Em janeiro de 2017, diversos consumidores de São Paulo foram surpreendidos com cobranças indevidas em suas contas de luz. A concessionária de energia AES Eletropaulo, atual Enel, havia embutido seguros e outros serviços na fatura de seus usuários sem autorização (Confira a aba Fui prejudicado?).
Diante da notícia, o Idec entrou na Justiça e conseguiu, um ano depois, a condenação da concessionária. Além de ser obrigada a parar de realizar a cobrança, a Eletropaulo foi condenada a devolver em dobro o valor cobrado indevidamente dos consumidores e a apresentar a lista com o nome de todas as pessoas lesadas (Saiba mais na aba Caso Eletropaulo). Apesar disso, a lista nunca foi apresentada e o Idec recebeu informações de centenas vários de consumidores que não conseguiram receber suas indenizações.
A Enel recorreu da decisão e em 5 de março de 2020, a Justiça de São Paulo determinou a manutenção da condenação, com as mesmas punições citadas.
Caso você tenha sido prejudicado, mande um e-mail com cópia da fatura para: contadeluz@idec.org.br ou preencha o formulário online (é necessário ter uma conta no Gmail para completá-lo).
Este formulário foi desenvolvido pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) com o objetivo de reunir informações sobre a cobrança indevida de serviços de valor adicionado não requeridos pelo consumidor, pela Eletropaulo (Enel).