Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Como apagar os dados no Facebook?

separador

Atualizado: 

22/12/2022

Durante muito tempo as pessoas acreditavam que era impossível apagar os dados no Facebook. Que, apesar de ter a conta desativada, o nome, telefone, e-mail, fotos, vídeos e publicações continuariam salvas na rede social. 

Isso acontece, porque por algum tempo, o Facebook fornecia com mais facilidade a opção de desativar a conta, mas não a de excluir definitivamente. Porém, isso não pode acontecer. Você precisa ter o direito a apagar os seus dados em qualquer mídia ou aplicativo.

Por isso, este texto vai te ensinar como apagar os dados no Facebook. Assim, você não vai ter mais a preocupação de que as suas informações estão sendo usadas pelo Mark e sua equipe. Confira a seguir!

Como conseguir apagar os seus dados no Facebook?

Atualmente, o Facebook fornece a possibilidade de você apagar por completo a sua conta na rede social. E isso vale para todos os produtos e aplicativos da Meta: Facebook, Instagram e WhatsApp (que são os principais).

Para isso, basta você clicar neste link e excluir a sua conta. Se você tiver usando o aplicativo da rede social pelo celular, vai precisar seguir os 5 passos a seguir:

  1. Entrar em “Configurações e Privacidade”
  2. Clicar em “Configurações”
  3. Clicar em “Acesso e controle” nas opções de conta
  4. Clicar em “Desativação e Exclusão”
  5. Selecionar a opção "Excluir conta”

Porém, mesmo fazendo isso, é possível que o Facebook ainda tenha acesso ao seu nome, e-mail e número de telefone.

Como excluir todos os meus dados no Facebook?

Qualquer pessoa que você conheça, que tenha o seu número ou e-mail na base de contatos, e que tenha permitido o Facebook de ter acesso a esses contatos, libera para que a empresa tenha guardado esses dados seus, mesmo você não permitindo.

Porém, é possível e obrigatório que a Meta (empresa dona do Facebook) permita que você exclua esses dados.

Essa informação não é divulgada pela empresa e fica bem escondida dentro da rede social. Mas, depois de descoberta, é bem simples de saber como pesquisar se seus dados estão na ferramenta e também como excluí-los de lá. Siga as orientações:

  1. Entre na página de pesquisa de dados da Meta
  2. Escolha se quer pesquisar um e-mail, telefone ou celular e clique em avançar
  3. Escreva o número ou endereço de e-mail que deseja pesquisar
  4. Defina qual rede social você deseja pesquisar o seu dado e clique em avançar
  5. A Meta vai enviar um código de confirmação para você por e-mail ou SMS, é só adicioná-lo no campo disponível e clicar em avançar novamente
  6. Na próxima página, a empresa informa se seus dados estão cadastrados e pergunta se você deseja excluí-los, caso estejam
  7. Só clicar em “confirmar” e eles serão excluídos das redes sociais escolhidas.

Pronto, você não tem mais os seus dados no Facebook ou outras redes sociais da Meta que tiver escolhido. Além disso, a empresa também não poderá mais pegar os seus dados novamente, caso outra pessoa permita o compartilhamento de dados de contatos.

Apesar de ser uma boa notícia, essa estratégia é uma forma errada do Facebook lidar com os próprios problemas e ilegalidades. Se ele pegou o seu dado de forma ilícita, ele que tem que apagar. Porém, ele faz com que você, usuário, tenha que fazer isso e apagar os próprios dados que sequer passou para a empresa. 

O Idec participa ativamente de ações contra o compartilhamento de dados feitos entre as ferramentas da empresa Meta e vai continuar lutando pela proteção de dados das pessoas consumidoras dessas plataformas.

Agora que você já sabe como apagar os dados no Facebook, é hora de conhecer mais sobre a atuação do Idec na área de Telecomunicações e Direitos Digitais. Clique aqui e conheça o nosso trabalho!

Talvez também te interesse: