem realizado pesquisas e acompanhado experiências de aprimoramento da rotulagem nutricional em diferentes países, como o Chile, que desde 2016 adota, com sucesso, advertências na frente das embalagens para informar sobre o excesso de nutrientes críticos nos alimentos.

“A Anvisa precisa aprovar um modelo de rotulagem que garanta à população uma informação clara sobre os produtos ultraprocessados e a ajude a fazer escolhas alimentares mais conscientes. O modelo de advertências é um passo crucial na criação de um ambiente alimentar mais saudável no Brasil”, destaca.

 

LEIA TAMBÉM

Chilenos mudam hábitos alimentares após inclusão de alertas nos rótulos

Idec lança site sobre Publicidade de Alimentos

Saiba o que são os alimentos transgênicos e quais os seus riscos

Talvez também te interesse: