Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Comidas saudáveis para confraternizações de fim de ano

Seja na empresa que trabalha ou você organizando, veja como ter pratos saudáveis e fugir da mesa repleta de ultraprocessados

separador

Atualizado: 

07/12/2023

A rotina pode ser corrida, mas o autocuidado e carinho em pensar refeições coletivas com preparos saudáveis merecem um lugar de destaque no nosso planejamento. 

Este conteúdo te convida a refletir que tipo de alimento é fornecido ou preparado para as confraternizações de fim de ano, afinal, o preparo culinário é uma opção possível e viável de marcar presença nas mesas de confraternização. 

 

Confraternizações: onde pessoas se juntam, quase sempre há comida

As confraternizações são um ato de socialização, é a troca de afinidade entre pessoas, renovação de laços de amizade e companheirismo. Esse é um momento de descontração entre amigos, colegas de trabalho e parentes. 

As confraternizações podem acontecer em qualquer época mas nos meses finais do ano marcam o fechamento de mais um ciclo. 

E geralmente, esses combinados de encontros são associados com comida. Tem coisa melhor do que conversar e comer, falar da experiência, gosto e sensação com aquela comida? 

Temos condições de montar mesas sem ultraprocessados, produtos que prometem facilidades mas estão cada vez mais relacionados com sérios prejuízos à saúde. 

 

É muito possível uma confraternização saudável

As comemorações são momentos válidos e importantes para todos os participantes e merece ser inclusivo, democrático, acessível e saudável. 

A primeira coisa que precisa ser levada em conta, é: qual o formato de confraternização que será feita.

É um espaço ao ar livre marcado para a hora do almoço, é uma mesa montada dentro de um local com refeições intermediárias no estilo lanche ou é um encontro externo após o expediente? Cada uma dessas situações demanda um ajuste coletivo para que as refeições sejam equilibradas e agradem a todos. 


Almoço ou jantar saudável de confraternização 

  • Se você estiver em uma empresa, verifique junto com o setor de recursos humanos sobre a possibilidade de indicar prestadores de serviços que entreguem pratos artesanais tipo feijão tropeiro, arroz, saladas frescas, carnes, farofas, entre outros. 
  • Caso você venha a comprar algo pronto, consulte com fornecedores a possibilidade de substituição de certos ingredientes ultraprocessados por versões in natura ou minimamente processados. Peça com antecedência e explique o motivo das modificações, as pessoas geralmente estão abertas a atender essas solicitações e é também uma forma de educar e apresentar caminhos viáveis de preparos tradicionais sem a presença dos ultraprocessados. Se você mesmo for preparar, substitua nas receitas os ultraprocessados por alimentos saudáveis. Quer um exemplo? A tábua de frios pode ser linda e saborosa sem a presença de ultraprocessados. Ovos de codorna, queijos, frutas e pastinhas encantam aos olhos e paladar de todos.
  • Existem molhos bem apurados no sabor e no aroma feitos só com especiarias e temperos naturais, fuja daquele monte de versões prontas que tem alto teor em sódio e diversos aditivos alimentares. E se puderem estar num pote separado na hora de servir a comida, melhor. 
  • Legumes são bem-vindos para abrilhantar a mesa e o prato de refeição. Podem ser assados na brasa, no forno ou cozidos no vapor e até uns palitinhos crus, de cenoura e pepino por exemplo, vão muito bem com os molhos e patês E cada versão entrega uma textura e sabor diferentes dos mesmos alimentos. 
  • Se for um “junta de pratos” essa pode ser a oportunidade perfeita para levar pra mesa preparações culinárias regionais. Incentive colegas e parentes a prepararem pratos tradicionais de suas cidades, é uma troca enriquecedora para fortalecer e apresentar culturas diferentes. 

 

Mesa de café da manhã ou lanche saudável para confraternização 

  • Alimentos in natura e minimamente processados são grandes curingas para montar essas mesas pois suas cores encantam qualquer decoração. Ao menos duas variedades de frutas postas agradam a todo mundo. 
  • Prepare ou encomende bolos caseiros, eles tem gosto real do alimento, além de ser uma opção mais saudável. Imagina a surpresa boa que as pessoas terão ao provar um bolo de hortelã com castanha-do-Pará?
  • Dá pra fazer mini sanduiche natural com pão caseiro e no meio umas pastinha de grão-de-bico, ou iogurte natural ou até o inhame cozido e batido no liquidificador, o resultado é ótimo!
  • Em qualquer cidade do país o pão de queijo é bem-vindo! A massa é fácil de preparar e fica lisinha, boa de mexer. Difícil é resistir a tentação de não comer vários enquanto vai assando as fornadas. 
  • Bolinho de legumes e torta de liquidificador nunca saem de moda e são aquele aconchego e comida repleta de memória afetiva. 


Ideias para uma confraternização em bares e restaurantes sem ultraprocessados

  • A maioria das cidades brasileiras possuem restaurantes regionais, com comida caseira e saudável a um preço acessível. Proponha que a confraternização seja em um lugar desses
  • Avalie o cardápio do local, a maioria possui um prato da casa que leva alimentos da região. Por exemplo, em Minas Gerais muitos lugares oferecem mandioca cozida, fígado com jiló e por aí vai. 
  • Não fique apenas beliscando, evite os salgadinhos e outros tipos de ultraprocessados, aproveite e faça um prato com uma boa refeição diversa e colorida.  


Água é indispensável nas confraternizações

Água é a maior fonte de hidratação e é uma bebida que, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, deve ser considerada como a principal opção para acompanhar as refeições, seja durante ou nos seus intervalos.

Você pode variar a forma de ingerir água, saborizando-a com frutas. Outro recurso interessante é fazer cubos de gelo com especiarias, como hortelã, alecrim e cravo e usá-los no copo com água.

Mas não deixe de ter água potável fresca e em boa quantidade no seu evento. Ela é importante para não deixar a boca seca durante as conversas mas também para a manutenção do corpo humano.

Talvez também te interesse: