Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Desvende os selos

Desvendando os selos

As ações de rotulagem ambiental visam cumprir duas finalidades: criar a consciência para a importância dos aspectos ambientais de um produto ou serviço, e influenciar a escolha do consumidor e uma mudança de comportamento do fabricante.

Hoje, existem cerca de 400 selos com apelo sustentável no mundo, mas atenção: o verniz da sustentabilidade tem encoberto muitos discursos vazios e duvidosos por aí. Por isso, para não cair no conto do Greenwashing, é preciso ficar sempre atento aos rótulos dos produtos, procurando os selos oficiais das entidades comprometidas com a responsabilidade socioambiental. Conheça os principais:

Pesquisa

FSC | Selo 100%

Significa que 100% da matéria-prima utilizada na produção do produto final é certificada e é proveniente de florestas bem-geridas.

Pesquisa

FSC | Selo Reciclado

Significa que o produto foi feito a partir de matéria-prima reciclada, com 100% de garantia de sua origem de uma floresta certificada.

Pesquisa

FSC | Selo Misto

Garante que pelo menos 70% da matéria-prima é proveniente de florestas certificadas pela FSC e os 30% restantes são de origem controlada de madeira.

Pesquisa

FSC | Selo de Produto

Significa que a madeira que faz parte do produto é proveniente de florestas certificadas pelo FSC.

Pesquisa

FSC | 100% Comunitário

Este é o selo social do FSC e significa que toda a matéria-prima vem de pequenos produtores ou comunidades.

► Saiba mais


Pesquisa

Rótulo Ecológico ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui desde 1993 o Rótulo Ecológico, uma certificação voluntária que visa atestar o desempenho ambiental de produtos ou serviços no Brasil. Os critérios levam em conta o impacto ambiental do produto no ar, na água, no solo e na saúde ao longo de todo o seu ciclo de vida; desde a extração de matérias-primas, passando pela sua produção, fases de utilização, eliminação até o tratamento dos resíduos.

► Saiba mais


Pesquisa

Selo Procel de Economia de Energia

O Selo Procel é uma certificação voluntária, criada em 1993 pelo Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de incentivar a fabricação de equipamentos eletroeletrônicos mais eficientes quanto à economia de energia. Para isso, foram estabelecidos índices de referência de consumo e desempenho para cada categoria de equipamento. Cada empresa que busca esta certificação deve se submeter seu produto a ensaios em laboratórios indicados pela Eletrobras.

► Saiba mais


Pesquisa

Cerflor

A certificação CERFLOR de Manejo Florestal é um Programa Nacional de Certificação Florestal que avalia os mecanismos adotados por empresas que exploram o mercado de florestas plantadas e nativas e que necessitam demonstrar um grau de conformidade das práticas adotadas em relação a aspectos técnicos, sociais e ambientais. A certificação surgiu em 1996, fruto da cooperação da Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS) com o Inmetro e foi lançada oficialmente em 2002.

► Saiba mais


Pesquisa

Rainforest Alliance Certified

O Selo Rainforest Alliance Certified é uma certificação voluntária que indica que uma fazenda, floresta ou um negócio turístico foi auditada para atender os padrões de sustentabilidade ambiental, social e econômico estabelecidos. Atende a praticamente todas as culturas agrícolas (café, cacau, chá, cana-de-açúcar, laranja, frutas, palma, soja, grãos) e a pecuária de corte e de leite. No Brasil, a certificadora responsável desde 2002 é a Imaflora.

► Saiba mais


Pesquisa

Selo IBD Orgânico

O selo IBD Orgânico atende às normas do mercado brasileiro e também as certificações feitas para o Mercado Comum Europeu e o Mercado Norte Americano. O selo atende os seguintes segmentos: agricultura, pecuária, fibras, aquicultura, processamento, insumos, extrativismo, cosméticos, vinhos e produtos de limpeza.

► Saiba mais


Pesquisa

IBD Ingredientes Naturais

Selo que atende produtos de limpeza e cosméticos naturais e é gerenciado pelo IBD. A certificação é válida por um ano e é dado após uma avaliação crítica da solicitante e um sistema de auditoria.


Pesquisa

Leaping Bunny (Cruelty Free International)

É um selo internacional que visa garantir aos consumidores que nenhum teste em animais foi feito no desenvolvimento do produto certificado. Pode ser encontrado em embalagens, propagandas e sites de cosméticos e utilidades domésticas.


Pesquisa

Cruelty Free (PETA)

O Selo Cruelty Free da ONG People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) pode ser encontrado nas duas formas acima. A ONG, com base nos Estados Unidos, certifica produtos cosméticos, produtos de cuidados pessoais e produtos de limpeza doméstica. Para conseguir o selo as empresas precisam responder um questionário e assinar uma declaração afirmando que eles não conduzem, encomendam ou pagam por quaisquer testes em animais em todo o mundo, além de se comprometerem a não fazer futuramente.

► Saiba mais


Pesquisa

CCF Rabbit (Choose Cruelty-Free)

O Selo CCF Rabbit é responsabilidade da ONG australiana Choose Cruelty-Free e atesta empresas que não testam em animais. Uma diferença na política da Choose Cruelty-Free é que eles só certificam uma empresa quanto todas as suas empresas (mãe e subsidiárias) também são certificadas. As empresas assinam um contrato juridicamente vinculante para comprovar as suas práticas.

► Saiba mais


Pesquisa

Certificado Produto Vegano SVB

O programa de certificação voluntária criado em 2013 pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) certifica produtos do ramo alimentício, cosmético ou de vestuário que atendam os seguintes critérios: I) Produto sem ingredientes de origem animal; II) Empresa não testa produto finalizado em animais; III) Fornecedores não testam ingredientes em animais. O processo inclui avaliação da composição química e o envio de informações e documentos comprobatórios para a entidade. Importante ressaltar que o selo é referente ao produto e não a empresa.

► Saiba mais


Pesquisa

Certified Humane Brasil - Bem-estar animal

Certificação voluntária de bem-estar animal de produtos de origem animal, como carnes, aves, ovos, laticínios e derivados. O selo visa assegurar que uma empresa ou propriedade realmente cumpre com o que promete, proporcionando aos animais uma vida livre de maus tratos e crueldade. Os produtores precisam atender exigências objetivas de bem-estar animal e passar por uma inspeção, a fim de conseguir a certificação. As exigências do selo visam garantir que os animais não tenham abalos físicos, psicológicos e desconforto ambiental durante todo o seu ciclo de vida, reconhecendo neles a capacidade de sentir sofrimento, dor, prazer, felicidade.

► Saiba mais


Pesquisa

RSPO - Roundtable do Óleo de Palma Sustentável

Certifica que o óleo de palma utilizado segue padrão estabelecido pelo RSPO como “sustentável” e para obtê-lo é preciso disponibilizar informações da empresa durante a solicitação e depois passar por uma auditoria, para avaliar se seu processo de produção está de acordo com os Princípios e Critérios da RSPO, como por exemplo a responsabilidade ambiental e a conservação de recursos naturais e a biodiversidade.


Pesquisa

UTZ

Certifica empresas e/ou produtores de café, cacau, chá e avelãs, que seguem padrões criados pela UTZ, baseados nos princípios da justiça e transparência. Os produtos certificados devem seguir o Código de Conduta para os métodos de plantio e o guia de Cadeia de Custódia, que estabelece regras que seguem o produto desde a saída da fazenda até as prateleiras dos supermercados. Para garantir o cumprimento das regras, todos os produtores recebem visitas de auditores independentes.


Pesquisa

Selo Verde - Instituto Chico Mendes

Certifica as empresas que reúnem seus esforços para realizar a gestão socioambiental. A empresa responde a um questionário e, após, é visitada pelo corpo técnico do Instituto Chico Mendes. A certificação ocorre em três categorias: gestão socioambiental responsável, produto sustentável e ação/case socioambiental responsável.

► Saiba mais