Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Golpe do advogado: cuidado com quem você conversa no WhatsApp

separador

Atualizado: 

12/02/2025
golpe do advogado

É isso mesmo, tem golpe novo na praça e muito perigoso. O golpe do advogado tem sido um dos principais utilizados pelos criminosos atualmente, mas pode ficar tranquilo que é só ler o nosso texto que você vai se livrar dele rapidinho!

O que é o golpe do advogado?

Golpistas mandam mensagem para as vítimas pelo WhatsApp, usando a foto do advogado delas. O problema é que os criminosos possuem vários dados e, assim, conseguem convencer as pessoas de que aquela cobrança é real.

Com a foto do advogado, os seus dados e do processo judicial, a pessoa não tem nem como duvidar de que está, de fato, conversando com o próprio advogado.

Com isso, o golpista pede algum valor para pagar uma custa ou para “liberar o dinheiro do processo”. A vítima paga e sofre o golpe.

Como eles conseguem esses dados?

Essa é a pergunta de ouro, de um milhão de reais, mas existem algumas possibilidades de resposta. Os golpistas podem conseguir esses dados em sites de processos judiciais, existem vários famosos por aí. 

Eles entram nesses portais e pegam os dados do processo. Com essas informações, criam um WhatsApp com a foto do advogado e entram em contato com os consumidores para aplicar o golpe.

Outra possibilidade são os dados vazados de infraestruturas públicas digitais, como o app Meu INSS e o gov.br. A partir das informações vazadas, eles conseguem ter acesso a processos, dados de consumidores e advogados.

Como se prevenir do golpe do advogado?

Jamais transfira ou pague qualquer coisa sem ter certeza que é o seu advogado. A primeira atitude é ligar para o número oficial do escritório e confirmar se a mensagem que recebeu é verdadeira. Se preferir, o melhor é ir até o escritório e conversar pessoalmente com o advogado.

Se você tiver acesso ao WhatsApp oficial do escritório ou do advogado, mande uma mensagem para ele. Às vezes, só nesse zap você já vai descobrir que é um golpe.

É um número novo? Não tem o contato salvo? Pediu dinheiro? Pode duvidar que é golpe na certa!

O que fazer se for vítima?

Caso você tenha sido vítima do golpe do advogado, faça imediatamente um boletim de ocorrência e tente solicitar o MED (Mecanismo Especial de Devolução). Como esses criminosos usam contas de laranjas e transferem o dinheiro para outras contas de forma imediata, é possível que você não consiga recuperar o dinheiro pelo MED, mas é importante tentar.

O boletim de ocorrência vai ajudar a polícia a identificar os criminosos e tentar acabar com essas quadrilhas que aterrorizam consumidores brasileiros.

O golpe do advogado é um entre vários outros que estão sendo feitos por aí. Os principais você conhece e aprende a se prevenir no nosso site!