Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Golpe da Maquininha de Cartão: 6 dicas sobre como se livrar de um golpe que se modifica diariamente

separador

Atualizado: 

02/03/2023

Existe uma quantidade enorme de golpes da maquininha de cartão. São vários e difíceis de serem evitados. Mesmo assim, tem como você tomar alguns cuidados para não cair nesse golpe e perder muito dinheiro com ele.

A seguir, 6 dicas vão te ajudar a entender como funciona o golpe da maquininha de cartão e como se livrar dele. Confira!

1. Entenda como funciona o golpe da maquininha de cartão

São vários os tipos de golpes que envolvem a maquininha de cartão, porém eles seguem um mesmo padrão: o golpista frauda a máquina para que você pague um valor superior ao que deveria.

Isso pode ser feito de duas maneiras. A máquina exibe um valor diferente do que você está pagando ou ela clona os dados do seu cartão para que o criminoso utilize posteriormente em outras compras e transações bancárias.

A partir dessas condições principais, os golpistas usam e abusam da criatividade. Apagam o número 0 à direita para que você ache que está passando um valor menor, instalam vírus na máquina para pegar os dados, passam um valor acima da compra que você fez e não te mostram o comprovante, entre uma série de outras possibilidades.

2. Sempre peça o comprovante de pagamento

A dica essencial para não cair nesse golpe é muito simples e quase ninguém faz: sempre peça a sua via do comprovante de pagamento. Nela vão aparecer todas as informações corretas. Então, se você pagou um valor a mais, ali na hora você vai saber que está errado. Se o seu cartão foi clonado, o comprovante traz todos os dados da loja que você fez a compra e aplicou o golpe. Assim você vai ter a prova necessária para apresentar à polícia e ao seu banco para resolver o problema.

3. Permita a comunicação via SMS

Alguns cartões e contas bancárias permitem que você habilite a função de receber uma mensagem via SMS sempre que houver alguma movimentação na conta ou compra no cartão.

Deixe essa função sempre habilitada para você ter controle sobre seus gastos e também para saber com rapidez qualquer compra realizada pelo seu cartão, se for vítima de um golpe.

4. Use o cartão apenas em estabelecimentos de confiança

Não compre em qualquer lugar, escolha pagar delivery pelo aplicativo ou em dinheiro vivo, evite o golpe da maquininha de cartão. Se você desconfiar da loja, do entregador, do vendedor, não compre, não pague com cartão. Isso vai evitar bastante que você caia nesse golpe.

Não é 100%, porque a maquininha pode simplesmente estar com um vírus que nem o lojista sabe, mas em boa parte das vezes você consegue se proteger do golpe.

5. Bloqueie imediatamente o seu cartão

Assim que você descobrir o golpe, ligue para o seu banco e peça o bloqueio imediato do cartão. Informe o momento do crime e exija o cancelamento de todas as compras feitas a partir de então. O banco tem que resolver o seu problema.

Caso ele não resolva, é hora de buscar os órgãos de defesa do consumidor: Procon, o site consumidor.gov.br. Faça também um boletim de ocorrência. Junte todas as suas provas, apresente ao banco e exija que ele faça o cancelamento das compras e a devolução do seu dinheiro. Se ele não fizer, é hora de ir para a última dica.

6. Busque os seus direitos na Justiça contra o golpe da maquininha de cartão

É obrigação do banco garantir a sua segurança. Se você cair em um golpe, a culpa não é sua e o banco precisa garantir que o seu dinheiro vai estar seguro contra qualquer tipo de fraude.

Se ele não fizer isso, é hora de buscar a Justiça. Pegue todas as provas que você juntou na dica anterior, procure um Juizado Especial Cível e entre com um processo. Se for um valor acima de 40 salários mínimos, você vai precisar buscar a Justiça Comum.

Este texto aqui explica direitinho como funciona o Juizado Especial Cível e o que fazer para garantir essa Justiça gratuita e bem mais rápida que a tradicional.

Essas dicas vão te ajudar a se livrar do golpe da maquininha de cartão. Veja sobre outros golpes no nosso especial do Mês do Consumidor 2023!

Talvez também te interesse: