Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

A Era dos Golpes

Golpes mais comuns
Dicas
O que fazer
Idec te ajuda
Outros conteúdos
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Todo dia surge um golpe diferente. Seja pelo aplicativo de mensagem, mídia social, telefone ou SMS. Sempre inventam uma nova forma de tentar te enganar das maneiras mais criativas, diferentes e sofisticadas. Assim, fica muito difícil descobrir se aquela situação que está vivendo é ou não é um golpe, mas a gente vai te ajudar nessa!

O Idec é uma associação de consumidores que desde 1987 atua por relações de consumo justas. Atuamos em diferentes frentes para tentar reduzir ao máximo o sofrimento de milhares de brasileiras e brasileiros com os golpes e fraudes que estão espalhados por todos os cantos.

Enfrentamos bancos, elaboramos orientações para consumidores e pressionamos autoridades para que você não seja mais vítima desses criminosos. Compartilhe o nosso trabalho!

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter

Golpes mais comuns

Confira abaixo nossas explicações sobre como funciona cada um dos principais golpes no Brasil, além de também sobre o que fazer caso cada um deles aconteça com você.

Golpe do WhatsApp
Golpe do Telefone
Golpe do SMS
Golpe da Entrega de Aniversário
Golpe do Cartão de Aproximação
Golpe da Maquininha de Cartão
Golpe do Roubo de Celular
Golpe do Atendente de Banco

Esses são os principais golpes que têm ocorrido nos últimos meses e anos no Brasil. Vivemos uma verdadeira era dos golpes e ela tem muito a ver com o vazamento e compartilhamento desenfreado dos nossos dados por redes sociais, empresas, bancos e até por órgãos públicos.

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin

Guia para pessoas idosas

Elaboramos um guia com os principais golpes sofridos por pessoas idosas, dicas de prevenção e de como agir, caso seja vítima de um criminoso.

Modelos de cartas

Disponibilizamos quatro conteúdos de forma 100% gratuita para você conhecer um pouco de como funciona o nosso trabalho exclusivo para as pessoas associadas ao Idec.

São documentos que poderão ser usados para você ter orientações específicas sobre determinados golpes financeiros e digitais e modelos de petição para você usar na Justiça, caso tenha sido vítima de algum dos golpes que listamos nesses documentos.

Como se prevenir?

Evite fornecer os seus dados para todo e qualquer aplicativo ou site que surja por aí. Você não precisa permitir o acesso a tudo que é seu para um app funcionar. Eles pedem coisas a mais do que precisam para poder te oferecer um serviço. Negue tudo que puder. Apague também seus dados em aplicativos e redes sociais que não utilize mais.

O que fazer se for vítima de um golpe?

Se for vítima de um golpe, faça as denúncias na polícia e nos órgãos de defesa do consumidor (Procon da sua cidade e o site consumidor.gov.br). É importante registrar o ocorrido nestes órgãos para que a empresa seja notificada e sirva como prova da tentativa de resolução extra judicial posteriormente.

Procure a Justiça, se for necessário, e utilize essas denúncias como provas para o processo. Em causas menores, de até 20 salários mínimos, você pode usar o Juizado Especial Cível (JEC) de forma gratuita e nem precisa de advogado. Em casos de 20 a 40 salários mínimos ainda é possível utilizar o JEC com advogado ou defensor público. Apenas em causas acima de 40 salários mínimos é que você precisa utilizar a Justiça Comum que é mais demorada.

Conte com o Idec para te auxiliar

Temos um banco em que você pode consultar mais de 400 situações de conflitos de consumo, incluindo golpes e modelos de cartas e petições. Também oferecemos atendimento com especialistas em direitos das pessoas consumidoras.

Essas vantagens são exclusivas para quem se associa ao Idec. Além de contar com elas, você também contribui com nosso trabalho em defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós!

Mas temos conteúdos para lá de especiais para você! Estamos disponibilizando de forma 100% gratuita quatro materiais que fizemos sobre golpes financeiros e digitais. É uma amostra pequena de tudo que você vai ter acesso ao se associar ao Idec.

Quem é o Idec

Somos uma associação de consumidores sem fins lucrativos que trabalha pela defesa e ampliação dos seus direitos desde 1987.

Atuamos em diversas áreas contribuindo na construção de políticas públicas, além de combater abusos e ilegalidades, produzir conteúdo gratuito para conscientizar a população e orientar consumidores a resolver problemas com empresas.

Nossa atuação é coletiva e fazemos tudo isso com independência de empresas, partidos e governos, pois somente assim podemos garantir que nosso único compromisso é com a causa dos consumidores.


Assine nossa Newsletter

Para conhecer o nosso trabalho por dentro, você pode assinar a nossa newsletter e receber todos os conteúdos que produzimos para fazer as melhores escolhas e evitar abusos.

A produção deste e de outros conteúdos só é possível graças ao seu apoio. Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo, pois somente assim podemos garantir nossa imparcialidade! Sua contribuição fortalece nossa missão de defender os direitos dos consumidores e promover um consumo consciente, justo e sustentável.

Golpe do WhatsApp

Golpe do WhatsApp

Como funciona: o golpista se passa por uma pessoa conhecida, principalmente parente próximo, pelo Whatsapp e pede um dinheiro em Pix para a vítima.

Golpe do Telefone

Golpe do Telefone

Como funciona: o golpista liga para você fingindo ser um parente e pede dinheiro. Existem variações desse golpe: pode fingir um sequestro, fingir que a pessoa está precisando de um dinheiro urgente ou outros. O tema da ligação pode mudar, mas o golpe é o mesmo.

Golpe do SMS

Golpe do SMS

Como funciona: o golpista envia uma mensagem no celular com códigos para acessar o seu Whatsapp ou aplicativo do banco.

Golpe da Entrega de Aniversário

Golpe da Entrega de Aniversário

Como funciona: um “entregador” chega na sua casa com uma cesta de chocolate, buquê de flores ou outro produto que você não pediu, mas diz ser um presente. Ocorre bastante em datas comemorativas, como aniversário, Dia Internacional da Mulher e outros. Para isso, você só precisa pagar a entrega com um cartão. A maquininha utilizada está fraudada e passa um valor bem acima do que o golpista sugeriu de pagamento da taxa de entrega.

Golpe do Cartão por Aproximação

Golpe do Cartão de Aproximação

Como funciona: o golpista aproxima a máquina de cartão do seu bolso ou carteira com valores altos, mas que não exigem senha, para poder roubar seu dinheiro pela tecnologia de aproximação do cartão. Ocorre principalmente em locais mais cheios, como em um show ou no Carnaval.

Golpe da Maquininha de Cartão

Golpe da Maquininha de Cartão

Como funciona: o golpista frauda a maquininha de cartão com basicamente dois objetivos: passar um valor acima do que aparece na tela ou clonar os dados do seu cartão. Assim, ele consegue um valor a mais do que você pagou ou pega os seus dados para fazer compras futuras com ele.

Golpe do Roubo de Celular

Golpe do Roubo de Celular

Como funciona: ladrões roubam o seu celular e utilizam os apps de banco e financeiras para fazer a limpa no seu dinheiro e ainda empréstimos no seu nome.

Golpe do Atendente de Banco

Golpe do Atendente de Banco

Como funciona: o golpista te liga e se faz de atendente de banco. Ele passa várias informações da sua conta, cria sua confiança e depois pede um valor em Pix para poder confirmar alguma operação no seu nome que possa ter sido fraudulenta.