Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 28 de Dezembro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Essa é a última newsletter de 2022 e, claro, vamos ter também a nossa retrospectiva do ano. Vamos recordar alguns assuntos tratados e relembrar aqueles que vocês gostaram mais!

Você se lembra quando recebeu pela primeira vez a news “Tá na Mesa”?

Em fevereiro lançamos e cultivamos diariamente o desejo de sermos uma comunidade.

A cada quarta-feira ao longo de 2022 chegou um novo e-mail para conversarmos sobre diversos assuntos relacionados com a alimentação saudável e sustentável

Por aqui falamos sobre agrotóxicos, aproveitamento integral de alimentos, publicidade de alimentos ultraprocessados, transmissão de saberes culinários, interferência da indústria em diversos campos da sociedade e outros tantos assuntos.

Propusemos fazer algo diferente para um boletim semanal: o envio das fotos dos pratos de comida.

A gente acredita verdadeiramente que aqui somos uma corrente de boas influências.

Conhecer você, sua comida, seus hábitos, além de aproximar esse Brasil tão grande, é capaz de contagiar e trazer experiências de comidas saudáveis e caseiras para outras pessoas.

Lá em fevereiro, denunciamos o Pacote do Veneno junto aos 4.644 agrotóxicos que estão liberados atualmente para uso no Brasil.

Com a data de início da implementação da nova norma de rotulagem nutricional em outubro deste ano, iniciamos em julho uma série intercalada de conteúdos sobre o assunto.

Foi incrível construir o especial das cozinhas regionais brasileiras.

Quanto resgate histórico, curiosidades, relatos e pratos que reforçam a potência que a nossa culinária tem.

E aqui vai um spoiler: em 2023 vai ter mais conteúdo de culinária típica, aguarde. Quer relembrar as cozinhas que foram ao ar?

Isso é uma parte do tanto que a gente construiu juntos em 2022.

Nós do Idec queremos agradecer a você que lê, que gosta do conteúdo, que refletiu e agregou bons hábitos alimentares ao longo do ano.

Há 35 anos defendemos as relações de consumo, batalhamos por comida saudável, sustentável e acessível para todos. E ano que vem seguiremos trabalhando pelos mesmos propósitos.

Um grande abraço da equipe Idec

Boas festas e feliz 2023!

 
 

// põe na mesa

Aqui em casa nós temos uma horta que nos abastece com verduras sem agrotóxico, poucas são as verduras que compramos para suprir as necessidades

LUIZ PEDRO CHELONI, São Paulo

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Símbolo da sorte

Você certamente já fez ou viu alguém comer romã na virada do ano e até mesmo guardar sementes na carteira. Esse costume vem da Antiguidade, sabia?

A romã é historicamente associada à fertilidade, é uma fruta que pode conter até 1.400 sementes em uma unidade, ou seja, a partir de uma única fruta, muitas outras árvores podem ser cultivadas.

Nativa do Mediterrâneo

A rúcula se adaptou muito bem, obrigada, ao solo brasileiro. Foi trazida para cá pelos italianos. Com sabor amargo e picante ao mesmo tempo, existem alguns macetes para escolher a hortaliça na feira.

As folhas devem estar firmes e brilhantes. Ao adquirir um maço, observe se os talos das folhas não estão quebrados. Ela vai muito bem em saladas, massas, pizzas, risotos, tortas, sanduíches e onde mais sua imaginação permitir.

📗 Caderno de receitas

Tortinha de romã
Veja se essa não é a receita que estava faltando para a ceia da virada de ano? Fácil de fazer, é uma forma de sair das receitas padrões e surpreender a todos com a escolha.

 

Pizza de rúcula
A rúcula só entra na pizza depois que ela sai do forno, mas fica tão boa! Serve para aquela ocasião especial mas pode ser preparada para o lanche que os pequenos levam para a escola.

 

Refogado de maxixe
Tem costume de fazer refogado de chuchu? Pois o refogado de maxixe lembra muito. Claro, com algumas sugestões de especiarias que você pode adaptar na sua casa também.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA