Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Nossa Luta Contra os Abusos

Nossa Luta

O Guia dos Bancos Responsáveis é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com o apoio da Oxfam Novib e parte da Fair Finance Guide International, uma rede internacional de organizações da sociedade civil que desde 2011 busca o fortalecimento do compromisso dos bancos e outras instituições financeiras com normas sociais, ambientais e de direitos humanos.

Como parte de suas ações com o guia, o Instituto lançou em 2018 o documentário “No caminho do Superendividamento”, que expõe o cenário problemático de crédito no país e mostra como os bancos colaboram para o superendividamento de mais de 60 milhões de brasileiros. Assista ao trailer aqui.

O Idec também atua ativamente no combate às ofertas abusivas de crédito consignado. Confira outras ações realizadas recentemente pelo Instituto:

Pedido de criação de canal do INSS para denunciar práticas abusivas na oferta de consignados

O Idec notificou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com questionamentos e cobrando soluções contra práticas abusivas na oferta de empréstimos consignados a novos aposentados. O Instituto alerta para a falta de segurança dos dados dos consumidores, que têm suas informações compartilhadas sem consentimento prévio e, assim, se tornam vulneráveis a fraudes, além de apontar a agressividade na oferta de crédito, que colabora para o superendividamento de mais de 60 milhões de brasileiros. Aguardando resposta.


Aviso sobre vazamento de dados à Procuradoria Geral da República

O Idec encaminhou carta dirigida à Raquel Dodge, Procuradora-Geral da República, alertando sobre o vazamento de dados e práticas abusivas relacionadas ao empréstimo consignado, na qual aponta a falta de eficácia da Administração Pública no combate às práticas ilegais de compartilhamento não autorizado de dados ou vazamentos dentro de seus quadros. Aguardando resposta.


Comunicado ao Ministério da Economia e Banco Central sobre superendividamento de consumidores com empréstimo consignado

O Idec encaminhou carta ao Ministro da Economia, Paulo Guedes e ao Presidente do Banco Central do Brasil, Sr. Roberto Campos Neto, solicitando revisão da política econômica que permite crédito às pessoas físicas e das normas que permitem o pagamento pelo consumidor da comissão aos correspondentes bancários, além de maior fiscalização no assédio das instituições financeiras na oferta de crédito consignado. Aguardando resposta.


Cobrança do Ministério da Justiça e da Senacon na solução do vazamento criminoso de dados e assédio aos idosos

O Idec encaminhou carta ao Ministro da Justiça, Sérgio Moro, e ao secretário Nacional do Consumidor, Luciano Timm, cobrando solução da questão do vazamento criminoso de dados da Administração Pública, e também com relação ao assédio aos idosos. Aguardando resposta.


Alerta à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

O Idec contatou a Deputada Federal Lídice da Mata, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO), da Câmara dos Deputados, manifestando grande preocupação com os aspectos regulatórios que favorecem a abordagem abusiva dos consumidores e com o vazamento criminoso de dados dos beneficiários do INSS, requisitando que sejam tomadas medidas pela Comissão. Aguardando resposta.


Pedido de Audiência Pública à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) e à Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados 

O Idec solicitou à CTFC do Senado e à CDC da Câmara dos Deputados que seja convocada audiência pública sobre o tema do vazamento de dados do INSS e práticas abusivas das instituições financeiras e indagações dirigidas ao INSS, instituições financeiras, Procons e demais associações de Defesa do Consumidor. Aguardando resposta.