Confira dicas para compras de presente na internet, direitos em restaurantes e alternativas sustentáveis para curtir a data
separador
06/06/2013
Atualizado:
01/06/2021
Possivelmente, a comemoração mais romântica do ano é o Dia dos Namorados. Além dos presentes que marcam a data, casais comemoram em restaurantes, cinemas e parques, tudo para celebrar o amor.
Para ter um dia inesquecível, o Idec selecionou cinco dicas para que você não tenha dores de cabeça nesse dia especial. Confira!
Compras pela internet
Antes de escolher o presente perfeito para o seu amor, é importante verificar se a loja virtual é confiável, se possui um CNPJ, SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), entre outras informações que te ajudem a localizá-la em caso de problemas.
Além disso, caso o produto não agrade ou precise ser trocado, ele tem sete dias úteis - contados a partir da data de recebimento - para desistir da compra e receber o reembolso, de acordo com o artigo 49 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Faça você mesmo
Você já ouviu falar em DIY (sigla em inglês para faça você mesmo - Do it Yourself)? A grande vantagem desse tipo de presente é que, provavelmente, será mais barato e menos burocrático do que comprar em lojas físicas e onlines, além de ajudar o meio ambiente ao reutilizar materiais que já possui em sua casa.
Há também as opções sem custo algum e mais personalizadas, como fazer uma playlist contendo somente músicas que têm a ver com a pessoa; montar uma compilação de fotos de vocês juntos; escrever uma carta de amor, entre outras.
Jantares românticos
Comer em restaurantes para comemorar a data já virou tradição entre os casais, contudo nem todo consumidor sabe que algumas práticas comuns nesses locais são abusivas.
Uma delas é o couvert, petisco servido antes do prato principal. Muitos locais o servem sem consultar o consumidor, prática abusiva e proibida pelo CDC. Caso isso aconteça, o restaurante não pode cobrar: o petisco será entendido como uma cortesia da casa.
Comidinha saudável
Falando em jantar, que tal preparar uma comidinha surpresa? Em vez de enfrentar filas, use a criatividade para tornar esse momento ainda mais especial.
Veja sites de receitas para se inspirar e use comida de verdade em seus pratos, que podem ser encontradas no Mapa de Comida de Verdade, projeto do Idec que te ajuda a encontrar iniciativas que comercializam alimentos saudáveis e sustentáveis e apoiar os pequenos produtores.
No escurinho do cinema
Pipoca combina bem com filme, mas nem todo mundo gosta. A boa notícia é que o consumidor pode levar qualquer bebida ou refeição para a sessão, mesmo que ela não tenha sido comprada no cinema.
Caso o local impeça a entrada com alimentos, ele está praticando venda casada e infringindo os artigos 6º, II e 39, I do CDC, já que a função do local é exibir filmes, não vender comidas.
LEIA TAMBÉM