Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Cobre as empresas

Cobre as empresas

Denunciar as empresas por práticas abusivas como o Greenwashing e cobrar delas ações verdadeiramente sustentáveis é uma das formas mais efetivas de mudar esse cenário. Um primeiro passo é entrar em contato diretamente com o SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa para tirar dúvidas sobre eventuais práticas abusivas. Ao constatar o Greenwashing, você pode denunciar a marca e o fabricante para os canais de defesa do consumidor. Veja como reclamar:

PROCON

É possível realizar a sua denúncia a um Procon municipal ou estadual (o horário de atendimento varia de acordo com a localidade). O órgão só aceita queixas se houver identificação, por isso, tenha à mão os dados necessários ao encaminhamento do problema, como nome, endereço, telefone do fornecedor e detalhes sobre o produto ou serviço reclamados. Confira o Procon mais próximo de você aqui.

CONSUMIDOR.GOV

O Consumidor.gov.br é um serviço público para solução de conflitos de consumo por meio da internet, que permite a interlocução direta entre consumidores e empresa. Para fazer a sua denúncia, acesse o site, verifique se a empresa da qual quer reclamar está cadastrada na plataforma e realize o seu registro. A empresa terá até 10 dias para analisar e responder sua reclamação.

CONAR

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) é um dos canais para denunciar marcas e agências responsáveis pela criação de campanhas abusivas e enganosas. É possível registrar a sua reclamação pelo site do Conar clicando em “Faça sua reclamação sobre propaganda", na parte superior da página. Ela será direcionada ao próprio Conselho, que poderá determinar sua retirada de circulação.