Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Golpe do SMS: confira dicas para não cair no papo dos golpistas

separador

Atualizado: 

02/03/2023

Muita gente fica triste e até se sente culpada ao cair em uma fraude. Mas não fique assim! Elas estão cada vez mais sofisticadas e a culpa sempre é do golpista, nunca de você. O golpe do SMS, por exemplo, é feito para pegar pessoas que não têm muito conhecimento sobre o uso de tecnologias, redes sociais e plataformas digitais. Se você é uma dessas pessoas, pode ter certeza que é um alvo dos criminosos.

Porém, o Idec está aqui para te ajudar a não cair nesse e em nenhum outro golpe. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o golpe do SMS.

Como funciona o golpe do SMS?

SMS é a sigla da mensagem de celular, aquela antiga que era bastante usada antes da chegada do Whatsapp e outros aplicativos de mensagens. O problema é que até hoje essa tecnologia é utilizada por empresas, como redes sociais e bancos, para poder enviar códigos e senhas de segurança e é aí que vem o golpe do SMS.

O golpista consegue acessar, por exemplo, o Whatsapp, cadastra o seu número e aí a plataforma envia para você por SMS um código de validação. Ele te liga, fala que é atendente de alguma empresa e que precisa desse código para seguir com algum cadastro ou algo do tipo. Você pega esse número, dá para o golpista e aí ele faz a festa.

Isso vale não apenas para o Whatsapp, como também para aplicativos de bancos, o que é ainda mais perigoso.

Com o acesso das suas redes e apps, ele consegue se passar por você, pedir dinheiro, fingir que está vendendo produtos, invadir sua conta, fazer transferências, empréstimos e sua vida vira um verdadeiro inferno.

O que fazer para não cair nesse golpe?

O principal é jamais passar qualquer código que você receba por SMS ou até por Whatsapp e outros meios para qualquer pessoa. Esse código é seu e somente seu. Não passe para ninguém, nem para sua mãe, pai ou para o seu filho. É uma senha como qualquer outra e você deve guardá-la com toda segurança do mundo.

Se alguém te ligar pedindo para olhar algo no SMS, aí sua desconfiança precisa ser redobrada. Não olhe, diga que não chegou nada, desligue o telefone na cara da pessoa, se achar melhor, mas não passe nenhum número, letra ou código.

Caso você realmente precise desse código para algo que você não saiba usar, peça para alguém que entende e que seja da sua extrema confiança para fazer o cadastro dele onde precisar. Mas peça para fazer isso pessoalmente. Jamais passe esse código por mensagem ou por telefone. Assim, você evita cair nesse golpe e sofrer um grande problema na sua vida financeira e pessoal.

Como agir depois de cair no golpe do SMS?

Se você caiu no golpe do SMS, a primeira coisa a fazer é comunicar o seu banco para bloquear sua conta, cartão e cancelar todas as operações feitas após o horário da fraude. Além de bloquear também sua conta no Whatsapp e pedir para parentes informarem para outras pessoas que sua rede social foi fraudada.

Para bloquear o Whatsapp, você precisa enviar um e-mail para: support@whatsapp.com com o assunto “Perdido/Roubado: por favor, desative a minha conta”. Explique no corpo do e-mail o que houve e peça a suspensão imediata do seu app.

Após fazer isso tudo, espere a resposta do app e do seu banco para ver se vão resolver o problema. Caso o banco não devolva o seu dinheiro, por exemplo, faça uma reclamação formal no Procon da sua cidade e no site consumidor.gov.br. Faça também um boletim de ocorrência.

Se mesmo assim o banco continuar a negar devolver seu dinheiro, junte todas essas provas e entre com um processo no Juizado Especial Cível ou na Justiça Comum - a depender do valor que precise recuperar.

O golpe do SMS é uma fraude comum, que acontece tem bastante tempo, mas que vira e mexe sempre volta a aparecer. Tome muito cuidado com ele! Para saber sobre outros golpes, conheça o nosso especial para o Mês do Consumidor 2023.

Talvez também te interesse: