Em 2023, a gente celebra o 61º aniversário do Dia do Consumidor. Uma data criada nos Estados Unidos, mas que é comemorada também no Brasil para marcar os direitos que todas nós, pessoas consumidoras, temos.
Todos os dias trabalhamos firme para defender e ampliar nossos direitos e sabemos que informação é uma das melhores formas de fazer com que eles sejam respeitados. E é por isso que nos dedicamos a publicar conteúdos gratuitos sobre diversos tipos de situações.
Para celebrar essa data, reunimos orientações que te ajudarão a se proteger daquilo que mais desejamos acabar: os golpes!
Todo santo dia surge um golpe novo na praça. E eles estão cada vez mais criativos e sofisticados. Não cair em um é quase impossível, principalmente para quem ainda tem dificuldades em utilizar plataformas e ferramentas digitais que são os principais meios usados pelos golpistas para aplicar esses crimes.
FUJA DOS GOLPES
Confira abaixo nossas explicações sobre como funciona cada um dos principais golpes no Brasil, além de também sobre o que fazer caso cada um deles aconteça com você.
Esses são os principais golpes que têm ocorrido nos últimos meses e anos no Brasil. Vivemos uma verdadeira era dos golpes e ela tem muito a ver com o vazamento e compartilhamento desenfreado dos nossos dados por redes sociais, empresas, bancos e até por órgãos públicos.
Dica básica para se prevenir dos golpes
Evite fornecer os seus dados para todo e qualquer aplicativo ou site que surja por aí. Você não precisa permitir o acesso a tudo que é seu para um app funcionar. Eles pedem coisas a mais do que precisam para poder te oferecer um serviço. Negue tudo que puder. Apague também seus dados em aplicativos e redes sociais que não utilize mais.
E o que fazer se for vítima de golpe?
Se for vítima de um golpe, faça as denúncias na polícia e nos órgãos de defesa do consumidor (Procon da sua cidade e o site consumidor.gov.br).
Procure a Justiça, se for necessário, e utilize essas denúncias como provas para o processo. Em causas menores, de até 20 salários mínimos, você pode usar o Juizado Especial Cível (JEC) de forma gratuita e nem precisa de advogado. Em casos de 20 a 40 salários mínimos ainda é possível utilizar o JEC com advogado ou defensor público. Apenas em causas acima de 40 salários mínimos é que você precisa utilizar a Justiça Comum que é mais demorada.
Conte com o Idec para te auxiliar
Temos um banco em que você pode consultar mais de 400 situações de conflitos de consumo, incluindo golpes e modelos de cartas e petições. Também oferecemos atendimento com especialistas em direitos das pessoas consumidoras.
Essas vantagens são exclusivas para quem se associa ao Idec. Além de contar com elas, você também contribui com nosso trabalho em defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós!
Golpe da Entrega de Aniversário
Como funciona: um “entregador” chega na sua casa com uma cesta de chocolate, buquê de flores ou outro produto que você não pediu, mas diz ser um presente. Ocorre bastante em datas comemorativas, como aniversário, Dia Internacional da Mulher e outros. Para isso, você só precisa pagar a entrega com um cartão. A maquininha utilizada está fraudada e passa um valor bem acima do que o golpista sugeriu de pagamento da taxa de entrega.
Golpe do Cartão de Aproximação
Como funciona: o golpista aproxima a máquina de cartão do seu bolso ou carteira com valores altos, mas que não exigem senha, para poder roubar seu dinheiro pela tecnologia de aproximação do cartão. Ocorre principalmente em locais mais cheios, como em um show ou no Carnaval.
Golpe da Maquininha de Cartão
Como funciona: o golpista frauda a maquininha de cartão com basicamente dois objetivos: passar um valor acima do que aparece na tela ou clonar os dados do seu cartão. Assim, ele consegue um valor a mais do que você pagou ou pega os seus dados para fazer compras futuras com ele.