Agora que você já conhece alguns termos para ficar sempre atento, além de algumas marcas que praticam o Greenwashing, confira essas dicas para fugir das ciladas do Marketing Verde no seu dia a dia:
Não confie em produtos que possuem afirmações ambientais vagas como “ecológico”, “sustentável” ou “amigo do meio ambiente”. Termos amplos como esses não podem ser usados nas embalagens dos produtos de acordo com a Norma ABNT ISO 14.021/2017. Se você encontrar, é Greenwashing.
É comum encontrar imagens e desenhos que parecem selos, mas na verdade são uma jogada de marketing da empresa. Se você nunca viu antes aquele símbolo, desconfie e pesquise! Há muitas empresas que usam símbolos que parecem selos, mas que na verdade são criados pela própria empresa e que passam uma imagem equivocada de certificação independente de terceiros.
Muitas empresas colocam recomendações e sugestões em suas embalagens, como “Preserve o Meio Ambiente, ele agradece”, “Economize água”, “Por favor, recicle essa embalagem”, mas carecem de política socioambiental e de ações voltadas à sustentabilidade de seus produtos. Ao encontrar mensagens desse tipo nas embalagens, pesquise as práticas da empresa e sua política socioambiental e, no caso da carência de provas, cobre por explicações e mudanças!
Não adianta um fabricante declarar que seu produto é vegano, não testado em animais, que gera 70% economia de água ou é 100% biodegradável: ele precisa entregar provas concretas de tais afirmações! Se você encontrou uma autodeclaração ambiental e quer confirmar sua veracidade, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa (o e-mail ou telefone precisa estar informado no rótulo) e solicite provas concretas de tais afirmações.
Há muitas organizações da sociedade civil que, como o Idec, trabalham com o tema do Greenwashing e a responsabilidade socioambiental das empresas e são fonte confiável para sua pesquisa. Além disso, há também conteúdo nos sites de diversas certificadoras internacionais independentes que trabalham verificando tais declarações. Para ficar sempre atualizado com o tema, acompanhe as redes sociais e os sites de organizações como o Idec!