Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 21 de Dezembro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Percorremos os principais pontos sobre a nova rotulagem nutricional de alimentos e bebidas e hoje vamos falar de futuro. Afinal, como podemos aprimorar essa norma para que ela defenda ainda mais os direitos e a saúde dos consumidores?

Já é de conhecimento público que alguns produtos ultraprocessados e processados passaram a receber um rótulo frontal com uma lupa indicando o alto conteúdo de gordura saturada, açúcar adicionado e sódio.

Produtos alimentícios com fabricação após 09 de outubro deste ano já devem ter adotado a medida e, os demais que estavam nas prateleiras antes da norma, podem ser vendidos até sua data de validade sem as modificações da nova norma.

Apenas pequenos produtores e algumas bebidas em embalagens retornáveis ainda têm mais tempo para se adequarem.

Além de acompanharmos se de fato os produtos vão respeitar à nova rotulagem, precisamos compartilhar com você alguns pontos que necessitam de melhoria.

O primeiro deles nós citamos aqui um perigo silencioso: os edulcorantes. Eles são aditivos alimentares utilizados para dar sabor doce aos produtos em substituição ao açúcar.

Porém, sua presença na fórmula não requer a lupa na embalagem.

Então a embalagem pode dizer pra você que é “zero açúcar” ou “light” quando na verdade tem essa substância nada amigável.

Pesquisadores brasileiros, incluindo o Idec, realizaram pesquisas, estudaram modelos internacionais e sugeriram à Anvisa que a presença de edulcorantes também fosse rotulada. Mas infelizmente eles não entraram.

Outra questão que merece monitoramento e uma revisão é o fato de a Anvisa estabelecer limites altos para os nutrientes da lupa, os chamados pontos de corte.

Na prática é assim: um empanado de frango pode conter uma grande quantidade de sódio mas não entrar no limite mínimo estabelecido pela Agência, para receber a lupa de alto em sódio, por exemplo.

Temos pouco mais de 2 meses do início da implementação dessa norma e um caminho longo pela frente para melhorarmos a saúde da população brasileira.

Mas a mudança na rotulagem dos ultraprocessados é só um ator nesse processo.

Nós precisamos de políticas públicas que assegurem um cardápio balanceado nas escolas, a compra de alimentos agroecológicos, uma mudança na forma de cultivarmos alimentos, medidas fiscais que efetivamente desestimulem o consumo de ultraprocessados.

Bom, com a proximidade do final do ano, nós do Idec desejamos boas festas e os votos de um Brasil sem fome e com comida saudável na mesa de todos os brasileiros.

 
 

// saindo do forno

ENTENDA

🧃 Na prática, o que muda?

Ainda com dúvidas sobre o critério da lupa ou como ela aparece na embalagem? Confira nesta postagem em quais produtos serão aplicados. Desrotulando

ANÁLISE

🔍 O que as lupas significam?

Avançamos com a implementação da rotulagem nutricional de alimentos e bebidas ultraprocessados. Veja o que pode ser aprimorado. O Joio e o Trigo

DICAS

🤔 Como saber o que é saudável?

Use a Classificação NOVA para compreender os alimentos e bebidas. Aprendendo com exemplos do dia a dia o que é in natura, ultraprocessado e afins você terá recursos para fazer escolhas mais saudáveis. Idec

 

// cultura alimentar

TÂNEA ROMÃO

Cozinheira e pesquisadora de ingredientes, saberes e sabores tradicionais @tanearomao

Cresci em uma casa com quintal e duas jabuticabeiras centenárias.

Minha avó fazia linguiças, secava carnes, criava galinhas.

Isso tudo no bairro da Lapa, em São Paulo.

Eu tinha um caderno de receitas onde anotava o que minha avó ensinava, afinal eu precisava ajudá-la na cozinha para alimentar a mim e meus irmãos enquanto minha mãe trabalhava fora.

Hoje, quando penso em um prato, sinto o cheiro do alho fritando na banha e recebendo o feijão caldoso.

O saber tradicional permite que a cultura e os ingredientes sejam preservados.

Esses conhecimentos, passados pela minha avó oralmente, assim como tantas outras avós merecem ser registrados para que não se percam.

Quando cozinhamos essas memórias preservamos ingredientes e a sabedoria ancestral.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Por fora lembra um morango

Mas a lichia tem sabor e aspectos diferentes. A casca é vermelha porém rugosa. Por dentro a polpa é gelatinosa e o sabor lembra o da uva.

No Brasil as primeiras lichieiras chegaram por volta de 1810 trazidas da China e plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Acredita-se que no parque ainda existam descendentes diretas dessas mudas plantadas no século passado.

Cogumelos: quantas espécies cultivamos?

A resposta é: catalogados temos cerca de 70 espécies de cogumelos comestíveis no Brasil. Os mais conhecidos, são: shitake, shimeji, portobello e champignon.

Combinam com várias preparações culinárias e podem ser congelados. Para manter um estoque no freezer é só limpá-los com papel toalha (não lave em água). Você pode fatiá-los ou congelá-los inteiros.

Leve um prato ao freezer com os cogumelos separados. Após duas horas de congelamento pegue cada cogumelo e guarde-os em um saco ou vasilha próprios para congelar.

📗 Caderno de receitas

Salada de pernil com abacaxi
Teve sobras nas festas de fim de ano? Veja só essa possibilidade de construir novos sabores e pratos com os ingredientes da ceia.

 

Manjar de coco com ameixa
Essa receita é incrível, diferente, econômica e saborosa. Por aqui, nada de leite condensado ultraprocessado, o que engrossa o manjar é o arroz. Bateu curiosidade? Clique, anote os ingredientes e prepare em alguma ocasião especial

 

Torta de cogumelo shitake
Já reparou como a bandejinha de cogumelo na feira tem um precinho camarada? Se você ainda não é adepto, experimente! É uma forma de aliar economia com um alimento muito apetitoso.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA