Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Conheça os cuidados que se deve ter ao escolher um pet shop

Verificar as condições de higiene e o registro do estabelecimento são medidas que garantem a saúde de seu animal de estimação

separador

Atualizado: 

24/10/2019

Como todo prestador de serviço, o pet shop deve ser escolhido com bastante atenção para garantir a saúde física e mental do cachorro. Isso porque existe uma série de riscos que podem ser evitados, como acidentes durante o banho devido à falta de preparo do profissional ou de estrutura do local. Por isso, confira algumas dicas para garantir uma ida segura do seu bichinho ao pet shop:

 

1 - Alvará de funcionamento

O primeiro cuidado que o consumidor deve ter antes de levar o bichinho para realizar qualquer procedimento é procurar o registro daquele estabelecimento no Conselho Regional de Medicina Veterinária, pois todo pet shop deve possuir esse registro com a indicação de um veterinário responsável. 

2 - Visita ao pet shop

Após verificar se o estabelecimento é legalizado e possui um veterinário responsável, visite o local para conhecer as instalações e verificar as condições de limpeza do ambiente. Esse é o momento para checar como é feita a esterilização da gaiola onde o animal fica preso e até mesmo da escova e pentes utilizados. Já os equipamentos devem ter selo do Inmetro, para evitar risco de acidentes, como queimaduras devido a temperatura da água.

3 - Faça companhia ao pet

É sempre bom o dono acompanhar o bichinho e ficar por perto durante a visita ao pet shop. Caso permitido, é possível também se oferecer para ajudar, para que o animal fique mais calmo. Isso porque a presença do tutor durante uma consulta ou um banho faz com que o pet fique mais confiante e adapte-se melhor ao ambiente. 

4 - Dano ao animal

Se ocorrer qualquer dano ao animal, como um corte no momento da tosa, por exemplo, saiba que isso deve ser imediatamente reparado e os custos com gaze, remédios, pontos e anestesia devem ser suportados, exclusivamente, pelo estabelecimento. O ideal é que o pet shop questione também se o animal possui algum tipo de alergia, pois alguns animais são alérgicos a perfumes, por exemplo. Para saber como questionar eventual problema na prestação de serviço pelo estabelecimento, consulte nossa orientação sobre o tema aqui.

5 - Indicações e referências

Por fim, sempre peça indicações de pet shops a conhecidos e busque informações sobre o local em sites e redes sociais e até mesmo peça referências aos clientes do estabelecimento. Com essas dicas, você poderá encontrar o pet shop mais adequado tanto para seu bichinho, quanto para você!