Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Saiba o que fazer! Como gastar menos com as contas de gás e luz

Fazer boas escolhas, usar os equipamentos com inteligência e conhecer as regras do setor e seus direitos podem fazer a diferença para você gastar menos com energia elétrica e gás

separador

Atualizado: 

10/04/2024
Foto: iStock
Foto: iStock

Os aumentos nas tarifas de energia estão te tirando o sono? Fazer boas escolhas, usar os equipamentos com inteligência e conhecer as regras do setor e seus direitos podem fazer a diferença para você gastar menos com energia elétrica e gás. 

O que levar em conta na hora de escolher os equipamentos para a sua casa?

A economia de energia começa na escolha dos equipamentos. Sempre que possível, opte pelos modelos com melhores índices de eficiência energética, indicados com a nota A do programa de etiquetagem do Inmetro. Vale observar que o uso de menos energia pelo aparelho pode rapidamente compensar uma eventual diferença no seu preço. Confira mais detalhes:

  • Ar-condicionado: verifique se o aparelho é adequado para o espaço que pretende resfriar e escolha um com a tecnologia inverter, que está presente nos modelos mais eficientes. O preço pode ser um pouco mais alto, mas o impacto na conta de luz será menor.
  • Lâmpadas: se for construir ou reformar, instale janelas e claraboias que favoreçam a entrada de luz natural no imóvel; pinte os ambientes com cores claras, para que possam ser iluminados com lâmpadas de baixa potência; e sempre opte por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e ambientalmente corretas do que as fluorescentes.
  • Geladeira: na hora de escolher, consulte o manual do aparelho e certifique-se se terá como respeitar as distâncias indicadas das paredes ou móveis. Nunca coloque a geladeira perto do fogão ou de outras fontes de calor, como fornos elétricos, ou em local que bata sol.

Como evitar desperdícios quando for usar os eletrodomésticos?

Você escolheu o equipamento mais eficiente? O segundo passo é garantir que não haverá desperdício de energia durante seu uso. Siga as dicas a seguir e economize energia na casa toda!

Banheiro

  • Tome banhos curtos, sempre que possível com o chuveiro na posição “verão”. Nos dias mais quentes, feche a torneira quando estiver se ensaboando e, além de energia, aproveite para reduzir o consumo de água.

Cozinha

  • A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais usam energia numa casa. Então, muita atenção: evite abrir as portas desnecessariamente, nunca guarde alimentos quentes e ajuste a temperatura para garantir a refrigeração adequada dos alimentos com segurança e o menor gasto de energia possível. Também é importante ficar atento à vedação das portas: se as borrachas estiverem ressecadas ou com algum outro problema, devem ser substituídas.
  • Economize gás: a panela de pressão permite o preparo dos alimentos em menos tempo. Também vale a pena deixar alimentos como feijão e grão-de-bico de molho por algumas horas antes do cozimento, já que isso amolece os grãos e também acelera seu preparo. Confira mais dicas para fazer sua conta de gás natural vir mais baixa ou o seu botijão de GLP durar mais!

Na casa toda

  • Iluminação: a melhor maneira de não gastar luz é mantendo-a apagada. Sempre que possível, aproveite a iluminação natural. E não se esqueça: sempre apague as luzes ao sair de um cômodo.
  • Ar-condicionado: a temperatura a 23 ou 24 graus é confortável para a maioria das pessoas - mais fria, é desperdício de energia. Também é importante manter portas e janelas fechadas durante o uso, fazer a manutenção periódica do filtro (evita esforço extra do equipamento, além de ser mais saudável para os usuários) e proteger a parte externa da incidência do sol.

Lavanderia

  • Junte a maior quantidade de roupas possível para lavar tudo de uma só vez. Além de economizar energia, essa alternativa reduz o desperdício de água. Na hora de passar a roupa, vale a mesma estratégia.

Existe alguma regra do setor de energia que pode ajudar a economizar?

Você não precisa virar um especialista em energia para reduzir suas contas, mas um pouquinho de informação pode fazer a diferença! Conheça algumas regras do setor que podem ajudar a diminuir seus gastos com eletricidade e gás.

Tarifa Branca – Dependendo do horário em que você mais usa energia, sua conta de luz pode ficar mais barata com essa modalidade tarifária. Confira o quiz que preparamos na Plataforma Clima e Consumo para ver se a Tarifa Branca vale a pena para você. Mas tenha cuidado: se optar pela modalidade e usar muita energia nos horários de ponta, sua tarifa vai subir!

Bandeira tarifária – As bandeiras tarifárias foram criadas para estimular os consumidores a economizar nos momentos em que está mais caro produzir a energia. Fique de olho: as bandeiras Escassez Hídrica, Vermelha (1 ou 2) ou Amarela implicam cobranças extras nas contas: quando forem acionadas, é hora de se esforçar ainda mais para economizar e evitar custos extras na conta de luz. 

Vale-gás – Famílias em situação de vulnerabilidade econômica podem ter direito ao benefício, cuja versão nacional consiste no subsídio de metade do valor médio do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg. Confira em nosso site mais detalhes sobre essa alternativa, bem como sobre as implantadas em alguns estados que ajudam a facilitar o acesso ao combustível.

Tarifa social - Consumidores residenciais de baixa renda registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional, ou consumidores que recebam o benefício de prestação continuada da assistência social têm direito ao benefício, que consiste em desconto nas contas de luz que vai de 10% a 100%. Mas, atenção: quanto maior o gasto de energia, menor o desconto. Confira mais informações sobre o benefício e as condições para acessá-lo no nosso site.

Talvez também te interesse: